Jump to content

Andre Gomes

Turma 21
  • Interações

    64
  • Entrou

  • Última visita

1 Seguidor

Sobre Andre Gomes

  • Aniversário 04/11/1975

Visitantes recentes no perfil

O bloco de visitantes recentes está bloqueado no momento, e não está sendo exibido para nenhum outro usuário.

Conquistas de Andre Gomes

Membro Prata

Membro Prata (4/12)

  • Seus tentáculos estão por toda parte!
  • Puxador de papo!
  • Descobridor implacável!
  • Estudioso implacável!
  • Rápido no gatilho!

Badges recentes

170

Reputação

  1. Acredito que as principais vantagens estão na previsibilidade dos ganhos, na proteção contra a inflação (títulos atrelados ao IPCA+ taxa) e insenção de imposto de renda (no caso das debêntures, apenas as incentivadas). Mas o risco é o mesmo em relação à saúde financeira da empresa emissora. Vc investiria em debêntures de uma empresa da qual vc não se tornaria sócio? acho que não... A diversificação do investimento também pode ser colacada na lista, mas tem mais a ver com a maneira de receber os rendimentos. Quanto aos ganhos, como é que uma empresa vai pagar os títulos se ela não tiver sucesso em seus empreendimentos? Se não lucrar? Portanto, as ações necessariamente têm que render mais do que o prometido nos títulos para que a empresa não se afunde em dívidas.
  2. Compartilho seu sentimento Juiano. Também comecei tarde. Estou fazendo 49 semana que vem. Fiquei por um bom tempo desanimado tb, pensando no tempo que perdi por desconhecimento, que levou até ao medo de investir, já que não sabia como funcionava. Concluí que o passado serve para ser analisado, mas não pode ser revivido, então vamos tocar a vida daqui pra frente com a lição aprendida. Não perca mais tempo! Só isso. planeje e siga o planejado. O tempo que está a frente com certeza ainda é suficeinte pra fazer um monte de coisa legal. E saber investir para poder fazê-las é que vai te levar até lá. E tem tb o seguinte: apenas investir não vai deixar ninguém rico. Mesmo se começar cedo. O que temos qd somos jovens é tempo para errar e recomeçar. Então agora vc está fazendo o mais importante, que é aprender pra não fazer besteira. Sua força de trabalho é o mais importante. E viver com qualidade usando o dinheiro para viver ao invés de viver apenas para acumular dinheiro. Qd chegar a hora de parar, parar com tranquilidade. Abs!!!!
  3. Posso pegar uma carona aqui??? Eu tenho títulos IPCA+, mas caí no conto do acessor e comprei da corretora um título com vencimento em 2060. Portanto, não tenho qq expectativa de levar até vencimento. E aí fica a mesma pergunta do Tiago, quando vender, pensando nesse caso, que não há perspectiva de levar até o vencimento?? Abs!
  4. Interessante que, nos últimos 5 anos, o DIVO11 seguiu fidedignamente o IDIV, enquanto o IDIV rendeu mais que o dobro do IBOV, ainda que seguindo forte correlação com as oscilações ao longo desse período. Vi que o fundo usa os dividendos para aumentar o patrimônio, de forma a repassar aos cotistas os dividendos, na forma de valorização das cotas. - Dá para concluir daí que o pagamento de dividendos também teria forte correlação com a variação do IBOV, e que o IDIV descolaria do IBOV nos momentos de alta da bolsa brasileira? - Ou descolaria na baixa da bolsa, onde o pagamento de dividendos representa o negócio em si e não o valor de mercado? Eu tb tenho mais idade e planos para a aposentadoria em 10 a 15 anos, de forma a buscar uma carteira de dividendos, mas para quem busca aumento de patrimônio e não quer fazer stock picking, seria o DIVO11 uma boa estratégia?
  5. Vc deve ter visto que BOVA11 é um fundo de indice que replica o IBOVESPA. Ou seja, ele vai acompanhar a variação do IBOVESPA, que vc tb deve ter visto que não é um índice mutio bom, ou representativo, porque alguns ativos têm um peso muito grande. Mas representaria investir passivamente no ibovespa, sem decidir quais seriam as melhores ações ou empresas para a sua estratégia de investimento. Se a estratégia for essa mesmo, investir passivamente na bolsa brasileira, então compra-se BOVA11. Se vc considera que aprendeu a escolher as empresar e seus ativos e que quer vc mesmo decidir de que empresas quer ser sócio, aí vc faz o processo de avaliar cada empresa e compra as ações que vc quer. Vai ter gente que vai dizer que não vale, pq o índice é ruim e dá ter melhores rendimentos escolhendo suas empresas/ações. Tem gente que vai dizer que dá muito trabalho avaliar, ou que é muito difícil, e vai preferir investir no índice, passivamente.
  6. Bom dia Dimas, Kinea é a gestora. Há vários fundos geridos pela Kinea. Se vc tem cotas de qq um desses, eventualmente receberá a convocação para as assembléias. Todos os cotistas recebem. Como foi dito, não é obrigatório votar, mas é interessante ler sobre o que se trata e se há algi a mais do que aprovação de balanços. Mudanças de gestão, no regimento, na composição da carteira, são coisas pra se prestar atenção.
  7. É uma operação com Bonds de Braskem. O problema é que o AI não oferece como COE e sim como "operação de renda fixa atrelada a títulos internacioanais... Mandei aí alguns detalhes do DIE. É praticamente uma tranferência de riscos para o investidor, com uma promessa de Di futuro+3%. Se der ruim com a Braskem Netherlands, o investidor aqui se ferra. Se der muito certo, ele recebe o que foi prometido pela corretora e só. Pra quem quer investir em bonds de Braskem é melhor investir direto com uma corretora internacional.
  8. Finalmente o DIE: (obrigado a @Waleska Barros que tb ajudou a achar essa pérola) As pegadinhas estão aí. A corretora toma o nosso dinheiro investe em bonds da Braskem. Se der ruim a corretora cancela e não paga, ou calcula "o valor a mercado" e "se for positivo".... eles pagam. Alguns detalhos do DIE abaixo. Espero que sirva pra todos que verem esse post, que é preciso exigir as informações sobre o que está sendo oferecido. É uma operação com bonds de Braskem NetherlandsModalidade: Investimento com Valor Nominal em Risco Condição de Vencimento Antecipado: Caso, a qualquer momento entre a Data de Início e a Data de Vencimento, pelo menos um dos Eventos do Ativo Subjacente ocorram. Eventos do Ativo Subjacente: Os pagamentos dos Cupons Condicionais em cada uma das Datas de Pagamento Intermediárias ou na Data de Vencimento Final estão sujeitos à não ocorrência, até a respectiva Data de Pagamento Intermediária ou até a Data de Vencimento Final, conforme o caso, de qualquer um dos eventos abaixo: (i) Ausência ou falha de pagamento por parte do emissor do Ativo Subjacente ao emissor do COE. Em caso de ausência ou falha de pagamento, os pagamentos em cada uma das Datas de Pagamento Intermediárias dos respectivos Cupons Condicionais e/ou Valor Nominal deste COE ficarão suspensos por até 10 dias. Caso não haja a verificação do pagamento dentro deste prazo, a ausência de pagamento será confirmada. (ii) Caso o emissor do Ativo Subjacente exerça qualquer direito de repactuação ou mudança do fluxo de caixa previsto do Ativo Subjacente, seja por aprovação em assembleia ou por exercício de opção ou direito previstos no documento original de emissão do Ativo Subjacente. (iii) Caso o emissor do Ativo Subjacente realize a recompra ou o resgate antecipado do Ativo Subjacente por qualquer motivo. (iv) Caso o emissor do Ativo Subjacente declare o não pagamento de qualquer uma das obrigações do Ativo Subjacente. (v) Caso ocorra qualquer outro evento de inadimplemento adicional, mencionados nos documentos originais da emissão do Ativo Subjacente. (vi) Caso a Barreira de Vencimento Antecipada seja atingida em qualquer momento entre a Data de Início e a Data de Vencimento deste COE. Barreira de Vencimento Antecipado: Caso o preço de fechamento do Ativo Subjacente em qualquer data entre a Data de Início e a Data de Vencimento Final seja menor ou igual do que 50% do Preço Inicial, na Moeda de Cotação.
  9. Aí é que está a armadilha, ele não vende como COE. Tem que se interessar pra entender o que é. E até o final ele insiste em dizer que vc está investindo em Braskem no exterior. Qd eu vi o que era resolvi perturbar o cara. Eu já ouvi baboseira de assesor antes, mas já estou vacinado. Estou até com preconceito. QQ comunicação de assessoria eu já olho torto. Mas muita gente vai entrar nessa pq o disfarce é bem feito. E eu que a gente precisa mostrar pra todo mundo a engação que é.
  10. É o caso desse. Ele não vende cmo COE. A dúvida é sincera: Estão montando COE com taxa pré? Mas meu interesse aqui é entregar como estão disfarçando ativos enganosos e discutir a questão porque tem um monte de gente que nem sabe o que é um COE ou não saberia identificar esse pelo que foi dito e enviado pelo tal assessor.
  11. Pois é @Waleska Barros, eu só tenho essas informações pq resolvi cutucar o cara com perguntas. COE não são algo atrativo pra mim, mas até essa semana não tinha visto um COE "pré-fixado". Então resolvi trazer o assunto aqui. Esse COE deve estar pagando uma ótima comissão. Veja que tb te ofereceram e deve ter mais uma montão de gente aqui qeu usa a mesma corretora e deve estar recebendo essa oferta.
  12. Esses dias recebi mais uma ligação do assessor da corretora. Agora a proposta é de um COE, "com exposição internacional" que investe em bonds da Braskem no exterior e promete pagar uma taxa pré-fixada de 14,66%, que na verdade é uma promessa de DI 1F33, ou seja DI futuro mais 3,0%. Na projeção desse mês daria em torno de 14%. Não consegui achar a pegadinha nessa. Mas questionei: Onde está a internacionalização se a promessa é DI+3%. A primeira resposta é que eu estava investindo em bonds da Braskem. Argumentei: Mas eu estou emprestando dinheiro a vcs para comprarem os Bonds e vcs não me pagam a exposição ao câmbio - Respota: é na verdade não tem exposição ao câmbio, mas vc investindo na Braskem. Mas como, se eu estou comprando um COE aqui? Ah, mas a corretora te paga o DI mais os juros dos Bonds.... Enfim, o assessor não arreda pé. Mas ele conseguiu me deixar confuso quanto à taxa pré-fixada. A discussão então seria: Existe mesmo COE "pré-fixado"?? Onde está a pegadinha? PS: Já pedi o prospecto, ele só me manda a avaliação da Braskem, que, claro, no momento não é positiva.....
  13. Acabamos de ter a Bienal do livro aqui no Rio. Comprei vários, entre eles o Homem mais rico da babilônia. Mas ainda estão todos nas bolsas. Vamos ver quanto tempo eles vão passar lá, coitadinhos...
  14. Sapiens - tinha começado e ficou um tempão na minha cabeceira. Retomei agora. Acabei de terminar a biografia da Rita Lee. A 1a. Bem legal, pra quem gosta de biografias. Não sei pq, mas engrenei algumas : Antônio Emírio de Moraes (por José Pastore), Eric Clapton e agora terminei essa...
×
×
  • Criar novo...