💬 Comunidade AUVP
-
- 4 respostas
- 896 visualizações
O paradoxo de Berkson consiste na ideia de que uma grande correlação pode não ser um bom indicativo de causalidade, ainda que analisemos um grande conjunto de dados. Um exemplo deste paradoxo foi observado na Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, pesquisadores do Centro de Análise Naval norte-americano notaram que os aviões bombardeiros que voltavam da Alemanha tinham algo em comum: todos tinham marcas de tiros nas regiões central e das asas, como na imagem a seguir. A solução, portanto, parecia simples: aumentar a proteção nessas regiões. Porém a estatística estava levando a mente humana a conclusões equivocadas. Na realidade, essas já eram as regiões mais …
Última resposta por André Anjos, -
-
- 12 respostas
- 681 visualizações
Boa noite, colegas. Outro dia, numa live, conversávamos sobre livros. Estou lendo este, já conhecido de todos, penso eu, mas livro excelente para entendermos os hábitos aprendidos, criados e como mudá-los em nossa vida. Quem não leu, vale a pena.
Última resposta por Rebeca Cássia de Freitas Garcia, -
-
Na Live eu disse que tinha selecionado algumas empresas e que não conseguia realizar aportes nelas por estarem caras, o Raul me perguntou você acha que elas estão caras com base em que, e eu respondi com base no preço que eu paguei antes, ai ele falou os fundamentos mandaram um abraço kkkkkkk na hora eu não entendi, ele deu um exemplo da investidor sardinha sobre o crescimento dela de 2019 até 2022 e deu uma clareada mas não tinha entendido totalmente, estava meio nervoso Rsrs falando com o Mestre cara a cara pela primeira vez bateu frio na barriga kkkkkkkkkkk. Ele disse que eu tenho que ter uma estratégia para investir ( coisa que eu vejo ele falando basicamente t…
Última resposta por Daniel De Oliveira Alves, -
- 7 respostas
- 253 visualizações
Oi Pessoal!! Até há uns dois anos atrás, eu não ligava para investimentos. Eu era daqueles caras que achava que poupança era investimento e que cheque especial era complemento de salário. Em Abril/2020 eu comprei 5 cotas do FII MALL11 por R$ 493,00 e em Maio/2020 eu recebi R$ 2,00 em proventos. Esses 2 reais foram suficientes para abrir os olhos e me fazer querer estudar e aprender. Desde então, assisti muitas horas de vídeos no Youtube (foi assim que conheci o Raul Sena e outros canais. Ainda em 2020 li vários livros, entre eles (recomendo todos), o Investidor Inteligente, Pai Rico e Pai Pobre, Ações Comuns e Lucros Extraordinários, o Monge e o Executivo, entre o…
Última resposta por Pedro Henrique Gomes Dos Santos, -
- 1 resposta
- 246 visualizações
Eu estou estudando a empresa LWSA3 (Locaweb), é uma empresa de serviço de hospedagem, eu trabalho na área e acho que é um bom ramo. Até onde eu sei, é a única empresa do ramo que está aberta na bolsa brasileira. É uma empresa que está crescendo também e um ramo em crescimento, mas por ser o único, não tenho referencias pra comparar. O que vocês acham sobre esse caso? Como vocês analisam?
Última resposta por Raquel de Miranda Otero, -
- 7 respostas
- 415 visualizações
Um tema muito recorrente no mundo atual é a política de cancelamento nas redes sociais, principalmente no twitter, em que as pessoas se consideram juízas da internet e esperam um pequeno deslize de alguém para rapidamente acabar com sua reputação.
Última resposta por Fernando Luz, -
- 4 respostas
- 396 visualizações
Apesar que é perigoso tomar decisão com opniões dos outros, mas o que vocês acham do BRCR11? Pelo que eu estudei, tem uns pontos negativos, temporários ou não Positivo: * P/VP está baixo agora (0,67) * Bom liquidez (38.043) * DY okey (0,67\%) * Patrimônio legal também: 2,7 bi * 15 ativos * Gestor okey tambem (BTG) Negativo: * Ativos separados so em 2 estados, SP e RJ * Queda de valor patrimonial gradativa desde 2016 (teve uma subidinha no meio, mas no geral é queda) * Uma vacancia física de 21\% (acho que pode melhorar conforme o COVID vá embora) * Taxa de admin meio alto ou que pode ficar alto (0,25\% do valor de mercado) Achei os pontos positovos bem bom, mas os…
Última resposta por Rogerio Lima De Souza, -
- 7 respostas
- 572 visualizações
Pergunta: Pessoal, estou com uma dúvida meio básica. Se eu compro um CDB atrelado ao CDI, ele está atrelado ao CDI de quando eu comprei para sempre ou a rentabilidade dele vai alterando conforme altera o valor da SELIC? PERGUNTA ORIGINAL POR: Beatriz Busin.
Última resposta por Jezreel Diorgenes Viana dos Santos, -
- 2 respostas
- 340 visualizações
É comum vermos artigos, textos e vídeos sobre criptomoedas produzidos por investidores então achei bacana compartilhar esse artigo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio: https://itsrio.org/pt/artigos/qual-e-a-promessa-das-criptomoedas/
Última resposta por Anne Amorim Artiaga, -
-
- 5 respostas
- 331 visualizações
O valor do IPCA chegar a 0 é algo que considero impossível de acontecer. Porém, e se acontecesse, por algum motivo? Quais seriam o impacto disso para a economia e para a sociedade?
Última resposta por João Pedro Fornereto Soldan, -
-
-
- 7 respostas
- 369 visualizações
Nada melhor que um pensador da escola austríaca para responder essa pergunta, um texto super tranquilo, bem escrito, de forma clara e precisa. Ótimo texto do Murray. Gosto de compartilhar pq fiquei com a impressão que os outros foram bem recebidos, o intervalo entre os módulos propicia um maior tempo de interação entre a gente. Também por o curso ser mais focado em finanças, a área financeira da economia, acho que outros temas correlacionados pode agregar. https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=52
Última resposta por Felipe Nunes, -
-
-
- 21 respostas
- 721 visualizações
Fazer um aporte mais robustos e depois aportes menores durante os outros meses ou fazer aportes equilibrados entre os meses Obs: tenho uma grana na poupança e n tenho uma fonte de renda, pois sou estudante
Última resposta por Luana Dantas, -
-
- 7 respostas
- 2.9k visualizações
Salve, galera! Ao riscar o mamão no sentido vertical, longitudinalmente, ele amadurece mais rápido porque as incisões eliminam o látex contido na fruta. Essa eu aprendi com a minha avó, que sempre compra mamão verde e risca. O que será que nos espera nessa segunda live?
Última resposta por Ana Silva, -
- 12 respostas
- 995 visualizações
Boa tarde!! Estava revendo a aula sobre previdência e o Raul comentou que irá voltar nesse assunto... mas a ansiedade...rs Ele disse q a previdência nem sempre é ruim. A minha é da Brasilprev e cobra taxa de adm "baixa" (1,6\%)e não há mais nenhuma taxa. Os rendimentos estavam ótimos até 2019, pois tem parte em fundos e ações, esse ano caiu bem , mas já está recuperando. Até aí Ok. Mas é VGBL :´( . O gerente da época me disse q essa era o meu perfil...blablabla... e não tem como transferir para PGBL O Raul disse tbm que cancelar normalmente é complicado. Então não sei o q fazer.. Pensei em, de imediato, parar com os aportes. Mas depois disso é que é ..não sei se vale a p…
Última resposta por Evelyn Santos, -
- 4 respostas
- 6k visualizações
Boa tarde, pessoal! Antes da UVP, fiz alguns aportes em fundos multimercado, fundos de ações como o Alaska Black e até fundo de criptomoedas. Pelo que entendi até o momento, com nosso grau de conhecimento sendo expandido pelas aulas, os fundos não são um bom negócio, por terem taxa de administração, perfomance, etc... O que acham? Melhor deixar eles de canto, parar de aportar e ver o que acontece? Vender o quanto antes? Vender quando a alíquota de IR estiver na mínima? Não sei qual caminho seguir... ?♀️?♀️?♀️
Última resposta por Diego Compagnoni,