💬 Comunidade AUVP
-
- 2 respostas
- 239 visualizações
Patrimonio: B3 - R$ 0,00 BTC - 0.05 Contexto: Morava em uma cidade sozinho, pagando o essencial para existir: água, energia, feira, aluguel, combustível. Bom, antes de conhecer o Raul, eu já investia desde 2018, assim que comecei a trabalhar com carteira assinada. O salário na época era de R$ 1.200. Logo comecei a investir e abdicava de muitos prazeres e confortos da vida para ter algo investido, achando que iria ficar rico com um salário mínimo (fui ingênuo, mas tinha apenas 19 anos). Ficava com pena de gastar o pouco que ganhava com qualquer coisa — uma saída com os amigos, por exemplo, ou até mesmo alguma comida diferente. (Admito, fui men…
Última resposta por Jaimson Bispo, -
- 0 respostas
- 116 visualizações
Da teoria à prática: como diversifiquei renda e investimentos após um curso Depois de alguns meses finalizando as aulas do curso, percebi algo valioso: dá para crescer financeiramente sem abrir mão do lazer e do conforto! 💡 📊 Meu cenário atual de investimentos: 14K na B3 → Diversificado estrategicamente no mercado nacional. 5k no BB → Reserva de emergência. 0.05 BTC → Autocustódia, segurança em primeiro lugar. Mas apenas investir não basta. No curso, aprendi que expandir as fontes de renda é essencial. Como sou dev e gosto de criar, decidi transformar essa habilidade em receita recorrente. Foi assim que comecei a desenvolver micro SaaS. …
Última resposta por Franklys Barros Guimaraes, -
- 4 respostas
- 616 visualizações
Boa noite pessoal, fuçando um tanto no portal do investidor do tesouro direto, se eu entendi bem, tem como fazer o investimento diretamente lá. Com isso em mente, gostaria de saber se existe alguma diferença fazer esse investimento direto versus fazê-lo em qualquer outro site/plataforma. Desde já obrigado!
Última resposta por Flavio Prado, -
- 4 respostas
- 445 visualizações
Boa tarde. Assistindo o vídeo, a parte que o Raul faz a simulação da venda de um título apresenta um percentual de ganho de 150%, estava fazendo as contas aqui para entender como chegou neste valor e acabei não entendendo. rs Vamos lá, na primeira parte do vídeo ele apresenta esses dasdos: Favendo os cálculos aqui e até entendo tudo OK. porém nesta outra parte do vídeo é apresentado uma rentabilidade líquida após taxas e ir de 104,35%, e não entendi qual seria o cálculo para chegar neste percentual, poderiam me explicar. Obrigado
Última resposta por Marcio De Almeida Rosa, -
- 5 respostas
- 171 visualizações
Boa tarde galera. Percebi que não tem como falar de investimentos e economia sem falar de política. Assim, gostaria de entender melhor e com profundidade esse mundo, de vereadores deputados e senadores, e tudo que tange a eles. Dei uma pesquisada no google/yt e não achei nenhum conteúdo que seja completo. Alguem poderia me sugerir um canal/vídeo disso.
Última resposta por Fabio Curvelano, -
- 44 respostas
- 4.1k visualizações
Boa tarde, sardinhas! Um tema que sempre gera bastante dúvidas por aqui é a famigerada marcação a mercado. A fins de tentar ajudar a nossa comunidade a entender ainda mais esse tema, resolvi montar este tópico explicando um pouco mais sobre o assunto colocando inclusive alguns exemplos com valores e tentando já sanar algumas dúvidas que normalmente temos quando nos deparamos com este tema. Venho observando as dúvidas que a comunidade tem no assunto e fiz um apanhado para tentar respondê-las. Espero que seja uma boa contribuição com seus estudos e se ainda tiver dúvidas, vamos conversar para não deixar nenhuma. Então vamos lá! Como…
Última resposta por Janaina Alves Moreira, -
- 6 respostas
- 651 visualizações
Bom dia, sardinhas! Hoje venho deixar aqui mais uma pequena contribuição a um tema onde alguns colegas costumam ter dúvidas que é a leitura e interpretação do relatório Focus que é disponibilizado semanalmente pelo Banco Central e também colocado aqui na comunidade pelo nosso amigo e moderador @Flavio Prado todo início da semana. O boletim Focus tem como objetivo mostrar as expectativas do mercado em principais índices econômicos. Agora como interpretar os dados? Vamos usar como exemplo o boletim divulgado no dia 12/08/2024. Cada número mostra a expectativa de fechamento anual dos índices e isso é feito no atual (2024 neste caso) e os p…
Última resposta por Aline Correa, -
- 36 respostas
- 3.2k visualizações
Olá, sardelas! Como estão? Bora para mais um tópico para entender um pouquinho mais sobre mais uma estratégia? Este é mais um tema que vira e mexe aparece por aqui e geram algumas dúvidas ou a necessidade de confirmação de entendimento. O contrafluxo podemos levar ao pé da letra que é ir contra o caminho da maioria. Enquanto a maioria olha para frente, vamos olhar para trás e o que está sendo deixado no que diz respeito a renda fixa. Em outras palavras é olhar para títulos de renda fixa que ninguém está olhando. A começar, vamos firmar o conceito do mercado ser cíclico. Ou seja, inevitavelmente o mercado é feito de ciclos. Ora de inflação alta, …
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 9 respostas
- 523 visualizações
Boa tarde, sardelas! Sextou! Como estão? Mais tópico da nossa série Entendendo sobre o qual eu trago alguns tópicos que normalmente geram dúvidas, receios, confusões, etc. Hoje vamos falar sobre o famigerado FGC, mais especificamente falando sobre as coberturas. Entrei em contato diretamente com o FGC para tirar algumas dúvidas, simular uns exemplos com números para entendermos de uma vez como funcionam os limites de cobertura na prática. Ou seja, informações diretamente da fonte! Essa será a ênfase aqui do nosso tópico. Vamos lá. A informação que sempre temos acesso facilmente é que temos uma cobertura vigente de R$ 250 mil por…
Última resposta por Luciana De Moura Afonso, -
- 2 respostas
- 257 visualizações
Estou com uma dúvida com respeito aos índices acumulados como IPCA, SELIC, CDI. Se eu pegar os valores mensais destes índices divulgados (apresentados com 2 casas decimais) e somar para ver acumulado do ano ou últimos 12 meses, os valores não equivalem. Alguém consegue explicar? Ex. IPCA acumulado do ano é 2,85% e últimos 12 meses é 4,24. Se eu somar os valores dos índices dos meses tenho: 2,82% e 4,16% respectivamente.
Última resposta por Lucio Roseira Braga, -
- 13 respostas
- 515 visualizações
Fala pessoal, me chamo Natan, CLT, casado (por enquanto), sem filhos e tenho 34 anos. Comecei a montar a minha carteira após iniciar na AUVP há 10 meses e ir dando uma revisada em algumas aulas, além de acompanhar as lives do Raul e postagens aqui na comunidade. Estou ainda em construção da carteira, assim como de minha reserva de emergência. Estou para iniciar os estudos nas ações no Brasil para me expor ainda mais no mercado, no entanto estava na etapa de análise das FIIs de papel e de tijolo. Como o mercado está favorável para os FIIs de Tijolo devido a alta da SELIC, foquei o estudo neles. No meu resultado do PIAR deu como "Agressivo" e retornou um limite de…
Última resposta por Natan Nei Da Silva Santos, -
- 6 respostas
- 417 visualizações
Boa tarde pessoal, uma pergunta considerando o seguinte cenário: TD está com preço real menor que o teórico (consigo ver no gráfico pois já tenho esse título), quero comprar mais porém se compro pelo site do TD ou pela corretora o valor será o teórico, mais caro, correto? Como faço para entrar nesse título pelo valor de mercado? Obrigado
Última resposta por Carlos Almeida#4959, -
-
- 24 respostas
- 1.5k visualizações
Estava entre alguns produtos para aportar o valor de R$11.600 Entre eles o COE: 1º) XP Movida 2029 RF Pre - Cupom Semestral 19,80% a.a. (DI1F29 + 4,15% a.a., com referência na data de confecção do material) Aplicação mínima Prazo Fim das reservas Classe R$ 1.000,00 51 Mes(es) 10/01/2025 às 12h Renda Fixa Internacional 2º) CDB WILL FINANCEIRA (MASTER) - JAN/ 2028 CDB •Il Risco Médio 11 • FGC/FGCoop Taxa (a.a) 115% CDI Investimento mínimo Liquidez R$ 1.000,00 No vencimento Vencimento 08/01/2028 3º) CDB BANCO MASTER DE INVESTI…
Última resposta por Eddy Paulini, -
-
- 7 respostas
- 770 visualizações
Sei que não é o foco da comunidade, mas resolvi pedir um apoio a todos. Fui desligado semana passada da empresa onde prestava serviços, segundo a gestão, por corte de gastos. Estava feliz após uma promoção, trabalhando como Engenheiro de Automação PL; tanto que logo adquiri o curso da AUVP para organizar e investir melhor meu dinheiro, porém infelizmente veio a notícia do desligamento. Trabalhava com desenvolvimento e programação na área industrial, porém sempre buscando conhecimento e com vontade de atuação na área de DEVOPS. Em lives que participei aqui, vi muitos colegas que são da área de desenvolvimento de softwares e também lembro de um que menci…
Última resposta por Bruno Henrique De Carvalho, -
- 0 respostas
- 88 visualizações
Gente, vocês viram isso!? Muito bom!! Eu só imagino a Bruna do RH olhando pra ele e falando "Fica sério!" O novo educador financeiro. Brabo...
Última resposta por João Pedro Sabino De Alcântara Lemos Da Silva,