💬 Comunidade AUVP
-
INFLAÇÃO
por Silvia Jara-
- 1 resposta
- 452 visualizações
O governo gosta de um certo nível de inflação pois aumenta a arrecadação e libera o "teto de gasto" para fazer mais empenhos sem, na verdade, melhorar os fundamentos econômicos.
Última resposta por Raul, -
-
- 6 respostas
- 400 visualizações
Talvez seja uma dúvida meio boba, mas aula sobre inflação me deixou confusa. Sendo a inflação é dinheiro de mais na economia, porque em momentos como agora, que a pobreza e a miséria estão aumentando, e as pessoas estão com dificuldade para comprar itens básicos, ela continua aumentando? Sei que a Selic está aumentando, na tentativa de controle o IPCA, mas a sensação que fica, pra nós mortais, é que tudo já está caro de mais pra ser comprado e os preços continuam subindo. Não é tão simples assim, mas me pergunto até onde pode chegar, sem que se aumente o dinheiro circulando no mercado?
Última resposta por Anderson Pereira Pinto, -
-
- 5 respostas
- 535 visualizações
Com o IPCA batendo 10\% e o IGPM próximo de 30\% qual deveria ser nossa posição em relação aos investimentos.. Podemos ganhar algo com isso????
Última resposta por Raul, -
-
- 3 respostas
- 259 visualizações
Clima de copa e o pacotinho de figurinhas está R$4,00!!! rs Pessoal, tava de bobeira vendo qual seria o "valor justo" do pacote de figurinha do album da copa se fossemos apenas atualizar o valor de acordo com a inflação e me deparei com o seguinte cenário: Valor do pacote de figurinha em 2002: R$0,50; Valor corrigido pela inflação (IPCA) de 2002 a 2022: R$ 2,67. O valor corrigido está longe do atual, MAS, vi que o dolar no mesmo período foi de R$ 2,82 para R$5,25, aumento de 186\%. Nesse caso, além da correção da inflação, acham que seria válido aplicar a variação do dolar no preço da figurinha? Isso me fez refletir se isso não seria redundante, tendo em vista que…
Última resposta por Wesley Santos, -
- 10 respostas
- 674 visualizações
CNN Brasil: Brasil vive inflação de escassez pela 1ª vez desde Plano Real, dizem economistas. https://www.cnnbrasil.com.br/business/brasil-vive-inflacao-de-escassez-pela-1a-vez-desde-plano-real-apontam-economistas/ Essa notícia é relevante, impacta o mercado e os rendimentos imediatos, mas até pode ser bom para o aumento do investimento e consumo num futuro próximo.
Última resposta por Rômulo Machado, -
-
- 7 respostas
- 915 visualizações
Bom dia a todos, informo que ainda sou novo nos investimentos e estou participando da Turma 3 para ganhar mais conhecimentos. Uma dúvida que me veio é a seguinte: Supostamente vamos a um Brasil que nos anos de 2021 a 2025 teve uma inflação acumulada de 20\% ao ano. No mesmo tempo cronológico supomos que em janeiro de 2021 uma ação de uma determinada empresa esteja valendo R$ 100,00. A pergunta que faço é se o valor da ação tende a acompanhar indiretamente a inflação. Pergunto pois o poder de compra de R$ 1,00 no início de 2021 e do mesmo poder no final de 2025 faria com que a ação que antes valia R$ 100,00 ficaria muito barata no final de 2025 se não sofresse correções …
Última resposta por Carlos Marcos Gasparette de Oliveira, -
-
- 7 respostas
- 392 visualizações
Setembro teve a maior taxa de inflação desde o plano real. Hoje foi anunciado novo aumento no valor dos combustíveis (acima de 7\%). Não tenho muito conhecimento sobre economia. Acompanho algumas notícias e agora o que aprendi no curso e entendi o mecanismo de usar a taxa Selic para frear a inflação, mas tenho feito algumas reflexões. Todo aumento de combustíveis gera vários aumentos em cadeia então será possível controlar a inflação apenas aumentando a taxa Selic? Não seria mais necessário e eficaz alterar a política de preço dos combustíveis? Quais outras medidas poderiam ser adotadas?
Última resposta por Vitor Menezes, -
- 15 respostas
- 762 visualizações
Olá galera, Quais influenciadores de finanças vocês gostam e acompanhar? Seja no instagram ou no Youtube?
Última resposta por Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias, -
- 3 respostas
- 449 visualizações
Alguém sabe me dizer onde esta a opção para tirar o Informe de Rendimento na corretora Isaex?
Última resposta por Matheus De Castro Azzi, -
-
- 9 respostas
- 774 visualizações
Olá pessoal, Sei que estamos todos aqui estudando para buscar autonomia em nossos investimentos, mas gostaria de saber a opinião de vocês com relação a fundos. Minha dúvida, é se vocês consideram viável começar a se expor ao mercado exterior através de fundos que investem em BDR (Western Asset FIA BDR Nível I) por exemplo, que aparentemente tem boa performance. Obrigado!
Última resposta por Evelyn Santos, -
-
- 6 respostas
- 466 visualizações
Hoje começa a jornada da galera que pertencem à turma 10, assim como eu. Como estão as expectativas?
Última resposta por Julio Cesar Rosa De Lima, -
- 11 respostas
- 1.2k visualizações
Chegou o tão esperado momento de dar o inicio dos estudos dia 21/07 e pra incentivar ainda mais temos a parte 2 da A Proposta , ta boa demais essa semana!
Última resposta por Roberta Brossa Westenberger, -
- 5 respostas
- 525 visualizações
Olá, sabem dizer quando começam as aulas e quando o calendário estará atualizado com as datas da Turma 9?
Última resposta por PAULO DEL COLLE, -
- 2 respostas
- 281 visualizações
Quando você quer construir o diagrama do cerrado para uma ação que ainda não foi adquirida (mas que você já analisou e quer colocá-la em sua carteira para aportar), a sua carteira não permite anexar com 0 ativos. O Raul sugeriu colocar 1. Fiz o teste e depois cliquei em editar e escolhi remover 1. O ativo continua na carteira com quantidade 0 (zero), dessa forma o diagrama consegue sugerir algum possível aporte na quantidade correta. Na parte das ações internacionais, testei com valores quebrados e ele também aceitou (exemplo: 0,01). Espero ter ajudado.
Última resposta por Pedro Araujo Valle, -
- 5 respostas
- 403 visualizações
Durante a live anotei algumas frases que me chamaram atenção e vou compartilhar com vocês. Compartilhem as suas tb. "Ter dinheiro em um bom negócio é sempre melhor que ter papel colorido do governo" "Não fique NUNCA na mão de ninguém" "É preciso melhorar o conhecimento da sociedade ao invés de resolver tudo na canetada" "Ideia imbecil ganha apoio no Brasil" (Editado por Raul Sena - Publicação dupla - Comentário seguido na própria postagem - publicado originalmente em quinta, 22 Out 2020, 20:26.)
Última resposta por Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias,