💬 Comunidade AUVP
-
- 5 respostas
- 631 visualizações
Bom dia Raul e a todos da AUVP. Me chamo Emerson, tenho 50 anos e faço parte da turma 25 da AUVP. Primeiramente gostaria de elogiar o trabalho de vocês e dizer que o Brasil está precisando de mais Rauls e AUVPs que divulguem/ensinem como lidar com dinheiro para ter liberdade financeira desde cedo. Pois se nós brasileiros tivéssemos conhecimentos básicos de finanças já na grade escolar, nosso pais poderia estar muito melhor em todos os aspectos. Mas sei que isso no nosso ensino público será impossível, pois para nossos governantes é melhor que continuemos ignorantes financeiramente. Tenho esperança que um dia, isso possa ser implantado pelo menos nas es…
Última resposta por Flavio Prado, -
Soco Matinal - 23/10/2023 - Queda no Ibovespa, temporada de balanços, greve e demissões e outras notícias
por Evelyn Santos- 6 respostas
- 736 visualizações
Ouça as notícias pelo nosso podcast! Bom dia, Investidor Sardinha. Este é mais um Soco Matinal com as principais notícias do dia no mercado financeiro e no mundo, tudo em 5 minutos, para você já começar o dia zonzo. Segunda-feira tem pérolas de sabedoria: "Se você não se sente confortável possuindo uma ação por 10 anos, então não pense em possuí-la por 10 minutos." Warren Buffett ____________ IBOVESPA O Ibovespa caiu 0,74% no pregão do dia 20/10/2023 e registrou uma queda de 2,25% na semana, refletindo a persistente incerteza nos mercados. Com fechamento em 113.155 pontos a gente sente que isso foi influenciado pelo discurso…
Última resposta por Evelyn Santos, -
- 3 respostas
- 318 visualizações
Última resposta por Ricardo Ochoa Pachas, -
- 10 respostas
- 1.2k visualizações
Tá, eu acho que descobri. A um tempo postei aqui na comunidade sobre isso, e pra quem nem sabe da situação vou resumir. Basicamente a Carolzinha aqui é uma guria de 19 anos que tá atirando pra tudo que é lado sem saber que rumo segue na vida, a típica pessoa que é mediana em tudo. Terminei meu ensino médio no ano passado, iniciei uma faculdade EAD em gestão financeira, mas desisti. Passei em economia na Unipampa, mas optei por não ir, ah, e quase concluí um tec. em mineração (pretendia concluir EAD, porém já não sei mais), larguei pois passei em uma faculdade do Estado para engenharia civil que eu ironicamente nem sei se quero seguir. Apesar do dito acima, tenho…
Última resposta por Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, -
- 8 respostas
- 1k visualizações
Boa noite, pessoal! Estou com uma dúvida simples, na hora de analisar a seguinte pergunta do diagrama: "É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)". Nesse caso, para sabermos qual é a maior empresa do setor/líder nacional, devemos olhar necessariamente para o tamanho da empresa, vide valor de mercado? Pq neste caso, creio que a Sabesp seria a maior do setor e a líder (apesar dos indicadores da Sanepar serem melhores). Obrigado
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 4 respostas
- 1.8k visualizações
Olá pessoal tudo bem? Estou estudando o ciclo das commodities para entender também o ciclo da celulose. Pelo o que eu entendi, a celulose, por ser uma commodity, apresenta ciclos de preços (fases de alta e baixa) pois a demanda aumenta de maneira contínua ao longo do tempo enquanto a produção evolui por saltos (fonte Prof. Carlos José Caetano Bacha, CEPEA - Setor Florestal da USP https://www.cepea.esalq.usp.br/): O único gráfico que encontrei para analisar a variação de preço da celulose mais recente, foi esse do Investing.com que analisa mais precisamente a variação do preço da "bleached softwood kraft pulp", celulose kraft branqueada de forma química e usada …
Última resposta por Maila Silva, -
Que critérios usar para estabelecer as notas no diagrama no que diz respeito a renda fixa?
por Danimar Guedes- 6 respostas
- 742 visualizações
Boa tarde sardinhas, já agradeço a disposição em me ajudarem 🙏 ou não kkk Preciso de um norte sobre que critérios que eu poderia usar pra estabelecer as notas de força de cada ativo de renda fixa da carteira. Estabeleci alguns métricas pra cada indexador pensando nas taxas que o tesouro trás atualmente e levando em consideração o contra fluxo (aceito sugestões caso achem que estão supra valorizados em relação ao cenário atual). CDB/ LCI/ LCA - IPCA+ entre 6,5 a 8% com prazos mais longos (~3 anos pra mais) pensando em proteção a inflação. - PRÉ FIXADOS entre 13% e 15% com prazos mais longos dificilmente se acha algo sendo oferecido acima disso. …
Última resposta por Matheus P S, -
- 10 respostas
- 1.7k visualizações
Bom dia turma. No módulo quatro o Raul aborda sobre aquelas ações que não são boas, mas é possível ter um pouco para fazer baguncinha. Se pegarmos a título de exemplo a Cash3, que de Nov/20 até Jul/21 chegou a se valorizar mais de 600%, faz sentido realizar a venda de uma parte da posição para recuperar o dinheiro investido (como o Raul disse nessa aula "é um dinheiro jogado fora") e deixar o resto la? Sei que a filosofia de investimento é B&H, mas me surgiu esse ponto que eu acho que faz sentido.
Última resposta por Adriana Zakzuk, -
- 1 resposta
- 305 visualizações
Fala Cardume, blz? Galera acabei de ler o livro esse livro, e me veio uma duvida. Eu entendi que não existe momento ideal para fazer os aportes, o importante é sempre fazer os aportes e na proposta do "Buy and Hold", assim como o Raul sempre fala. Até ai tranquilo, e concordo plenamente. Mas a duvida é, todo o estudo dele foi baseado no mercado Norte Americano (o maior mercado do mundo, inflação baixa, prêmio dos títulos público baixo, moeda mundial), podemos trazer esses ensinamentos para nosso mercado (nosso mercado é no melhor estilo "baguncinha", Inflação alta/baixa e controlada/descontrolado tudo ao mesmo tempo, prêmio dos títulos públicos alto.…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 4 respostas
- 738 visualizações
Olá pessoal, estava assistindo as aulas sobre como analisar ações e decidi escolher o setor da saúde para começar. A ideia aqui é que possam contribuir com pontos em que eu possa melhorar minhas análises. Confesso que o setor no Brasil não me pareceu muito promissor. Vou explicar como eu escolhi as empresas. Utilizei o site do Investidor10 para ver as empresas e dividi-las por setor/subsetor: Comecei pegando as do subsetor de comercio e distribuição. Alguns subsetores ficaram de fora, pois as empresas que faziam parte já não passariam por algum motivo. Para diminuir a quantidade de empresas eu peguei apenas aquelas que tem um valor de mercado igua…
Última resposta por Karoly Hunkar, -
- 4 respostas
- 466 visualizações
Boa Noite, pessoal. Na aula de análise de ações parte 3 o Raul da um exemplo sobre amortização e fala do porque não ser muito recomendável utilizar o EBITDA, em determinadas análises, justamente por se tratar de lucros em que se é desconsiderado muitas despesas/taxas. No exemplo citado ele comenta sobre um contrato de 1 mi anual que a coca-cola teria para fornecer bebida p os EUA e que utilizando EBITDA eu acabaria desconsiderando esse valor do contrato, não entendi muito bem esse exemplo, para quem seria os 1 mi? como faria a amortização desse valor.
Última resposta por Maurício Kaname Miyamoto Nakamura, -
- 31 respostas
- 2.1k visualizações
Boa tarde sardinhas. Estava aqui me lembrando da baguncinha não oficial que fizemos uns meses atrás e que me proporcionou conhecer alguns amigos e um pouco da história deles. É sempre muito bom estar interagindo aqui com todos, mas confesso que quando surge uma oportunidade de interagir pessoalmente e conhecer mais pessoas, isso me anima muito. A chance de fazer esse networking, de conhecer as historias e a trajetória de outras pessoas, de interagir e poder viver esses momentos e de aprender algo com elas, mesmo que seja por algumas horas, na minha opinião, não tem preço. Estou muito animado para essa Baguncinha Oficial em dezembro principalmente por …
Última resposta por Marco José Pereira, -
- 10 respostas
- 1.2k visualizações
Olá sardinhas, queria saber a opinião de vcs em um ponto referente aos juros compostos ! Eu já finalizei o curso fiz o PIAR e tudo e entendi a parte da diversificação da carteira, até aí tudo bem, eu tenho disponível 14k para fazer aportes mensais e com isso criei o objetivo de conseguir o primeiro milhão em 5 anos, e utilizando da ferramenta de juros compostos, eu pude simular que em 5 anos com aportes de 14k por mês com uma rentabilidade de 8% eu conseguirei alcançar o objetivo, mas daí vem minha dúvida… A magia dos juros compostos funciona quando o montante vai crescendo junto e não separado, ou seja, digamos que em 5 anos a Selic não caia abaixo de 8%, então…
Última resposta por Flavio Prado, -
Nubank
por Karoly Hunkar- 10 respostas
- 830 visualizações
Vocês viram o relatório da morgan Stanley do nubank estar valendo uma estimativa de 100 bi🌽 em 2026? Ainda mais que estão para abrir no México e na Colômbia .
Última resposta por Ricardo Ochoa Pachas, -
- 13 respostas
- 724 visualizações
Já assisti a aula umas 3 vezes sobre marcação de mercado. Deixa ver se entendi. Vc vai ter um título pré fixado na selic ou ou um título atrelado ao ipca. Quando esse título está rendendo positivo num certo momento verifica no gráfico dependendo do valor vc vende. Olha os descontos e tal e coloca a data do dia que quer vender e executa se estiver recebendo mais do que ele vale. Isso serve tb para o ipca? Seria essa a dinâmica? Hoje por exemplo o prefixado e o ipca está negativos. Em queda. Outra dúvida, título atrelado ao selic sem ser prefixado ou termina ele no prazo ou só vende como se fosse uma reserva de emergência? Claro que o ideal seria ter passado o período de…
Última resposta por Adriano Umemura,