💬 Comunidade AUVP
-
- 6 respostas
- 408 visualizações
Estou no inicio do curso, mas tem uma duvida que sempre bate quando assisto as aulas. O Raul sempre que usa a calculadora de juros compostos ele coloca aportes a serem feitos nos investimentos, daí me pergunto como são feitos esses aportes? Tenho alguns investimentos de renda fixa...basicamente CDBs e LCIs, e não sei como fazer aportes, nunca vi essa opção. Podem me ajudar?
Última resposta por Rafael Di Martini Jaser, -
- 6 respostas
- 763 visualizações
Bom dia, sardinhas! Hoje venho deixar aqui mais uma pequena contribuição a um tema onde alguns colegas costumam ter dúvidas que é a leitura e interpretação do relatório Focus que é disponibilizado semanalmente pelo Banco Central e também colocado aqui na comunidade pelo nosso amigo e moderador @Flavio Prado todo início da semana. O boletim Focus tem como objetivo mostrar as expectativas do mercado em principais índices econômicos. Agora como interpretar os dados? Vamos usar como exemplo o boletim divulgado no dia 12/08/2024. Cada número mostra a expectativa de fechamento anual dos índices e isso é feito no atual (2024 neste caso) e os p…
Última resposta por Aline Correa, -
- 6 respostas
- 447 visualizações
E aí pessoal, como estão fazendo as alocações? Lembrando da aula do mestre Raul do contra-fluxo, um ótimo momento para os títulos pré-fixados (lembrando de pegar leve com Banco Master para quem já está nos limites de cobertura do FGC) e olhar para os títulos atrelados ao IPCA (também levando em consideração o Tesouro Selic). E vocês? Quais as expectativas por aí? Com certeza nossa bolsa deve continuar com muitas ações descontadas por um bom período...
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 6 respostas
- 387 visualizações
Boa tarde gente, Gostaria de tirar uma duvida... Tenho conta na XP onde fazia as aplicações. Antes de mudar para o atual assessor, eu tinha feito uma aplicação no tesouro direto pela B3. Depois que mudei para o atual assessor que é primo de um familiar, ele me sugeriu aplicar em NTN-B e disse que era também aplicação no Tesouro Direto, com a diferença de que se eu aplicasse direto pela B3 eu pagaria taxa de custódia de 0,25. E aplicando pela XP na NTN-B eu nao pagaria essa taxa. Isso já tem um tempo...fiz umas duas aplicações em NTN-B e uma NTN-C. Mas ontem me veio a dúvida se essa informação procede mesmo. Vocês sabem me responder?
- 6 respostas
- 658 visualizações
Olá pessoal, uma amiga minha investe naquela corretora de duas letras, e no final do ano passado o corretor fez ela investir 11 mil reais na Deb Simpar - Jan/2031 (Detalhe que era uma carteira conservadora de 50 mil), com uma estratégia de marcação a mercado de 6 meses, porém esse mesmo corretor sumiu depois de alguns meses. A taxa de compra foi CDI +2,70% e a taxa a mercado agora está CDI +3,92%, com juros semestral. Finalizei o módulo de renda fixa, vou revisar novamente, mas tenho as seguintes dúvidas: 1- Essa taxa a mercado é oque esta a venda hoje, não oque ela vai ganhar se ela esperar até 2031, correto? 2- O que eu poderia aconselhar ela a fazer c…
Última resposta por Hugo Barone, -
- 6 respostas
- 399 visualizações
Fala, pessoal! Estou com uma pequena gleba de terra e recebi uma proposta de compra de R$1,9mi. Atualmente, está arrendada para o plantio de soja, gerando, no máximo, uns 50k por ano. O cenário mundial da soja não está tão promissor como há três anos, o que tem mantido o valor da terra mais estável. Qual índice de valorização da terra seria ideal considerar para avaliar se vale a pena vender agora e investir?
Última resposta por Lúcio Dias Nascimento, -
- 6 respostas
- 375 visualizações
Estou na turma 38 (cursando a metade do terceiro módulo) Já tomei a decisão de que a minha atual previdência é um lixo... Por esse motivo, estou sacando o valor da minha previdência privada e vou colocar no Tesouro SELIC até terminar o curso... A minha dúvida é: coloco a totalidade do valor em apenas um título do Tesouro Selic, com o vencimento mais longo? Vi que tem pessoas com diversos títulos diferentes do Tesouro em suas carteiras... o que me deixou em dúvida... se é melhor contratar diversos títulos diferentes, ou se posso aportar o valor total do saldo da previdencia no Tesouro Selic 2029, por exemplo.... Até terminar o curso e depois ir montando…
- 6 respostas
- 474 visualizações
Fala aí, pessoal! Blz? Nos momentos em que acontecem desbalanceamentos fortes (agora, por exemplo), quando RV tem tomando pancada do mercado, seria o caso de vender alguns CDBs que já tenham passado da “zona de crítica” de IRPF e pegar esta grana pra aportar em RV? Meu raciocínio vai na linha de, além de buscar equilibrar a carteira, comprar ativos bons que estejam subprecificados. Valeu! 🤙 Obs.: Entendo que a estratégia sugerida pela AUVP e a ferramenta Diagrama do Cerrado levam em conta a aquisição de ativos considerando a estrutura meta de carteira e a definição das notas/pesos atribuídos a cada ativo (análise dos fundamentos - perguntas do diagrama…
Última resposta por Daniel Souza Bezerra, -
- 6 respostas
- 886 visualizações
Alguém já entrou ou estudou os investimentos da INCO? Tenho olhado alguns títulos oferecidos lá e estes se esgotam em questão de minutos. O último foi uma captação feita pela LYNCH CAPITAL Prazo 24 meses Rentabilidae de 19%aa Prazo: 24 meses Pagamento: BULLET Possui IR regressivo, mas como é para resgate em apenas 24 meses, a alíquota que será aplicada será de 15% Então, se aprovarmos 10.000, na simulação o valor bruto pago será de 14.161,00, com lucro bruto de 4.161 - 15% de IR = 3.536,85 Ou seja, 3.536,85/10.000 = 35,36% em 24 meses Este título, estava no grau de RISCO médio (C) sendo escala de A (menos arriscado) e E (…
Última resposta por Leandro Henrique Soares, -
- 6 respostas
- 1.4k visualizações
Bom dia, pessoal. Reparei que os dados do BancoData estão limitados a junho de 2023. Já não era para estarem aparecendo os dados completos pelo menos do ano passado? Caso esteja com problema de atualização, recomendam outro site pra conferir os dados das instituções financeiras?
Última resposta por Alex Mello, -
- 6 respostas
- 543 visualizações
Devo esperar ate a próxima reunião do Copom ou aporto antes? (IPCA + 7,05%) O que vcs esperam desse pronunciamento de cortes do Fefo Maldade?
- 6 respostas
- 424 visualizações
Estou no módulo 3 e me surgiu uma dúvida. O BC usa a taxa de juros para controlar a inflação (IPCA), mas vendo as aulas me veio uma situação. Ao aumentar a taxa de juros o BC também não está aumentando o endividamento do país? Logo isso também não pressiona a inflação pra cima? Em resumo o propósito de subir a taxa de juros para controlar a inflação é "atenuado" por si mesmo? Alguém pode me explicar se estou perdendo algum detalhe aqui ou é isso mesmo?
Última resposta por Fernando Benitez Filho, -
- 6 respostas
- 480 visualizações
IPCA+7 (ou+) ? Fala meus amigos, na parte de renda fixa e o cenário atual, poderíamos ter uma hiperinflação? Claro, não a nível pré Plano Real,mas algo que o tesouro IPcA não consiga honrar no ritmo que o governo segue? Seria o momento pra marcação a mercado? Bora discutir? 🤔
Última resposta por Flavio Prado, -
- 6 respostas
- 375 visualizações
Eitchaaaa Subidinha veio forte nessa última reunião Selicão pagando 12,25% a.a e vem oportunidades por aí....
Última resposta por Joel Attilio Frcasso, -
- 6 respostas
- 434 visualizações
hoje tenho 100 mil para investi em renda fixa mais aportes mensais de 20k, mesmo que o valor inicial nao seja tao alto, seria uma boa ideia procura um corretor de investimentos confiavel para me ajudar ?
Última resposta por Daniele Vilela,