Fala Rodrigo, blz ? já fiz algumas algumas viagens internacionais e vou tentar compartilhar contigo um pouco da minha experiência sobre sua questão.
Pontos importantes na minha opinião:
- Só use cartão de crédito internacional em caso de emergência (IOF caro), dê preferência para cartão de débito direto da moeda local.
- Não leve muita grana em espécie, leve uns 200 euros e caso precise de mais faça um saque nos ATM.
- sobre cartão de débito, o grande pulo do gato é: tenha cartões das duas grandes bandeiras (Visa e Mastercard).
Pode parecer besteira isso mas em diversos casos quando eu estive nessas viagens eu chegava pra pagar algo com um cartão da bandeira X e dava pau.. tentava de novo.. pau.. mudava o cartão para a outra bandeira e funcionava. Tem lógica ? Não, nenhuma, eu sei porém aconteceu comigo não foi uma e nem duas vezes não, foram váriaaaaaas.
Como conseguir isso ?
Abra uma conta na Wise que eles vão te dar um cartão Visa.
Abra uma conta na Nomad ou Avenue e eles vão te dar um cartão Mastercard.
Ambos são gratuitos e super faceis de mandar grana em real e fazer o cambio para outra moeda. Eu te aconselho a dividir toda a grana que vai levar nas duas contas e sempre saia com ambos os cartões. Links de indicação, caso deseje: https://wise.com/invite/a/rodolfoazevedob e https://nomad.onelink.me/wIQT/ConviteNomad
Uma dica de ouro:
Chegando no hotel coloque um cartão de crédito internacional no cofre durante toda sua estadia pois se caso vc perca sua carteira com os dois cartões de débito vc terá a tranquilidade de ainda ter esse cartão no hotel e não passará sufocos. Sofri isso na pele em minha última viagem para Chicago, perdi minha carteira com TODOOOOOS meus cartões no penultimo dia de viagem e o ultimo dia foi um sofrimento para fazer as coisas. Ter esse backup no hotel é ESSENCIAL lol
Espero ter ajudado, qlqr coisa to ai. Abraços.