Quando pensar em contrafluxo não observe o valor da taxa Selic e sim a porcentagem ligada a ela que o título paga. Quando a taxa Selic está alta, os títulos ligados ao CDI costumam variar próximo a 100% e por isso um título pré-fixado é interessante, pois naquele momento as instituições precisam apresentar as melhores taxas possíveis; um exemplo hoje, com a taxa Selic a 12,5% com projeção de 15% faz com que os títulos pré-fixados fiquem em torno de 16 - 17% para competir com títulos 150% CDI.
Pensando que, a depender do tempo em que seu investimento fique preso no título escolhido, se futuramente a Taxa Selic cair (como já vimos chegar a 4% no passado) quem comprou atrelado ao CDI vai ver os mesmos 150% que rendiam 18,75% render 6%, mas quem comprou com taxa pré-fixada manteve a boa rentabilidade, que na época era menor que a atrelada ao CDI.
Por que comprar títulos atrelados ao CDI quando a Taxa Selic estiver baixa? Porque neste cenário, para atrair investidores, as taxas podem chegar à 400%, improvável se pensarmos em uma taxa Selic alta.
Essa é a base do contrafluxo.