💬 Comunidade AUVP
-
- 1 resposta
- 233 visualizações
Boa tarde. Gostaria de saber sobre a possibilidade de viver de renda apenas com investimentos da renda fixa. IPCA+ consegue manter o meu padrão de vida, ou a inflação real do país é muito maior? Qual seria a rentabilidade anual necessária? Obrigado
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 10 respostas
- 264 visualizações
Citei em outra postagem o Drambuie, Algum outro?
Última resposta por Edison Paulini, -
- 4 respostas
- 359 visualizações
Opa, na aula 12 de cri e cra em renda fixa o Raul disse que a partir de 1 milhão não tem proteção do fgc. Só não entendi muito bem, pois até onde sei o fgc acoberta até 1 milhão por CPF, sendo o máximo de 250 mil por instituição. Me corrigam se eu tiver errado; Ele quis dizer que, quem ultrapassa 1 milhão já não tem proteção alguma? Ou quem ultrapassar 1 milhão tem proteção do fgc de no máximo 1 milhão, somado todas as instituições(caso quebrem umas 5 instituições, por exemplo) ? E ele quis dizer que a partir desse montante, só o que ultrapassar 1 milhão não terá proteção do FGC, considerando o caso hipotético.
- 2 respostas
- 261 visualizações
Oi gente! Esperei a live de hoje para ver se alguém tinha as mesmas dúvidas que eu. Como não foi o caso, ai vão elas: 1. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus - Por que o valor de mercado pode diferir tanto do valor da firma? 2. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus como eu sei que o volume negociado médio é baixo? Na casa dos mil é baixo, então quanto é alto? Na casa dos milhões é suficiente? Como posso relativizar esse número? 3. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus - na captura da Teka 3 e da Teka 4 - Por que o valor de mercado e o valor da firma é diferente se a empresa é a mesma? 4. Avaliação de ações: trecho retirado da apostila “U…
- 2 respostas
- 1.1k visualizações
Olá, pessoal. Começarei a investir corretamente por meio de ETFs no exterior e gostaria de saber se algum de vocês têm colocado em prática alguns investimentos por meio da Irlanda, e como tem sido essa experiência. Pretendo abrir conta na Avenue, mas não sei se nessa corretora é possível investir por meio da Irlanda, ou se devo abrir conta na Interactive Brokers pra isso. Moro no Brasil.
Última resposta por André Cavalcante De Araújo, -
- 7 respostas
- 388 visualizações
Galera boa noite tudo na paz ? Gostaria de saber uma opinião sobre julgamento que fiz após análise da carteira e montagem da pirâmide irei colocar aqui pra você e gostaria de trocar uma ideia se realmente faz sentido a colocação que fiz ou se há alteração entre a parte do meio e topo, lembrando que as empresas da base são as que possuem maior pontuação no diagrama de acordo com o risco envolvido, segue a listagem: Carteira : BASE : B3SA3, BBAS3 , ITAUSA, KLABIN, WEGE, ENGIE, BBSE3 ,SANEPAR, EQUATORIAL, ALUPAR, AMBEV, VIVT3. MEIO : GOAU4, SLC3 , COSAN, LOJAS RENNER, GRENDENE, EZTEC, WIZC3, FLRY3, LEVE3 TOPO : JHSF , STBP3.
Última resposta por Edison Paulini, -
Soco Matinal - 19/02/2024 - Braskem em alta, corte de custos na Nike e Páscoa mais cara
por Evelyn Santos- 0 respostas
- 260 visualizações
Começamos a semana com as notícias que destacaram as ações no último pregão, seja pelo lado positivo, seja pelo lado negativo. De acordo com os últimos acontecimentos, acompanhamos também o cenário geopolítico, as decisões monetárias que vão surtindo efeitos e a economia de um modo geral. Enfim, com uma pequena pausa nos resultado, por enquanto, logo retomamos o calendário para acompanhar como andam as empresas por aqui? Ouça as notícias pelo nosso podcast! IBOVESPA IBOV: +0,72% Dia 16/02/2024: 128.725 mas o que rolou de fato no último pregão? No mercado brasileiro, a Bolsa de Valores teve uma jornada de altos e baixos, …
Última resposta por Evelyn Santos, -
- 4 respostas
- 337 visualizações
Pessoal, estava aqui a rever o módulo de renda fixa e notei a ênfase dada pelo Raul na ideia de investir no contrafluxo. Dito isso, tendo em vista que o governo atual tem uma forte inclinação "nacional desenvolvimentista" e, aparentemente, possui o plano de estimular a economia por meio da facilitação do acesso ao crédito; é correto assumir que há grande probabilidade de uma considerável diminuição da Selic nos próximos meses mesmo diante das recentes notícias de aumento da taxa de juros nos EUA? Sendo esse o caso, ao investir em renda fixa devo dar preferência aos títulos com remuneração atrelada ao IPCA+?
Última resposta por Samuel Góes Gonçalves, -
- 4 respostas
- 481 visualizações
Pessoal, todos bem? Espero que sim! Apenas para contextualizar, atualmente faço aportes mensais de em média 5k em ações e terminei o curso. Objetivo: Carteira previdenciária Dúvidas: 1) Com esse valor de aporte mensal, é melhor comprar ações que estão mais baratas com ajuda de métodos de preço teto (bazin/graham/barsi)? 2) Pelo que entendi, o diagrama do cerrado foi projetado para fazer uma gestão de risco na carteira baseado nas notas de cada ação, com esse aporte mensal, talvez seria melhor não utilizar os métodos de preço teto e pagar o preço de mercado das ações sugeridos pelo diagrama? 3) A longo prazo, é mais vantajoso focar em boas emp…
Última resposta por Rodrigo Aguiar Queiroz, -
- 19 respostas
- 771 visualizações
Bom pessoal primeiramente Boa noite gostaria de compartilhar aqui minha conclusão do curso, eu acabei de ter a certeza que estava no caminho correto. Sei que devo agora fazer alguns ajustes na carteira e meu PIAR estava alinhado com a planilha de controle de aportes que eu já possuía e o perfil de risco meio que bateu quase tudo, no quesito rapidez de conclusão do curso que no caso começou dia 31 deixo claro que estudei com afinco todos tópicos e como meu trabalho é flexível consegui estudar praticamente todos os dias. No mais é isso: agradeço imensamente ao @raulsena por todo conhecimento e a toda equipe também pelo suporte. Vlw demais o/...e já adianto que com toda cer…
Última resposta por Wenner Luiz Santana Nunes, -
- 5 respostas
- 419 visualizações
Bom pessoal boa noite, estou postando a configuração que tinja da carteira antes de iniciar o curso e agora com fim dele já fiz um pente fino e adequando de acordo com a estratégia e também na inserção no diagrama. Quero deixar tópico para discussão e também trocar ideia sobre algum investimento ou outro. Na parte de ações me sinto confortável em ter 23 ativos, algumas posições de ações BR terei com toda certeza rever como COSAN, GRENDENE E TAESA, na parte de renda basicamente tenho uns IPCA + e alguns prefixado com taxas travadas na época. De qualquer forma qualquer um que queira trocar uma ideia do racional algo assim tamo aí.
Última resposta por Wenner Luiz Santana Nunes, -
- 7 respostas
- 520 visualizações
Oi gente, tudo bem? Eu prestei muita atenção na aula de marcação a mercado, revi a aula umas 3 vezes, mas eu simplesmente não consigo analisar para os meus títulos de IPCA+ se eu deveria ou não resgatar agora com o corte da Selic. Podem me ajudar? Quero fazer o exercício para este IPCA+ que é o meu mais antigo que pelo que eu entendi é o que seria resgatado. Entrei no link https://www.tesourodireto.com.br/titulos/calculadora.htm Mas eu não sei o que colocar em cada campo. Taxa de rentabilidade no investimento: isso aqui eu tenho que somar o IPCA + os 6,5%? Ou ele entende que por ser IPCA+6,5 só preciso por os 6,5? Taxa de adm da c…
Última resposta por Henrique Magalhães, -
- 22 respostas
- 803 visualizações
Irei iniciar na faculdade (engenharia mecânica) agora , consegui 50 % de bolsa , o restante sara do meu bolso , e eu pagando a faculdade não consigo aportar muito…. É melhor aportar pouco e ter um diploma ou aportar muito e não ter diploma?? Na minha opinião é melhor ter um diploma e aportar pouco por enquanto … mas o que mais ouvi até agora é que não compensa fazer faculdade… O que vcs acham ? Me deu uma opinião pfvr…
Última resposta por Augusto Wesley, -
- 6 respostas
- 427 visualizações
Tenho uma dúvida. Caso um fundo de previdência privada vá a falência, o que acontece com meu dinheiro investido?
Última resposta por DianaBraga, -
- 7 respostas
- 455 visualizações
Boa tarde. Resumão do resultado anual de BBSE3 focando nos demonstrativos financeiros. - crescimento de receita de 22% - crescimento de lucro de 28% O CAGR de receita dos ultimos 5 anos foi de 14,65% e do lucro 4,52% com aumento de margem operacional e liquida no ultimo exercicio. No balanço patrimonial temos um CAGR dos ativos de 5,18%, dos passivos de -3,31% com um CAGR do patrimonio liquido de 16,94%, apresentando um ROE de 81% no exercicio. Em instituições financeiras, na minha opinião, é interessante avaliar os indicadores relacionados ao patrimonio liquido, ja que a maior parte dos ativos e passivos são marcados a mercado e refletem um patrimonio ma…
Última resposta por DianaBraga,