💬 Comunidade AUVP
-
- 3 respostas
- 249 visualizações
Eu estou terminando o módulo 4 ainda, estou vendo minha carteira que mantenho desde 2019, entre chutes e acertos. Estou fazendo o curso para entender o que estou fazendo. Contextualizando, minha ideia era investir no setor elétrico, então tenho ações de diferentes empresas desse setor e tenho que definir quais ficar e que fazer exatamente. Entendo que a ideia é buy and hold, mas não sei se faz sentido continuar ou aumentar a exposição em algumas. Aliás, isso de expor demais no mesmo setor fiz com ações do setor financeiro também. No setor financeiro errei mais, e eu precisaria comprar mais para diminuir o preço médio. O lado bom que no setor elétrico, eu lucrei…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 1 resposta
- 335 visualizações
Olá! Tenho uma dúvida sobre a declaração de IR sobre ETFs. Invisto pela corretora AVENUE desde 2022 em ETFs, no ano passado não lancei na ficha bens e direitos minhas posições. Preciso voltar no programa IR 2022 e retificar a declaração lançando os ativos comprados na ficha bens e direitos antes de de declarar a de 2023? Na declaração deste ano, lanço os valores em 31/12/2022 os custos de aquisição do informe da AVENUE de 2022 dos ETFs que já possuía? E sobre os rendimentos tributáveis recebidos no exterior, também não lancei no carnê leão os dividendos recebidos em 2022, tem como acessar o carnê leão de 2023 ou só declaro os recebidos em 2023 no carnê leão…
Última resposta por Flavio Prado, -
- 3 respostas
- 475 visualizações
Olá, acredito que minha dúvida seja algo breve de ser respondido. Sobre a Data Ex, eu preciso ter as ações até o período da Data Ex para poder receber os dividendos certo? Imaginando que uma empresa fez o anúncio dos pagamentos dos dividendos e o dia 10/Junho/2024 é a Data Ex. E eu comprei ações dela no dia 09/Junho/2024 que podem demorar para ser liquidadas vão ser contadas para o pagamento de dividendos? Minha dúvida reside nesse tempo de liquidação. Ele faz alguma diferença para esse processo de contar a quantidade de ações que tenho para o pagamento de dividendos?
Última resposta por Murilo Klug, -
- 2 respostas
- 241 visualizações
Olá. Sou aluno novato em investimentos e tenho tido algumas dúvidas em relação aos processos e estratégias que usamos para investir em renda fixa. Vou lista algumas dessas questões abaixo e quem puder ajudar, ficaria muito grato! Marcação a mercado: - Pelo que vim lendo e estudando até aqui, contrafluxo é uma ótima estratégia de manter com uma carteira sempre com bons rendimentos. A minha dúvida surge quando essa estratégia se mistura com a marcação a mercado. Se eu entendi direito, marcação a mercado é uma estratégia a ser usada eventualmente quando uma oportunidade surgir durante o acompanhamento dos rendimentos e é uma consequência direta do contrafluxo. Est…
Última resposta por Matheus P S, -
- 0 respostas
- 135 visualizações
Gostaria de saber se até 35 mil de isenção tributária é para "cada ETF" ou no total dos ETFs investidos ??? ( americanos)
Última resposta por Fabiana Pavan Viana, -
- 2 respostas
- 719 visualizações
Módulo 3 - Aula 13 - Fundos de Investimentos porque eu comprei isso😭😭😭 Tenho FI NU Ultravioleta que só cai... 25.65% ... Tx de performance de 20% sobre 100% do Ibovespa ... ainda mantenho ou vendo as cotas e coloco o prejuízo no bolso ? e tenho outro FI BTG Pactual Andrômeda FIA que tbm só cai -+ 27,17% não tem taxa de performance ... Nessa aula entendi como LER e ENTENDER a lâmina... Iniciante - Turma 15
Última resposta por Henrique Magalhães, -
- 1 resposta
- 83 visualizações
Boa tarde pessoal! Desde quando vim pro BTG eu já ativei o aluguel de ações mas nunca entendi 100% o funcionamento de algumas coisas e queria tirar essa duvida com vcs =) Obg desde já!! Pq de todas as ações que eu tenho a única que eventualmente é alugada é a ABEV3 ? Preciso autorizar individualmente cada ação? Como funciona em relação à quantidade alugada ? por exemplo, o limite é diário ? Supondo que eu tenha 200 ações, podem vir a ser alugadas as minhas ações 200x/dia ? Vejo no painel data da operação e data de vencimento. Isso é o tempo que a ação ficará alugada ? então se alugam 50 por 1 mês eu só teria + 150 pra alugar ? O que é taxa ano ?…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 2 respostas
- 637 visualizações
Oi gente! Esperei a live de hoje para ver se alguém tinha as mesmas dúvidas que eu. Como não foi o caso, ai vão elas: 1. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus - Por que o valor de mercado pode diferir tanto do valor da firma? 2. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus como eu sei que o volume negociado médio é baixo? Na casa dos mil é baixo, então quanto é alto? Na casa dos milhões é suficiente? Como posso relativizar esse número? 3. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus - na captura da Teka 3 e da Teka 4 - Por que o valor de mercado e o valor da firma é diferente se a empresa é a mesma? 4. Avaliação de ações: trecho retirado da apostila “U…
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 9 respostas
- 1.2k visualizações
Bom dia pessoal, estava dando uma olhada nos CDBs e fiquei com algumas dúvidas. - Conforme segue na imagem o título vencimento 2027 IPCA + 8,84% tem rentabilidade a.a. de 15,09 e o 2029 IPCA + 8,66% tem rentabilidade a.a. 15,17 mas como que a taxa diminui e a rentabilidade aumenta? Pq o imposto já está na casa dos 15% nesse período nos dois. - Outra coisa, fui ver o índice de Basileia do banco e apareceu -4% (segue imagem) jamais investiria nessa empresa mas está certo isso? Em nenhum exemplo do Raul apareceu o índice negativo. Desde já obrigado sardinhas!
Última resposta por Marcelo R, -
- 1 resposta
- 122 visualizações
em minhas metas colocamos a porcentagem da distribuição dos ativos, na pratica vocês ajustam essas porcentagens de tempos em tempos? minha porcentagem em fundos imobiliarios estava em 20% e depois dessa pancada ajustei para 18% e subi nos investimentos internacionais pois achei que ter um patrimonio maior em dolar é mais seguro. comecei a investir por conta em junho de 2024 depois de concluir o curso, então essa é a primeira pancada que recebi com essa onda de quedas principalmente nos fundos imobiliarios, antes disso na mão de assessor da XP com muitos COE e fundos de investimentos. a rentabilidade está bem baixa, porem somente açoes nacionais e p…
Última resposta por Jaimson Bispo, -
- 2 respostas
- 198 visualizações
Olá, tudo bem? Me chamo Pedro e sou da turma 38! Entendi que LCA ou LCI é para curto prazo, por exemplo, e que nesse momento é o que eu preciso. Acabei ficando em dúvida sobre qual tipo pegar (se Pré-Fixado, Pós fixado, +IPCA...). Assisti a aula do Contra-fluxo, mas fiquei em dúvida se a lógica de escolher um LCA pré-fixado, já que a selic está em alta, é a lógica correta. (No caso a lógica foi LCA por precisar do dinheiro no curto prazo e pré-fixado por causa do momento atual de selic mais alta) Está correto isso, ou selic ainda não está em um patamar alto? Ou até se eu deveria pensar em outros títulos?
Última resposta por Pedro Henrique Arantes Vieira, -
- 3 respostas
- 566 visualizações
Tem 2 títulos com vencimento em 2027 no tesouro, um é pré-fixado + 10,01% e o outro é tesouro selic+0,010%. Em ambos dá uma rentabilidade parecida, o pré-fixado ganha com pouca diferença na simulação que fiz no site do tesouro, porém a rentabilidade do tesouro selic está marcada na selic atual, só que a estimativa é que ela caia este ano pra 9% e ano que vem pra 8%, atualmente está 11,25%. Sendo assim a rentabilidade será menor devido a queda da taxa. Seria interessante então pegar esse título atrelado a selic+0,10%, e fazer a marcação a mercado? Se sim, como eu faria essa marcação?
- 6 respostas
- 735 visualizações
Boa noite a todos. 1- A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação ? Esta pergunta e pertinente aos bancos também ? Eu considerei que sim. 2- O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 30? A maioria das empresas que verifiquei , este indicador e bem longe de 30 ? Já verifiquei mais de 12 empresas , e normalmente estão bem longe de 30. O 30 e um valor correto ? 3- lucro líquido dos últimos 12 meses? Devo considerar o exercício anterior tipo 2022 ou como estamos em novembro tento levantar as informações de novembro/ 22 para cá ?
- 1 resposta
- 132 visualizações
Cenário atual: - Inflação a 5,06% - Meta Taxa Selic: 14,25% Estou começando a investir agora, terminei o módulo 3 a não muito tempo e, seguindo a aula de contra-fluxo, onde dizia que caso a Selic estivesse alta, era interessante comprar pré-fixados, comprei um pré-fixado a uma taxa de juros 14.98%. Fiz isso antes de montar o diagrama do cerrado mas nao fiz com muito dinheiro, acho que só segui a ideia ali passada na aula. ## Contextualização Minha dúvida no caso seria na hora de dar as notas pra cada investimento, to montando minha carteira de renda fixa agora e eu queria umas opiniões com relação a isso levando em conta o cenário atual.…
Última resposta por Gabriel Queiroz#5045, -
- 2 respostas
- 244 visualizações
Entrei na AUVP após receber uma herança, na época não declarei nada pq a herança na verdade foi uma doação financeira do meu avô que ainda está em vida, mas que devido sua velhice adiantou a herança para evitar encargos e tudo mais. Atualmente tenho uma carteira diversificada mas não balanceada ainda, sem contar que gastei certa parte em reforma em um apartamento que alugo por temporada e comprei um carro também, fora que no início que recebi essa grana cometi o erro de alterar um pouco meu padrão de vida, enfim. Minha dúvida é em relação a declaração de imposto de renda na época foi um valor de 750k e hoje em dia tenho um dois aptos no meu nome, 1 carro popular e 500k em…
Última resposta por Daniele Vilela,