💬 Comunidade AUVP
-
- 14 respostas
- 2k visualizações
Oi Sardinhas!! Eu sei que no final, a decisão é minha, mas queria saber o que o nosso cardume acha sobre o seguinte: Eu já tenho uma reserva de emergência formada, capaz de suportar os meus custos mensais por 6 meses com folga. Esse montante está investido hoje em CDBs de 2 bancos, que tem disponibilidade D0 e que me pagam 100\% do CDI, que equivale a uns 5\% aa, líquido. Por outro lado, eu sou fã de Fundos Imobiliários. A DY médio da minha carteira de FIIs é de pouco mais de 10\% a.m., numa composição 50\% Tijolo e 50\% Papel. Minha estratégia de reinvestimento dos proventos dos fundos, de modo a turbiná-los é de sempre reinvestir os proventos. Se o valor do provent…
Última resposta por Mário Tureck, -
- 9 respostas
- 614 visualizações
Vi pessoas postando sobre onde deixar a reserva de emergência, até mesmo o Raul citou nas aulas que deixa a reserva dele na conta corrente. Não necessariamente, precisa deixar toda sua reserva de emergência na conta. Eu por exemplo, deixo uma pequena quantia (2k, que na minha opinião é suficiente para cobrir qualquer emergência que surgir no período em que a bolsa não está aberta) na poupança do nubank e o restante deixo em Tesouro Direto. Acredito que como eu, muita gente deve ter um valor em reserva de emergência considerável, e na minha humilde opinião, não vejo necessidade de deixar uma quantia dessas, (quase 30k) na conta do nubank. Não faço isso apenas pela rentabil…
Última resposta por Diego Gustavo Santos Alves, -
-
- 5 respostas
- 554 visualizações
Só devemos usar a reserva de oportunidade em crises, correto? Mas e se essa crise demorar muitos anos para vir? O dinheiro vai ficar parado durante todo esse tempo, perdendo rentabilidade?
Última resposta por ANTONIO PEREIRA DE SOUZA JUNIOR, -
-
- 7 respostas
- 472 visualizações
Pessoal, como vocês definem quando é o momento de usar a Reserva de Oportunidade? Agora parece um bom momento mas sempre tem algo acontecendo que faz parecer ser um bom momento. Como vocês fazem para definir entre esperar e desfazer a Reserva de Opotunidade para aportar?
Última resposta por Alexandre Luiz Lopreto Manzoni, -
- 7 respostas
- 585 visualizações
Estou com minha reserva de emergência finalizada. Dá uma sensação de alívio kkkk Eu gostaria agora de ter uma reserva de oportunidade. Entendi que não é algo obrigatório, mas para quem já tem uma, vocês também utilizaram o mesmo critério quantitativo da reserva de emergência? Digo, para montar a reserva de oportunidade vocês usaram 6 meses do salário? Imagino que seja uma decisão bem particular, mas quais critérios vocês utilizam? Gostaria de ouvir vocês para ter uma ideia para montar a minha. Obrigado.
Última resposta por Gabriel Albuquerque, -
- 6 respostas
- 589 visualizações
como estudado devemos ter ouro a partir de um volume considerável de patrimônio. O dinheiro separado para esse tipo de ativo serve para caso tenha uma grande recessão e possamos nos prevenir, mas e se esse valor em ouro esteja na Bolsa de valores há a possibilidade de não conseguir saca-lo? O melhor a se fazer é ter ouro físico para a porcentagem de reserva de valor?
Última resposta por Marcelo R, -
- 7 respostas
- 440 visualizações
Bom dia. Meu intuito não é falar sobre política, nem ser pessimista, mas tenho uma dúvida que me persegue há cerca de 2 anos, quando comecei a estudar sobre investimentos em renda variável. Focamos no longo prazo, tenho total confiança nisso, mas como ficou quem investiu no longo prazo na Venezuela, em Cuba, na Argentina? Só vejo mecanismos de proteção efetiva, com as reservas de valor e exteriorização do capital. Como estão as bolsas desses países quebrados hoje? Quais indícios os investidores de lá tiveram? Estudei uma teoria que fala sobre os "vôos de galinha do mercado" , antes da ruína. Como saber se estaremos passando por um ciclo de mercado, absolutamente comum e b…
Última resposta por Roberto Rodrigues De Lima Barreto, -
- 7 respostas
- 532 visualizações
Fala Sardinhas! Uma parte da minha reserva de emergência está na Selic, porém ultrapassou os 10k, dei uma pesquisada e isso significa que vou pagar a custódia anual de 20\% da B3 sobre esse valor excedente dos 10k. Levando em consideração que é uma reserva de emergência, o ideal seria retirar esse valor excedente e aplicar em outro local como uma CDB de liquidez diária? Qual a opinião de vocês? Taxa de custódia do Tesouro Direto: o que você precisa saber: https://riconnect.rico.com.vc/insight/tesouro-direto-taxa-custodia#:~:text=Caso\%20voc\%C3\%AA\%20invista\%20mais\%20de,sobre\%20R\%24\%20100\%2C00.
Última resposta por Franklin Lucas Rocha E Lima, -
-
- 8 respostas
- 351 visualizações
Olá Sardinhas, gostaria da opinião de vocês com relação a distribuição da carteira. Um erro que vejo que cometo é ter 80\% dos meus investimentos em renda variável e 20\% em renda fixa. No módulo 1 o Raúl fala em reservas de oportunidade e de emergência. Aonde vocês colocam esses valores? Poupança? CDB de liquidez diária? Eu sei que minha carteira está desequilibrada. Mas até o final do curso tenho certeza que vou aprender a diversificar os investimentos. Abraços!!!
Última resposta por Diogo Screpec, -
-
- 6 respostas
- 477 visualizações
Pessoa, tudo bem? Sou PJ e o negócio é recente, por isso quero começar a separar um valor da empresa como capital de giro e outro reserva de emergência. Quais seriam os lugares e opções para essa "reserva emergencial empresarial"?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 3 respostas
- 495 visualizações
Boa noite pessoal! Como vocês organizam suas diferentes reservas, como a de emergência, de oportunidade, ou de metas de curto prazo? Deixam todas em um único investimento (no meu caso CDB 100\% cdi do Itaú, liquidez diária), ou usam uma aplicação diferente pra cada reserva?
Última resposta por Pedro Gomes, -
- 4 respostas
- 272 visualizações
Olá Pessoal, Tenho empresa e faço algumas reservas, observei que a PJ não conta por exemplo com um Tesouro SELIC onde podemos mater uma reserva evitando ser corroída pela inflação. O que vocês usam para este fim?
Última resposta por Leandro Lopes Varanda, -
- 4 respostas
- 2.9k visualizações
Acabei de receber um comunicado da Órama sobre o resgate antecipado de um CRI da Tecnica que comprei pela IsaEx. Como não entendi muito bom, queria saber se alguém aqui consegue explicar melhor, por favor. Esse resgate é facultativo? Perde-se alguma coisa fazendo a antecipação?
Última resposta por David Gutemberg De Oliveira, -
- 6 respostas
- 747 visualizações
Bom dia pessoal! Tem uma dúvida que tem me perseguido a um tempo! Eu já investia um pouco em ações no Brasil! Agora com o curso, a tendencia é diversificar mais com criptomoedas, ouro e investimentos no exterior! O que acontece é que das pessoas próximas a mim, ninguém se interessa muito por investimentos! Como eu faço para garantir que, caso eu morra :0, meus familiares vão conseguir resgatar estes valores, mesmo não entendendo nada dos mecanismos que eu usava para investir?
Última resposta por Helder Fonseca, -
- 1 resposta
- 593 visualizações
Fui fazer um aporte hoje (10/11) em um título de IPCA+ com vencimento pra 2027, lá na aba de resgate ele fala que eu só posso resgatar no vencimento, nesses casos ele não sofre de marcação a mercado, e eu realmente só posso fazer o resgate no vencimento?
Última resposta por Flavio Prado,