💬 Comunidade AUVP
-
-
- 3 respostas
- 508 visualizações
Venho através desse post agradecer cada "pitada" de conhecimento fornecida pela equipe AUVP, com ênfase no nosso querido Raul. Tenho fé que o valor parcelado em 12x no cartão vai ser pago com os rendimentos, ainda que futuros, lembrando que segundo Raul não é o recomendado, salvo se EU tivesse o dinheiro pra comprar a vista. (Eu não tinha). Enfim, hoje percebo o quão deixei de investir, poderia ter alcançado a liberdade financeira tranquilamente, pois fizemos um retrospecto da vida de casado, são 15 anos. Aí, veio na mente que são 180 meses que, (1PQP) equivale ao tempo de contribuição para aposentadoria por idade no antigo regime previdenciário/antes da reforma…
Última resposta por Raul, -
-
- 5 respostas
- 503 visualizações
Boa tarde!! Meu patrão quer me dar uma % da empresa dele para alguns funcionários, alegando que é vantajoso para nós, menos impostos e salário maior.. Gostaria de saber se realmente é vantajoso e quais desvantagens?
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 14 respostas
- 1.3k visualizações
Oi gente, sou casado, tenho 2 crianças, moro num apartamento legal que meu pai me deu e pago atualmente 2.500 de condomínio e pago aproximadamente um total de 5 mil de escola pros meus filhos. Fora isso mercado 1.500, farmácia uns 300 e outros custos menores, porém não temos dívidas. Mas o cartão de crédito tem me assustado muito...cerca de 15...20 mil de fatura por mês nos últimos meses. Mas só o condomínio e a escola já me sufocam bastante no custo fixo. No momento estou desempregado e estamos levando com o salário da minha esposa +/- 12 mil e tenho guardado uns 100 mil reais de um processo que recebi. Ainda estou tranquilo pois com os 100 mil sei que não vou me …
Última resposta por Cleber Pinheiro Pereira, -
- 3 respostas
- 324 visualizações
Estava eu em minha aula de microeconomia (bem complicadinha por sinal) e meu professor começou a falar sobre as aplicações profissionais do meu curso(ciências econômicas) ai perguntei a ele sobre como o curso poderia me ajudar para trabalhar com finanças e mercado financeiro. Ele simplesmente me fala que praticamente não me ajuda em nada e que se esse é meu objetivo posso estar perdendo tempo me aprofundando em áreas complexas que nunca irei usar, que seria muito melhor focar em certificações e cursos técnicos nesta área. Agora não sei se tranco o curso ou continuo KKKKK o que acham?
Última resposta por Cézar Busato, -
- 2 respostas
- 356 visualizações
E aí povo, fazendo uma publicação talvez bem simples só pra testar a plataforma e fazer minha primeira postagem, mas tenho uma dúvida referente a "Aula 04 - Tesouro Selic" do "Módulo 3 - Renda Fixa" onde o Raul quando vai comprar o tesouro selic mostra que há um deságio de 0,03% na rentabilidade, mas ele também diz que essa oferta pode ser alterada diáriamente, enfim, a dúvida seria, no momento que ele comprou com esse deságio, ele fica "fixo" até o final do rendimento mesmo fazendo aportes mensais ou ele literalmente só vale para aquela compra daquele dia e se amanhã esse deságio acabar acaba pra todos? Não sei se fui totalmente claro, mas acho que deu pra entender.
Última resposta por Augusto Felipe Rodrigues, -
- 3 respostas
- 324 visualizações
Galera, boa noite! Gostaria de colocar aqui o que eu entendi de contrafluxo, e caso esteja errado, me corrija. Vamos la!! O contrafluxo nada mais é que pegar um título atrelado a um indicador (seja selic, cdi ou ipca+) que no momento esta baixo mas corre o risco de aumentar certo?? Assim se a um titulo paga 140%do CDI quando o CDI está 5, deveria pegar ele pois "corre risco" da selic aumentar e, consequentemente o 140% incidira sobre esse aumento da selic. Blz até aki foi de boa. Olhando para esse histórico (imagem a baixo) vemos períodos facil de observar isso, como entre 2019 e 2022, que comprar titulo atrelado tanto a IPCA ou CDI seria bem va…
Última resposta por Ana Raquel De Souza Buzolin, -
- 4 respostas
- 299 visualizações
Boa noite galera. Fui assistir as aulas e me deparei com o layout das aulas diferente. Eles tiraram aquela barra na esquerda com o título das aulas e dava acesso facil???? PQQQQQ??? Oq vcs acharam da nova atualização? Gostava bastante daquela barra lateral esquerda :(
Última resposta por Vinicius Catozzi Romero, -
- 6 respostas
- 336 visualizações
COMPRO UM BOM PRESENTE PARA O DIA DOS PAIS, OU ALGO MAIS SIMPLES PARA SOBRAR MAIS DINHEIRO PARA INVESTIR? 😂😂😂
Última resposta por José Pedro Silva, -
- 3 respostas
- 335 visualizações
Segue o fluxo! MÓDULO 3 finalizado com sucesso. Amigos, aproveitando o ensejo, hoje na corretora XP tinham CDB'S com taxas bem atraentes. estavam com 138,35 do CDI, PRAZO PARA 2029. (BANCO MASTER). Lógico que fui verificar a saúde financeira da instituição pelo BANCO DATA. Tanto o índice de BASILEIA como o de IMOBILIZAÇÃO ESTAVAM dentro dos padrões indicados pelo aprendizado aqui na AUVP. O que acham ?
Última resposta por Matheus P S, -
- 5 respostas
- 474 visualizações
Alguem sabe me dizer o que é isso?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 3 respostas
- 529 visualizações
Fala futuros sharks do mercado! Terminei o curso e estou indo para a prática, fiz um planejamento para o investimento do meu capital em renda fixa e renda variável. Falando de renda fixa, escolhi aportar nesse começo 50% do capital mensal que tenho para investir. Desse montante dividi em 4 classes: Tesouro- 30% - Pré-fixado ou Pós-fixado CDB - 30% - Pré-fixado ou Pós-fixado LCI/LCA - 25%- Pré-fixado ou Pós-fixado CRI/CRA/Debêntures - 15% - Pré-fixado ou Pós-fixado Pensando na segurança estarei aportando mais em títulos do tesouro e CDB,além disso, o montante do capital que possuo não ultrapassa 250mil/1milhão, então…
Última resposta por Matheus P S, -
- 6 respostas
- 746 visualizações
Olá pessoal, uma pequena dúvida, estou no módulo 3 aula 09 que é sobre CDB, LCs e RDS, o Raul comenta alguns pontos: - A Maioria dos investimentos de CDB estão atrelados ao CDI - Certificado de Deposito Interbancário, o CDI é um indexador que é sempre menor que a Taxa Selic, pode ser até igual mas nunca maior que a Taxa Selic. - A ideia segue o mesmo principio de que o prêmio tem que compensar com um risco maior, no caso dos CDB's o risco é a própria instituição que está oferecendo o CDB. - Para validar que uma instituição é segura para poder aplicar no CDB, o Raul mostra um site "Banco Data" que mostra a porcentagem de Índice de Basileia, onde o valor tem …
Última resposta por José Gabriel Siqueira Dos Santos Da Silva, -
- 6 respostas
- 386 visualizações
Olá! Estou com uma dúvida que muito provavelmente é idiota, mas vamos lá: Uma ação que paga dividendos é melhor ser comprada logo após ela realizar o pagamento de dividendos? Lembro que o Raul falou que quando uma empresa paga os dividendos a ação baixa (o valor pago em dividendos). Isso significa que logo após é realizado o pagamento de dividendos a ação fica mais barata para ser comprada? Exemplo: A ação custa hoje (08/08/2024) R$ 35,72, a empresa paga os dividendos hoje no valor de R$ 0,96 por ação, assim, a ação passa a valer (amanhã hipoteticamente) R$ 34,76, e esse seria o melhor momento para comprar ela? 08/08/202…
Última resposta por Nelson Pimentel Carriati, -
- 7 respostas
- 649 visualizações
Reparei que na AUVP Analítica a BBSE3 virou uma bomba, Vale a pena manter na carteira?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 2 respostas
- 273 visualizações
Bom dia a todos! Gostaria de compartilhar uma reflexão e saber o ponto de vista da comunidade sobre o assunto para eu me nutrir de diversos pontos de vista. Muita gente diz que o investimento em renda fixa mais seguro que existe é a dívida pública (inclusive o Raúl fala isso no curso da AUVP). A justificativa que mais ouço é que é muito difícil um país dar calote. Muito mais difícil que uma empresa privada. Mas na real é que os países estão cada vez mais endividados e muitos deles pagam suas dividas emitindo ainda mais divida (o que parece uma grande bola de neve) Os EUA são o país mais endividado (ou um dos mais endividados) do mundo, e uma das razões…
Última resposta por Adriano Umemura,