💬 Comunidade AUVP
-
- 2 respostas
- 326 visualizações
Ainda não consegui entender como é o cálculo do rendimento de títulos IPCA+. Digamos que eu comprei um título de 1 mil reais IPCA+3\% para 3 anos. No primeiro ano o IPCA foi 5\%, no segundo ano também e no terceiro ano também 5\%. Quanto vou receber de rendimento? - 15\% + 3\%? - 15\% + 9\%? - 5\% + 3\%? E a porcentagem é calculada no final de 3 anos sobre os 1 mil reais?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 7 respostas
- 683 visualizações
Pessoal, pretendo deixar uma parte dos meus investimentos num Bancão, para ter isenção de tarifas, cartões, etc... enfim, benefícios gostosinhos em troca de deixar eles me ferrarem kkk, ai vem minha duvida : Você deixam sua grana em bancões em que tipo de aplicação ? (pra fazer o volume médio que eles pedem) Atualmente estou com CDB Liquidez diária 100\% CDI e um Fundo de Acoes que replica do S&P500 Apesar desse fundo replicar o S&P tem taxa de ADM, ai não curto.
Última resposta por Marcelo R, -
- 4 respostas
- 711 visualizações
Gente, oie Na planilha, o valor para lançar em investimentos (Ativos) é quanto rende todo mês dos investimentos ou é o valor total dos investimentos??
Última resposta por Flavio Lucas Greco Santos, -
- 4 respostas
- 780 visualizações
Bom dia, pessoal! Lembro de ter visto algumas pessoas com dúvidas na primeira live e fiquei me perguntando se mais pessoas se sentiram assim. Crio esse tópico para tentarmos nos ajudar e evoluirmos juntos. Abraços.
Última resposta por Thais Bezerra Lima, -
- 2 respostas
- 724 visualizações
Prezados colegas, Concluí o curso hoje, mas não compreendi como deve ser feita a diversificação dos ETFs (em termos percentuais). Na aula referente ao tema, o Raul apenas apresentou alguns ETFs e comentou sobre a importância de diversificação, mas não aprofundou o assunto. Também não ficou claro se devo vender ativos que foram adquiridos em excesso com o propósito de diversificar. No último módulo, o Raul sugeriu que apenas deveríamos vender (de forma gradual) as ações que foram adquiridas sem uma análise fundamentalista adequada e correspondessem a parcela considerável da carteira. Todavia, ele não comentou sobre a venda de ativos que foram adquiridos em excesso, pr…
Bom dia a todos, como alguns já sabem não moro no brasil, e por questões do fuso horário não consigo falar com o Raul na aula ao vivo, porque estarei trabalhando, porém estou sempre ouvindo vocês da turma 12 no ao vivo, bom com tudo isso gostaria de expor aqui algumas dúvidas e curiosidade, e caso uma dessas também seja a sua dúvida ou curiosidade pergunta lá pra ele, para que nós possamos obter a resposta :) Mas de toda maneira se o pessoal da comunidade poder ajudar, será muito bem vinda todas as formas de tentar sanar essas dúvidas! 1 1- Fundos de shopping são diretamente ligados ao varejo, isso o torna tão arrisco como o varejo? penso eu, mesmo com uma boa …
- 10 respostas
- 1.6k visualizações
Boa tarde pessoal, tenho 24 anos, sou médico, e como grande parte dos médicos só aprendi a ser isso na faculdade. Andei lendo e estudando sobre finanças e investimentos por conta própria, mas ainda sei muito pouco (o curso está ajudando bastante a complementar isso). Tenho um sonho grande de empreender, porém, tenho pouquíssimos conhecimentos na área e desejo aprimorar bem isso para estar preparado quando a oportunidade certa surgir. Vocês tem alguma indicação de por onde devo começar os estudos? Livros, cursos.. Agradeço desde já.
Última resposta por Lúcio Alcântara Neto, -
- 2 respostas
- 815 visualizações
Terminei o módulo 3, anotei algumas dúvidas aqui pra a comunidade me ajudar e eu não monopolizar o plantão da segunda que vem, segue: - O FGC cobre por instituição ou por titulo de CDB que eu comprei. Exemplo: Compro Banco Master na ISAEx e NuInvest, não ultrapassei 250 mil somados os valores nas duas corretoras mesmo com a rentabilidade. Se o Banco Master quebra eu recebo o valor aportado em cada corretora? - O Raul diz que o Tesouro é um bom investimento e que o risco dele é se o Brasil quebrar. O que seria o Brasil quebrar? Mudar de moeda é quebrar? Ou só se acontecer como no caso da Venezuela? - LCI/LCA faz sentido pra quem investe pro longo prazo? Notei que a m…
Última resposta por Gabriel Albuquerque, -
-
- 5 respostas
- 644 visualizações
Pessoal, Não encontrei nenhum tópico falando disso ou se o Raul explicou em algum momento, mas estou com algumas dúvidas em relação ao preenchimento da parte de Renda Fixa. O que devemos colocar em cada um dos campos? Temos que atualizar o valor mensalmente para sabermos como vamos balancear a carteira? Obrigado, desde já, pela ajuda.
Última resposta por Luiz Eduardo de Vinicius Costa e Silva, -
-
- 1 resposta
- 353 visualizações
Bom dia, estou passando por situação financeira meio turbulenta. vendi um veiculo por 74 mil, separei parte desse valor para reserva de emergência. sou autônomo mais de 60\% da renda comprometida com gastos fixo. Gostaria de saber como aplica esse dinheiro da venda do veiculo para render? não consigo fazer muitos aportes mensais por causa do meu gasto fixo. tinha pensando em dividir esse dinheiro em renda fixa e renda variável, na renda variável minha ideia é compra e não vender , porem se eu fazer isso não vou conseguir rendimento do dinheiro correto? Eu deveria por tudo em renda fixa e com os lucros compra ações? qual seria o modo mais eficiente?
Última resposta por Glauber Da Silva, -
- 3 respostas
- 525 visualizações
Prezados colegas, Este módulo de renda fixa suscitou algumas dúvidas. Todavia, não posso participar das aulas ao vivo nas segundas-feiras à noite, visto que sou professor universitário e leciono justamente nesse horário. Por isso, gostaria de pedir um favor. Ficaria muito grato se alguém da Turma 12 puder me representar na Live de hoje (08/08/22), apresentando as seguintes dúvidas para o Raul: 1ª dúvida: em termos de rentabilidade e liquidez, há alguma desvantagem do TESOURO SELIC em relação a um CDB atrelado ao CDI? 2ª dúvida: tratando-se de TESOURO DIRETO (seja SELIC, seja IPCA+ etc.), há alguma tarifa cobrada por grandes bancos que não seria cobrada por corre…
Última resposta por Fabio Aragone, -
- 0 respostas
- 488 visualizações
Prezados colegas, Como havia mencionado anteriormente, não poderei participar das aulas ao vivo, pois leciono justamente neste horário. Selecionei algumas dúvidas para a próxima livre sobre renda variável. Alguém se habilita para apresentá-las ao Raul? Da última vez, o Marcelo Ribeiro quebrou esse galho. Se puder reiterar o favor, eu agradeço muito! A credito que as respectivas informações interessam a todos: 1ª dúvida: no livro "o investidor inteligente", Benjamin Graham sugere como percentual para alocação em renda variável, a depender do perfil do investidor, entre 25\% e 75\%. Você concorda? 2ª dúvida: para aqueles que já possuem algum capital (além da reserva de e…
-
- 2 respostas
- 517 visualizações
Prezados Colegas, Primeiramente, gostaria de agradecer novamente ao Marcelo Ribeiro que me fez o favor de apresentar minhas dúvidas ao Raul mais uma vez. Em relação à próxima live (22/08/22), tenho apenas duas dúvidas que gostaria de esclarecer: 1ª dúvida: o que seria considerada um bom dividend yeld e uma boa liquidez em relação aos FIIs? 2ª dúvida: considerando um imóvel que valorizou aproximadamente 25\% nos últimos 6 anos e rende cerca de 0,4\% a.m. (líquido), seria melhor vendê-lo e investir o valor em FIIs (ou outros tipos de ativos)? PS: eu não tenho aquela voz de Cid Moreira, Raul. Qualquer dia darei um jeito de participar da live! Muito obrigado!
Última resposta por Fabio Aragone, -
- 1 resposta
- 801 visualizações
Fala comunidade! Fiquei com algumas dúvidas em relação a essa aula: 1. O Raul comenta que a CVM garante direito de subscrição aqui no Brasil. Como isso funciona nos principais mercados internacionais? Isso também é direito lá fora? 2. Quando você tem BDRs (eu sei... eu não deveria ter BDR... deveria investir direto, mas tô com umas bombas na mão aqui, vou corrigindo ao longo do tempo) e a empresa faz follow on primário, você também tem o direito de fazer nova subscrição nas BDRs? 3. Quando acontece uma nova oferta com direito de subscrição, normalmente as corretoras avisam por email ou tenho que entrar na plataforma pra ver? Como funciona na Isa?
Última resposta por Gabriel Barros Medeiros, -
- 4 respostas
- 701 visualizações
Galera, Módulo 4, Aula 13, fiquei com as seguintes dúvidas: 1. Quando uma empresa tem mais de um tipo de emissão (ON, PN e UNIT) e ela faz um split ou inplit, ela é obrigada a fazer na mesma proporção em todos os papéis ou pode acontecer esse movimento só em um tipo de emissão? 2. o que acontece quando o inplit (o grupamento) faz com que você fique com uma fração de ação? Tipo, tenho 35 ações e a empresa faz um inplit de 10:1, então eu ficaria com 3,5 ações?
Última resposta por Flavio Prado,