-
Interações
270 -
Entrou
-
Última visita
-
Dias Ganhos
1
Respostas da comunidade
-
Marlon De Sena's post em Qual a melhor forma de começar na renda variável? ETF's? foi marcado como a melhor resposta
Isso vai do seu perfil mas eu começaria com algo bem neutro inclusive não focado apenas em um país. Um exemplo é o VT que abrange o mundo inteiro com pesos de acordo com o valor de mercado.
É relação a ibovespa nem pense nisso. Ibov é um péssimo índice. É também já está inserido nesse etf global.
No Brasil eu prefiro por escolher minhas próprias ações e fiis.
-
Marlon De Sena's post em Qual bancão deixar a reserva de emergencia? foi marcado como a melhor resposta
Conheço Itau e Santander, ambos são bons. Lembro que o Itaú tinha um CDB 100% CDI liquidez diária, não sei se ainda tem. O Santander no pacote essencial tem esse 99% do CDI que o Adriano comentou, eu tinha um cdb 100% CDI pois tinha conta Van Gogh gratis por ter vinculo com a empresa onde eu trabalhava. Mas 1% não faz diferença pra reserva de emergencia, qualquer um estará ótimo pela liquidez.
Você pode deixar na poupança também ao invés da conta corrente (ou dividir) para perder menos dinheiro pois é facil sacar da poupança no caixa eletronico e a conta poupança não pode ser bloqueada judicialmente.
O bom do itaú que hoje em dia é praticamente um banco digital, até pra encerrar a conta faz pelo app.
Mas tem que avaliar o que é mais viável no local onde você mora, qualidade do atendimento (pergunte a pessoas da sua cidade) e quantidade de agencias. Ou seja, quando você precisar ir na agência, eles tem que resolver seu problema caso contrário será mais dor de cabeça.
Tem cidade que um banco é bom e outro é ruim etc. Por exemplo , onde eu morava o Banco do Brasil e Bradesco são péssimos (a nivel de gerente tentando passar a perna), já Santander e Itaú são bons, mas não é regra, realmente vai das pessoas que trabalham nas agencias... O melhor nesse caso é indicação de algum amigo que mora perto de você.
-
Marlon De Sena's post em Critério de seleção de FIIs. foi marcado como a melhor resposta
Na minha carteira considerei os pontos abaixo:
tamanho e volume negociado (maior melhor) Qualidade da gestora - Histórico bom, sem grandes cagadas passadas, qualidade e transparencia dos relatórios Diversificação de ativos (mais ativos melhor) - Para papel o ideal é ser bem pulverizado Qualidade dos ativos - se conseguir avaliar isso é bom, mas nem sempre é possível, em geral tenta dar uma olhada nas fotos dos imóveis no RI e ver se não são muito ultrapassados. Para FIIs de papel da uma olhada na qualidade dos CRIs. Diversificação geográfica Diversificação de clientes (evitar concentração de clientes para tijolo) Evitar correlação entre os ativos - por exemplo ter 2 FIIs com grande parte do portifolio locado para o mesmo cliente. Dividend yeld histórico consistente (se crescente melhor) (eu desconsidero a pandemia) P/VP Histórico (ideal comprar algo abaixo ou no máximo igual ao P/VP historico para tijolo, para papel sempre até 1) Em questão a giro de carteira não acho algo a se preocupar, apenas se o FII perder os fundamentos e não fizer mais sentido na sua estratégia. Para FIIs de Papel o Matheus deu uma resposta boa no meu tópico:
-
Marlon De Sena's post em Historias semelhantes... foi marcado como a melhor resposta
Oii Mariana, que pena ler essa historia da sua mãe. Espero que você esteja bem.
O primeiro passo e de grande importancia está tomado que foi investir no seu conhecimento adquirindo a AVUP.
Não sei como está dividido seu orçamento pessoal. Você consegue um valor mensal para ir formando a reserva e ir pagando as parcelas em paralelo? Caso não consiga teria que compartilhar sua planilha de orçamento pessoal para ver o que da pra melhorar. *não sou especialista mas consegui me organizar financeiramente depois que controlar via planilha.
Como ex-endividado minha sugestão é: se você negociou com o banco em parcelas mesmo que com juros e consegue pagar as parcelas sem aperto, continue pagando as parcelas sem antecipar e forme sua reserva de emergência em paralelo. Quando tiver sua reserva formada comece a tentar antecipar essa dívida aos poucos. Mas de qualquer forma depende de como está seu orçamento pessoal...
Sugiro começar a investir somente após concluida sua reserva de emergência e dívida (considerando que a divida deve ter um juros abusivo ou mais que 13% ao ano). Com as duas coisas em andamento é muito arriscado pois você poderá precisar do dinheiro rápido e ter que vender seus investimentos na baixa ou fazer mais dívidas.