💬 Comunidade AUVP
-
- 2 respostas
- 466 visualizações
Olá pessoal, tudo bem? Vale a pena pegar Tesouro direto atrelado a Selic quando ela está em momento de pico com previsão de redução da taxa nos próximos anos? Por exemplo: A taxa hoje tá em 12, ano que vem tá prevista pra 9 e a redução segue com os anos seguintes. É só uma estimativa eu entendo, claro a taxa pode se manter na mesma % sem redução após alguma reunião do copom. Mas o título hoje tem uma taxa fixa baixa + selic. Como: Selic + 0.04%. Nos próximos anos a previsão vai ficando 9 + 0.04%, 6 + 0.04%, etc. Tem alguma vantagem em pegar o tesouro Selic nesse momento com o indicador com previsão de redução? O pré-fixado para mim parece mais lógico de inv…
Última resposta por Guilherme Da Costa Sampaio Pinto, -
- 1 resposta
- 206 visualizações
Olá, tudo bem?! Então, estou na turma 35 me capacitando para conduzir meus investimentos de forma ativa. Na "Aula 14 - Onde investir em Renda Fixa e Reserva", aprendemos que para (1) RESERVA DE EMERGÊNCIA, (2) PRAZERES FUTUROS e (3) RESERVA DE OPORTUNIDADE alocar o recurso em TESOURO SELIC é uma boa opção (rendimento garantido, liquidez diária e baixa tarifação). Sabendo os montantes que preciso alocar para 1, 2 e 3, concentro todo esse montante em um único investimento/titulo (para Juros Compostos incidir sobre um maior montante) ou aloco em investimentos/titulos separados (para 1, 2 e 3 ficarem separados)?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 3 respostas
- 775 visualizações
Pessoal, estou finalizando o módulo 3 (T19). Vou colocar parte da reserva de emergência no Tesouro, mas fiquei na dúvida de qual (Selic ou IPCA+), qual a percepção de vocês? Hoje a minha reserva está na conta do Nubank (na conta mesmo, não em caixinhas), e aí ao finalizar o modulo 3 vou dar uma melhorada de onde guardar essa reserva.
Última resposta por Flavio Prado, -
- 5 respostas
- 639 visualizações
Pessoal, beleza? Estou no módulo 3 e eu entendi as diferenças entre o SELIC e o IPCA+. Porém, pra mim não ficou claro quando faz mais sentido comprar um ou outro... Exemplo: quero montar uma carteira para o meu filho de 6 anos iniciando com R$20mil e aportando R$500/mês durante 10 anos -> Eu não consigo saber quais parâmetros eu devo listar para decidir entre um ou outro. Conseguem me ajudar? Grato!
Última resposta por Lucas Brazil, -
- 6 respostas
- 157 visualizações
Bom dia amigo, Seguindo o conselho de nosso querido mestre sem mestrado estou deixando meus aportes no tesouro direto enquanto faço o curso e aprendo investir. Entretanto peguei uma opção de pré fixado de mais 14% aa. Um amigo meu que já investe há algum tempo me advertiu que eu deveria ter pegado o tesouro SELIC que posso sacar quando bem entender. Faz sentido o questionamento?
Última resposta por Alikaelli Porciuncula, -
- 5 respostas
- 274 visualizações
Boa noite a todos! Estou com a seguinte dúvida, pode deixar minha reserva de emergência no tesouro SELIC? Esse não sofre marcação a mercado, então independente do momento que eu for resgatar o dinheiro eu tenho 100% de certeza que nunca perderei, certo? Em uma aula do modulo 3 o Raul fala que deixa a reserva na poupança, pois em algum momento do final de semana o mercado pode estar fechado e pode ocorrer de eu não conseguir fazer resgatar no tesouro SELIC, porém essa aula e mais antiga e vai contra a muitas coisas que eu assisto, isso risco ainda existe?
Última resposta por Matheus P S, -
- 8 respostas
- 346 visualizações
Bom, fui fazer meu primeiro investimento hoje. E já comecei bem! rs Como eu pretendo investir de 20.000 em 20.000 por mes e deixar o resto no tesouro selic até lá, eu apliquei no tesouro selic a diferença e deixei 20.000 na conta. O problema é q quando fui comprar os Titulos de FII, Debentures, etc o valor final era sempre quebrado e na soma ele totalizou uns 100 r$ a mais do que o q eu tinha pra investir, como o Valor q vc investiu no tesouro selic não sai da conta na hora, tudo ocorreu sem problemas, mas ficou a dúvida do que vai ocorrer agora: 1 - A operação vai ser cancelada por faltar alguns reais pra valor investido? ou vai efetuar parc…
- 4 respostas
- 491 visualizações
Olá pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês quanto a melhor estratégia para seguir com meus investimentos. Hoje eu possuo mais de 50mil investido no título do Tesouro Selic 2025 e 8mil investido no Tesouro Selic 2026, minha dúvida é: Se com a iminente baixa dos juros futuramente só ladeira abaixo, vale levar esses títulos até o vencimento ou seria melhor resgatar agora e como a taxa Selic ainda está alta, aproveitar o restinho de bons CDB’s ou LCI’s que aparecem com rendimento até maior que esses títulos ?
Última resposta por Rafael Martins, -
- 3 respostas
- 624 visualizações
Prezados, Eu não entendi quando o T. IPCA é mais vantagem que a T.Selic e vice-versa. Acredito que cada um tem uma "função", T.IPCA protege da inflação, e o T.Selic tem melhore resultados (eu acho). Qual é o melhor em que cenário? E sobre a marcação a mercado, eu vendo o título quando o preço do título está acima do esperado naquele ano? Mas se eu antecipar tem o IR que vai ser maior do que no vencimento. Como que eu calculo se é vantagem ou não vender na marcação a mercado? desde já agradeço
- 5 respostas
- 353 visualizações
Olá! Queria saber se estou com o raciocínio correto... Seguindo a regra do contrafluxo que o Raul nos orienta, se eu fosse investir hoje no tesouro, considerando o valor atual da SELIC (em alta), seria melhor pegar um pré fixado, ao invés de um Selic ou IPCA? Achei um pré fixado hoje com 12,87% com vencimento em 01/01/2027. Essa deveria ser minha escolha? Pensando também na possibilidade de mais adiante fazer marcação a mercado.
Última resposta por Flavio Prado, -
- 1 resposta
- 164 visualizações
Quando compramos um título do tesouro selic, o IR se desconta contando os dias a partir do primeiro aporte, ou o IR é descontando conforme o tempo de cada compra?
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 6 respostas
- 636 visualizações
Boa Tarde Sardinhas me tira uma duvida sou da turma 18 modulo 3... Sei que o Raul gosta muito de brincar com a calculadora e respeito dos juros compostos de fato juros compostos são uma MARAVILHA, Mas então vejo ele calculando variações de anos 10,15 ,20 ,25 e ate 30 anos. Então como seria na pratica essa manobra faço o resgate do titulo antes do vencimento e aporto para outro titulo assim que funciona? Dai teremos a somatória desses anos? Sardinhas me ajudem por favor!!!
Última resposta por Kessler Alves Ramos, -
- 8 respostas
- 685 visualizações
Bom dia sardinhas!!! tudo bem com vocês? Pessoal, tenho um investimento no TD Selic. que é para reservar de emergência, embora nunca tenha precisado meu investimento total foi de 14.878,88; e o valor liquido hoje é de 19.421,41. o que eu havia estipulado como reserva de emergência seria de 12k, um titulo vence no ano corrente e o outro no ano seguinte. É interessante eu realizar o resgate desse titulo ficar com os juros e reinvestir? Abaixo estar o Prt Sc da tela. Obrigado pela ajuda!!
Última resposta por Felipe Amaro Da Silva, -
- 3 respostas
- 204 visualizações
Quanto mais o governo gasta mal o dinheiro, mais dinheiro ele tem que imprimir e essa impressão gera desvalorização ( inflação) para maior controle dessa inflação temos que subir a taxa de juros para tornar mais atrativa para investidores, equilibrando o risco x retorno do país, quanto mais alta está a taxa mais se torna inviável investir em negócios que realmente geram produtos de valor, pois eles tem um risco maior e muitas vezes não acompanham essa alta da taxa, isso gera a desaceleração da economia. Essas considerações estão certas? Tem algumas coisas para mudar/acrescentar ?
Última resposta por Jorge Fernandes, -
- 23 respostas
- 1.5k visualizações
Pessoal, Esse post é mais um alerta para vocês sempre ficarem espertos e acompanharem suas carteiras, pois nada esta livre de erros e problemas. Investi em Tesouro IPCA+ em junho e julho, na época foi utilizada a corretora Guide. Esses dias eu fui conferir como estavam as coisas diretamente no site do Tesouro, e qual não foi minha surpresa ao ver que somente apareciam os investimentos que fiz posteriormente pela IsaEx, que aparece como Orama, no site do Tesouro, os que fiz pela Guide, não aparecem por la, aparecem somente no site da Guide. O pessoal da Guide disse que com eles esta tudo certo, mandaram um extrato e falaram que tenho que entrar em conta…
Última resposta por Geraldo Ferreira,