Qualquer título que vá até 2027 oferecido hoje (dia 10/01/2025) passa dos 720 dias para redução de alíquota.
Sempre tem que considerar muitas variáveis:
- Se precisar do dinheiro antes dos 2 anos, vale a pena considerar as LCI e LCA, que são isentas de IR. Teria que fazer as contas para ver se qual seria mais vantajoso.
- Se não precisar do dinheiro antes dos 2 anos:
--> Análise de risco: o valor investido estará coberto pelo FGC? Então não faria tanta diferença o risco de 2 ou 3 anos de investimento em um mesmo título. Agora se o valor passar do limite do FGC, aí a análise de risco teria que ser mais criteriosa. Inclusive tem um vídeo, não me lembro se live ou vídeo do canal sobre o Banco Master.
--> Marcação a mercado. Os títulos mais longos tem mais tempo até seu pagamento para poder ter variação de preço e permitir a marcação a mercado. Porém em CDB não dá para fazer isso porque normalmente não há liquidez, quem recompra é a própria corretora e eles metem a mão. Se quiser fazer marcação a mercado, títulos do Tesouro Direto são mehores para isso.
--> 2 ou 3 anos? O título está pagando IPCA + X%, você acha que é um bom retorno para seu dinheiro? Problema é que só no futuro saberemos se a decisão de agora foi acertada ou não.
Considerando que você pegue o título de 2 anos. Vai que daqui a 2 anos, as taxas oferecidas sejam só de IPCA + X/2%. Você pode ficar arrependido de não ter pego para 3 anos. Agora, caso você pegue o de 3 anos, e daqui a 2 anos as taxas sejam 1.5 X% + IPCA, você também ficará arrependido de estar com o dinheiro preso por mais 1 anos.
--> A taxa está boa, excelente ou normal? Não sei se há um histórico para rentabilidade de CDB, se houver, gostaria de saber também. Porém há o histórico para rentabilidade do Tesouro Direto, creio que seja um bom local para se analisar as taxas ao longo da história sabendo que as taxas do Tesouro são quase sempre um pouco menores que os dos CDB's. Por lá, temos uma ideia do quanto varia a rentabiliade dos CDB's e podemos tirar uma conclusão sobre o momento atual.
No final, a resposta para sua pergunta vai ser sempre: depende..