💬 Comunidade AUVP
-
INFLAÇÃO
por Silvia Jara-
- 1 resposta
- 364 visualizações
O governo gosta de um certo nível de inflação pois aumenta a arrecadação e libera o "teto de gasto" para fazer mais empenhos sem, na verdade, melhorar os fundamentos econômicos.
Última resposta por Raul, -
-
-
- 5 respostas
- 401 visualizações
Com o IPCA batendo 10\% e o IGPM próximo de 30\% qual deveria ser nossa posição em relação aos investimentos.. Podemos ganhar algo com isso????
-
-
- 2 respostas
- 546 visualizações
O título pré-fixado vai render pra chegar em 1000 no vencimento, então se eu comprar um por 900, ganharei no máximo 100. Até aí está claro, mas e se eu comprar fracionado? Existe um teto fixo pra cada fração igual 1000 é o teto do título inteiro? P or exemplo, se eu comprar 0,1 do título por 90 reais, posso afirmar que vai sempre chegar a 100 no vencimento?
-
-
- 3 respostas
- 450 visualizações
Achei bem interessante a marcação a mercado, mas ficou uma dúvida. Se ao identificar um bom ponto de saída para determinado título e desejar vendê-lo, como faço para escolher a venda desse título ? Pois no fim desta aula, ao operacionalizar uma venda de título, foi dito que não podemos escolher o título que desejamos vender, definimos somente o valor de resgate, pois o Sistema do Tesouro é quem define o título de onde será resgatado.
-
-
- 1 resposta
- 222 visualizações
Oi Sardinhas, Me deparei com essa modalidade de investimentos pesquisando online. A remuneração (e risco) são bem mais altos do que a gente ve para renda fixa. Basicamente, é a eliminação do intermediário (bancos) do processo de emprésitmo. Será que vale o risco Raul Sena? E ai Sardinhas? Alguém já ouviu falar em P2P Lending e/ou tem experiência nessa modalidade de investimentos (ou de pegar empréstimo) online? Abaixo tem 3 links sobre o assunto https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/fintechs https://fintech.com.br/blog/investimento/empresas-peer-to-peer/ https://vangardi.com.br/peer-to-peer/
-
-
- 5 respostas
- 463 visualizações
Fala Sardinhas, tudo bom!? Por meio deste, vim apenas contar qual livro eu li durante o desafio do Raul que fez no Instagram de ler um livro durante 15 dias, no meu caso eu li o "Faça fortunas com ações" do Décio Bazin, é muito bom e conta como era a Bolsa de Valores antes dos anos de 92 (foi quando ele elaborou o livro). É bom conhecer o passado para evitar que o mesmo fato ocorra no futuro. E vocês, quais livros leram?
-
-
- 1 resposta
- 666 visualizações
Durante a analise de compra para uma CRI/CRA, Raul usa o site Anbima para avaliar se a corretora esta ganhando em cima do valor oferecido ou não. Foi usado o índice de correção. Na verdade eu nao entendi a analise como um todo e também não entendi como esses índices no Anbima podem ajudar. Se alguém poder me ajudar a esclarecer, agradeço desde já! ;)
-
- 8 respostas
- 1.7k visualizações
Oi Sardinhas, Até há um ano atras, eu era o completo e total perdulário. Gastava tudo que ganhava e nunca tinha tido nenhum tipo de educação financeira. Depois que comecei a me educar e tomar conta do meu dinheiro, quando comecei a ver ele trabalhando para mim, fazendo investimentos diferentes e vendo as diferentes rentabilidades, confesso que passei a ter uma certa compulsão por investir e ter prazer em ver os rendimentos aumentarem. Continuo gastando tudo que ganho, mas agora estou comprando CDBs, contas de Fundos Imobiliários e ações de empresas e, acreditem, isso sacia minha fome de consumo. Sou só eu que sou assim, mas alguém aqui está sofrendo do mesmo "mal" qu…
Última resposta por Aline Ribeiro Ávila, -
-
- 4 respostas
- 632 visualizações
Pessoal. Estou com uma dúvida sobre o direito de subscrição. Pelo que eu acompanhei nas aulas, o direito de subscrição é sempre recomendado para manter participação na empresa. No caso, ontem recebi um e-mail da corretora para solicitar a subscrição do Fundo imobiliario (SDIL12), Eu tenho o fundo Sdil11, minha primeira ideia foi exercer o direito de subscrição porque é um FII que tenho interesse em manter. Ai no momento que fui olhar, o direito de subscrição consta que o percentual é de 38\%, com o valor de 100 reais (que eu tinha direito a 1 cota quando solicitei). Porem quando fui olhar o valor de mercado do SDIL11, ele consta como 88 reais por cota (Conforme a imagem).…
Última resposta por Tiago Willys, -
-
- 7 respostas
- 481 visualizações
Gente, vcs conseguem organizar totalmente suas despesas usando as planilhas? As vezes tenho a impressão de que tem um ralo invisível sugando alguns recursos…
Última resposta por Camila Wasem Fredo, -
-
- 10 respostas
- 347 visualizações
So tentando entender o racional mesmo, porque é importante o governo cobrar imposto de renda? Se já tem imposto em produtos, porque é importante cobrar imposto em dinheiro também?
Última resposta por Lai Cheng, -
-
- 4 respostas
- 225 visualizações
Bora compartilhar algumas opções para obter renda extra (licitamente)? No meu trabalho tenho a possibilidade de fazer algumas diárias, o que me dá algum dinheiro a mais mensalmente, mas fora do meu serviço não tenho qualquer ganho extra. E vocês têm algum?
Última resposta por Camila Wasem Fredo, -
-
- 2 respostas
- 412 visualizações
Raul Sena e pessoal, dúvida: no exemplo de comparação entre Tesouro IPCA+4,12, 15 anos de prazo da data do vídeo vs Debênture IPCA+4\%, vencimento em 12 anos, o Raul concluiu que valeria à pena a Debênture, o que concordo, mas a base da decisão seria uma diferença de quase R$600,00 a favor da debênture com um prazo 3 anos menor. Não consegui detectar essa diferença mencionada. Pode ser que pensei algo errado. Segue meu racional abaixo para avaliação e potencial correção. TEORICAMENTE, o que entendo para fins de comparação, a debênture seria melhor porque tem uma taxa maior (7,30\% vs 6,43\%) com um prazo menor (12 anos x 15 anos). Não compararia a diferença de va…
Última resposta por Marcia Kazue Miyamoto Morizono, -
-
-
- 5 respostas
- 489 visualizações
Alguém saberia informar qual o IPCA utilizado para pagar o título no vencimento? É o IPCA do mês ou a média do ano, ou outro?
Última resposta por Marcia Kazue Miyamoto Morizono, -
-
-
- 3 respostas
- 904 visualizações
Boa noite. Na história do Brasil ja ocorreu diversas mudanças de moedas. Uma duvida que eu tenho, o que acontece com os investimentos em uma eventual mudança de moeda? Eles são alterados de maneira automática?