Bom dia, pessoal!
Estou aproveitando esse momento de dólar enfraquecido e descontado para montar minha posição lá fora. Estava dando uma olhada no post sobre os ETF's Internacionais e acabei escolhendo 6 ativos, gostaria da opinião de vocês sobre minhas escolhas, se concordam ou deixei algo passar...
Ativos e notas do diagrama:
IVV - Nota 13
· Estratégia: acompanha o desempenho do índice S&P 500, composto pelas quinhentas maiores empresas dos EUA com participação ponderada pela capitalização de mercado, ou seja, quanto maior a empresa, maior seu peso no índice.
· Composição: no geral o índice é bem diversificado, mas Big Techs figuram entre as maiores empresas, como Apple e Microsoft, além dos setores financeiro, saúde e comércio.
EFV - Nota 15
· Estratégia: seleciona empresas de países desenvolvidos (excluindo EUA e Canadá) utilizando filtros de Valuation como P/VP, P/L e Dividend Yield.
· Composição: suas 10 maiores posições são 19,5% da carteira, investindo principalmente no Japão, Reino Unido, Alemanha e França.
· Considerações: uma alternativa viável para comprar empresas supostamente baratas no mercado global e diversificar os investimentos além dos EUA.
RPV - Nota 15
· Estratégia: investe nas 33% melhores empresas do S&P 500 utilizando métricas de Valuation. Cada empresa recebe uma nota que será proporcional à sua participação, semelhante ao Diagrama do Cerrado.
· Composição: apesar de investir nos EUA não possui Big Techs, visto que negociam com múltiplos mais elevados. Suas 10 maiores posições são 23,6% da carteira.
· Considerações: atualmente (06/2023) possui um P/L de 10,8 enquanto o S&P 500 negocia a 23,1x lucros.
IQLT - Nota 13
· Estratégia: investe em empresas de países desenvolvidos fora dos EUA, usando filtros de ROE, endividamento e variabilidade de receitas, com limite de 5% para cada empresa.
· Composição: suas 10 maiores posições são 28,1% da carteira e dentre suas empresas conhecidas estão LVMH, Nestlé e Unilever.
· Considerações: uma opção viável para ter exposição global fora dos EUA, utilizando filtros fundamentalistas nas empresas em uma carteira diversificada.
VNQ - Nota 11
· Estratégia: investe em REITs, empresas que compram e operam imóveis, similar aos FIIs. Sua carteira também é ponderada por capitalização de mercado.
· Composição: a carteira é bem diversificada em vários segmentos do mercado imobiliário.
· Considerações: investir no VNQ é semelhante a investir no mercado imobiliário norte-americano. Adequado para diversificar os riscos de ações e seus dividendos produzem um bom fluxo de proventos em várias condições de mercado.
VBR - Nota 5
· Estratégia: investe em small-caps dos EUA utilizando métricas de Valuation.
· Composição: possui quase 900 empresas em uma carteira extremamente diversificada, suas 10 maiores posições são apenas 5,9% da composição.
· Considerações: é uma ótima alternativa para investir em small-caps supostamente baratas no mercado dos EUA.
Créditos das informações são do @Matheus Malheiros Pinto