💬 Comunidade AUVP
-
- 3 respostas
- 664 visualizações
Boa noite pessoal, Coloquei um valor no Tesouro SELIC + 0,17% para 2029, hoje apareceu que meu rendimento estava -0,01%, no caso fique com -10 reais, o que eu queria saber é se isso é normal ou qual o motivo disso ter acontecido? Estou no módulo 2, e o Raul havia indicado que fosse colocado nesse Tesouro antes de completar o curso, para depois começar a diversificar. Um abraço!
Última resposta por Marcella Barbosa, -
- 3 respostas
- 360 visualizações
Ignorando todas as recomendações do Raul de manter a reserva de emergência em algo que possamos sacar na hora e supondo que entendi e convenci todos vocês que vou deixar a reserva de emergência no tesouro selic, dado esse cenário: Vocês deixam esse tesouro junto com os investientos todos na corretora? Deixam apartado no seu bancão por exemplo? Consideram esse valor no diagrama do serrado? Se precisar sacar para uma, emergência, obvio, vocês sentem quee stão vendendo um investimento?
Última resposta por Ícaro Clever da Fonseca Braga, -
- 2 respostas
- 118 visualizações
Olá, boa noite! - Ontem (26/03), apliquei R$6.000,00 no Tesouro Selic 2028 (a opção mais próxima disponível) pelo BTG. Hoje, transferi mais R$1.000,00 para a conta investimento. Ao verificar o saldo, constatei que o total é de R$7.000,00. No entanto, ao acessar o portfólio, os valores estão assim: Valores em Trânsito: R$5.852,59 e Conta Investimento: R$1.147,42. Alguém sabe me explicar o que pode ter acontecido? O valor aplicado no Tesouro Selic foi de R$6.000,00, então por que aparece R$5.852,59? - Como faço para mudar meu perfil para Sofisticado? Atualmente, não consigo comprar ações nem alterar o termo. Na Rico, já consegui mudar e realizar compras de aç…
Última resposta por Evanir Lima De Souza Silva, -
- 1 resposta
- 109 visualizações
Boa tarde, pessoal. Seguinte. Quinta feira terminei o modulo 3 e decidi aportar minha reserva em renda fixa, comprei uma unidade de pré fixado 2028, só pra ver como era e o resto coloquei tudo no tesouro selic, minha intenção é deixar ali até terminar o curso. Só que aconteceu duas situações que eu não entendi. A primeira é que na compra do prefixado já diminuiu 80 centavos, comprei por 686,54 e o saldo bruto está em 685,74, aconteceu o mesmo no tesouro selic, esse então seria a comissão do BTG que foi descontada na compra? Minha segunda duvida é o seguinte, meus tesouro selic está la a 4 dias e não aumentou nem 1 centavo (tenho 36000 investido lá) achei que o rendim…
Última resposta por Flavio Prado, -
- 2 respostas
- 544 visualizações
Olá pessoal, tudo bem? Vale a pena pegar Tesouro direto atrelado a Selic quando ela está em momento de pico com previsão de redução da taxa nos próximos anos? Por exemplo: A taxa hoje tá em 12, ano que vem tá prevista pra 9 e a redução segue com os anos seguintes. É só uma estimativa eu entendo, claro a taxa pode se manter na mesma % sem redução após alguma reunião do copom. Mas o título hoje tem uma taxa fixa baixa + selic. Como: Selic + 0.04%. Nos próximos anos a previsão vai ficando 9 + 0.04%, 6 + 0.04%, etc. Tem alguma vantagem em pegar o tesouro Selic nesse momento com o indicador com previsão de redução? O pré-fixado para mim parece mais lógico de inv…
Última resposta por Guilherme Da Costa Sampaio Pinto, -
- 1 resposta
- 278 visualizações
Olá, tudo bem?! Então, estou na turma 35 me capacitando para conduzir meus investimentos de forma ativa. Na "Aula 14 - Onde investir em Renda Fixa e Reserva", aprendemos que para (1) RESERVA DE EMERGÊNCIA, (2) PRAZERES FUTUROS e (3) RESERVA DE OPORTUNIDADE alocar o recurso em TESOURO SELIC é uma boa opção (rendimento garantido, liquidez diária e baixa tarifação). Sabendo os montantes que preciso alocar para 1, 2 e 3, concentro todo esse montante em um único investimento/titulo (para Juros Compostos incidir sobre um maior montante) ou aloco em investimentos/titulos separados (para 1, 2 e 3 ficarem separados)?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 14 respostas
- 256 visualizações
Salve meus queridos e queridas da comunidade. Estava programando meu aporte para este mês e me veio uma dúvida referente ao aporte em Tesouro SELIC. Visto que a nota no diagrama para Tesouro SELIC é sempre 10 (me avisem se eu estiver interpretando errado). Nesse caso, os aportes em Tesouro SELIC devem ser constantes, independentemente do cenário económico? Ou existe alguma situação que isso mudaria?
Última resposta por Andre Nonaka Madeira, -
- 3 respostas
- 887 visualizações
Pessoal, estou finalizando o módulo 3 (T19). Vou colocar parte da reserva de emergência no Tesouro, mas fiquei na dúvida de qual (Selic ou IPCA+), qual a percepção de vocês? Hoje a minha reserva está na conta do Nubank (na conta mesmo, não em caixinhas), e aí ao finalizar o modulo 3 vou dar uma melhorada de onde guardar essa reserva.
Última resposta por Flavio Prado, -
- 5 respostas
- 763 visualizações
Pessoal, beleza? Estou no módulo 3 e eu entendi as diferenças entre o SELIC e o IPCA+. Porém, pra mim não ficou claro quando faz mais sentido comprar um ou outro... Exemplo: quero montar uma carteira para o meu filho de 6 anos iniciando com R$20mil e aportando R$500/mês durante 10 anos -> Eu não consigo saber quais parâmetros eu devo listar para decidir entre um ou outro. Conseguem me ajudar? Grato!
Última resposta por Lucas Brazil, -
- 6 respostas
- 271 visualizações
Bom dia amigo, Seguindo o conselho de nosso querido mestre sem mestrado estou deixando meus aportes no tesouro direto enquanto faço o curso e aprendo investir. Entretanto peguei uma opção de pré fixado de mais 14% aa. Um amigo meu que já investe há algum tempo me advertiu que eu deveria ter pegado o tesouro SELIC que posso sacar quando bem entender. Faz sentido o questionamento?
Última resposta por Alikaelli Porciuncula, -
- 5 respostas
- 369 visualizações
Boa noite a todos! Estou com a seguinte dúvida, pode deixar minha reserva de emergência no tesouro SELIC? Esse não sofre marcação a mercado, então independente do momento que eu for resgatar o dinheiro eu tenho 100% de certeza que nunca perderei, certo? Em uma aula do modulo 3 o Raul fala que deixa a reserva na poupança, pois em algum momento do final de semana o mercado pode estar fechado e pode ocorrer de eu não conseguir fazer resgatar no tesouro SELIC, porém essa aula e mais antiga e vai contra a muitas coisas que eu assisto, isso risco ainda existe?
Última resposta por Matheus P S, -
- 8 respostas
- 491 visualizações
Bom, fui fazer meu primeiro investimento hoje. E já comecei bem! rs Como eu pretendo investir de 20.000 em 20.000 por mes e deixar o resto no tesouro selic até lá, eu apliquei no tesouro selic a diferença e deixei 20.000 na conta. O problema é q quando fui comprar os Titulos de FII, Debentures, etc o valor final era sempre quebrado e na soma ele totalizou uns 100 r$ a mais do que o q eu tinha pra investir, como o Valor q vc investiu no tesouro selic não sai da conta na hora, tudo ocorreu sem problemas, mas ficou a dúvida do que vai ocorrer agora: 1 - A operação vai ser cancelada por faltar alguns reais pra valor investido? ou vai efetuar parc…
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 4 respostas
- 622 visualizações
Olá pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês quanto a melhor estratégia para seguir com meus investimentos. Hoje eu possuo mais de 50mil investido no título do Tesouro Selic 2025 e 8mil investido no Tesouro Selic 2026, minha dúvida é: Se com a iminente baixa dos juros futuramente só ladeira abaixo, vale levar esses títulos até o vencimento ou seria melhor resgatar agora e como a taxa Selic ainda está alta, aproveitar o restinho de bons CDB’s ou LCI’s que aparecem com rendimento até maior que esses títulos ?
Última resposta por Rafael Martins, -
- 8 respostas
- 181 visualizações
Boa noite, pessoal. Eu estava lendo a pouco a postagem de uma colega feita no último dia 04 de abril, sobre reserva de emergência no banco roxo, mas preferi criar um novo tópico, a fim de não poluir o dela com minhas dúvidas. Alguns bancos digitais oferecem contas remuneradas com liquidez imediata e rentabilidade ora de 105%, ora de 110% do CDI. Tendo em vista que grande parte desses bancos tem cobertura do FGC, com meu pouco entendimento, não entendo a recomendação e deixar algum valor de reserva de oportunidade no Tesouro Selic, pois se deixarmos nesses bancos a rentabilidade será maior, já que o IR será pelo tempo de permanência do montante investido tanto no TS, c…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 3 respostas
- 737 visualizações
Prezados, Eu não entendi quando o T. IPCA é mais vantagem que a T.Selic e vice-versa. Acredito que cada um tem uma "função", T.IPCA protege da inflação, e o T.Selic tem melhore resultados (eu acho). Qual é o melhor em que cenário? E sobre a marcação a mercado, eu vendo o título quando o preço do título está acima do esperado naquele ano? Mas se eu antecipar tem o IR que vai ser maior do que no vencimento. Como que eu calculo se é vantagem ou não vender na marcação a mercado? desde já agradeço
Última resposta por Adriano Umemura,