Jump to content

Cézar Busato

Turma 24
  • Interações

    403
  • Entrou

  • Última visita

Posts postado por Cézar Busato

  1. Com a compra da AESB pela Auren, a empresa passa a ser uma gigante do setor elétrico, devido a desalavancagem da AESB sera que não é uma bela oportunidade de compras? 
    Eu invisto na AESB, acredito no que a empresa se propôs a fazer, mesmo sendo um investimento de alto risco e estar tomando chumbo, não vendi as ações mas também não tenho aportado, devido ao risco, mas agora com a compra não sei se deveria fazer ou não um aumento na porcentagem na carteira, Auren tem bons números, porem pode ter dado um passo muito grande. 

    O que vocês estão pensando deste movimento?

     

  2. On 25/04/2024 at 17:41, Allan Vinicius Duques Resende disse:

    Boa tarde pessoal! Eu estou terminando o curso da AUVP hoje, e de tudo que mais estudei e gostei foram as ações a minha paixão, quando se trata de renda variável. Gostaria de saber se na composição da minha carteira de renda variável, tanto em empresas brasileiras e no exterior, posso investir apenas em ações? Não me interessei muito pelos demais ativos, e queria focar a estudar somente as ações, o que já é muita coisa para se dedicar. Gostaria de diversificar meus investimentos em renda variável em diferentes setores de empresas (Energia, Saneamento, Bancos, Celulose, Cervejaria), mas tudo em ações. Vocês observam sérios problemas nisso?

    Cara, vai da estratégia de cada um, eu tenho um percentual inferior a 3% em fundos imobiliários, o grosso da renda variável é em ações mesmo, como tenho tempo, não pretendo me aposentar em menos de 25 anos, não vejo porque não participar massivamente do crescimento das empresas.

    Só tenho fundos para poder olhar melhor o negócio, na verdade não é uma classe de ativos que eu goste muito, embora em termos de ganhos captais me trouxeram bons retornos. 

    Se minha carteira fosse baseada em dividendos de curto prazo, sem dúvida eu deveria começar a aportar mais nesta classe, na minha estratégia, 10 anos antes da aposentadoria eu devo mudar isso.

    lembrando que a isso se aplica as porcentagens de renda variável. A renda fixa segue firme e forte com metade da carteira total de investimentos. O que já é bem agressivo se pensar que renda fixa tem menos risco e o Brasil tem taxas exorbitantes de renda fixa.

    • Me ajudou 1
  3. 23 horas atrás, Jamerson Gabriel Renosto disse:

    Estava olhando o balanço patrimonial dela e mesmo assim não consegui encontrar o tanto que ela gasta em pesquisa e desenvolvimento, alguém teria alguma noção de onde devo procurar e qual a maneira correta?

    Eu visitei a sede do Itaú, tivemos uma oportunidade única de entender a tecnologia por trás da máquina, é impressionante, passa uma enorme do PIB pelo sistema dos caras, e eles levantam e tratam estes dados, se o Brasil vai bem na próxima terça feira eles já sabem, isso com algoritmos, IA e tudo que é coisa Hitech, eu já sabia que eram monstros, mas ver ao vivo foi mais legal. Em resumo, Itaú e Itausa tem uma tecnologia monstruosa. 
    Pode por 5 estrelas em inovação que você não erra.

    • Brabo 1
  4. Galera, na minha opinião, o que mais diferencia o rico do pobre, é a preocupação com o dinheiro do básico, rico não tá ligando pra conta de luz, água e essas coisas corriqueiras do dia a dia.

    Este nível de tranquilidade se atinge com um monte de dinheiro ou com organização, no meu modo de ver a vida, com organização a pessoa atinge o mesmo nível de tranquilidade que alguém com muito mais recursos, as vezes ate os ricos estão correndo atrás de boleto, apenas por não serem organizados, por isso que não adianta desanimar.

    Quanto a passar esses valores paras os filhos, eu não tenho duvidas que é melhor que herança, quantas heranças milionárias viraram poeira na mão de um boca aberta, somente pela falta de educação financeira. Eu infelizmente conheço varias, a começar por parentes que queimaram patrimônios enormes comprando merda e não pensando no amanha.

     

     

  5. Calma, Calma Calabreso!!! Está é a frase mais sabia para investimentos.

    AURE3 não é uma empresa ruim, você pode congelar o investimento e estruturar a carteira a partir disso, com o tempo a posição vai ser diluída no seu portfólio, não precisa ter presa, pois muitas coisas que julgamos mas decisões com o tempo são ótimas compras, te digo isso por experiência própria, um monte de cagada que eu achei que tinha feito, realmente eram cagadas, mas outras foram as acoes que melhor performaram na minha carteira.

    Eu comecei todo empolgado com swing trade, so fiz merda, ai resolvi apreender um pouco sobre investimentos, as acoes que mais me lascavam e eu não vendi, foram as que me deram maiores ganhos, as dicas quentes que estavam certas e vendi com 10% de ganho, foram os piores ganhos ao longo de 3 anos. O tempo é o fator que mais importa, se não for ação porcaria em setor buxa, o tempo tende a arrumar muita coisa.

  6. Para um exemplo pratico, acredito que esta lamina ajude mais ate do que avaliar os períodos de 10 anos, então montei com 5 anos, utilizando IPCA +7% no fundo e IPCA +3% no topo. Lembrando que os exemplos eu tirei da minha imaginação, a mecânica é o que importa.

    Ou seja, o momento de contratar IPCA+ é quando o IPCA esta baixo e o mercado se predispõem a pagar um premio maior pelo dinheiro, aumentando a rentabilidade conforme o IPCA sobe, a priori, parece uma burrice e de fato é caso o IPCA não suba, mas pela logica e histórico, ele tende a subir quando esta baixo, salve em casos de resseção.

    image.png.547fad2437d651eefa701ecf259266e3.png

     

    • Brabo 1
  7. Acredito que a galera explicou muito bem, só pra deixar mais visual, este eh o gráfico de CDI e IPCA dos últimos 10 anos. Assim fica mais fácil de visualizar os momentos para o contra fluxo. 

    Nos momentos de fundo, seria a hora de contratar CDI+X, nos topos, os juros fixos, tendem a renderem mais, caso a curva siga o comportamento normal. IPCA segue a mesma logica. Porem o IPCA, tende a ter uma volatilidade maior, o que encurta os ciclos de fluxo.

    image.png.01527bd34e0a67e42441e9904ba93b9d.pngimage.png.e449c8b516e83f9390f36d6e5a5bb739.png

    • Brabo 1
  8. On 05/04/2024 at 15:46, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

    Salve colegas Sardinhas!

    Na semana passada foi divulgado no sistema da minha universidade que abriu inscrições para intercâmbio de 6 meses na Alemanha, que irá acontecer no segundo semestre deste ano.

    É meu sonho fazer um intercâmbio na Alemanha, tanto que estou aprendendo alemão desde 2021.

    A minha questão é: vai acontecer muita coisa nova pra mim, que nunca fiz antes. Tenho 26 anos e nunca viajei de avião, nunca viajei sozinho, nunca fiquei longe da família e nunca viajei para o exterior... enfim, vários "primeira vez" pra mim 😂. Às vezes, me sinto seguro se vou aguentar a pressão, mas é algo que almejo tanto para a minha vida.

    Será que vale a pena? Alguém já passou por algo parecido?

    Grato 🙏

    Cara, para mim foi a experiencia que mais mudou minha vida.

    Fiz intercambio aos 12 anos, fiquei no Nebraska, um fim de mundo americano, ia na escola regular, fui sem falar inglês, apreendi na tora, mas como eu era criança, mesmo sendo somente 2 meses, me trouxe a fluência, depois apreendi ler e escrever em inglês eu não sei ate hoje. O que mais mudou em mim foi ter a consciência que o mundo é enorme e existem diferentes culturas e modos de ver o mundo. Umas ferias diferentes me abriram diversas portas, pois pelo fato de saber falar inglês e dês de muito jovem saber como viajar, tive oportunidade de conhecer muitos países, mesmo que sendo a trabalho. 

    Minha irma morou 8 meses em Washigton DC, mas ela ja tinha 20 anos, foi com objetivo de aprimorar o inglês, hoje a fluência e escrita dela é perfeita.

    Eu acredito muito nesta experiencia, se tivesse que escolher algo para ter feito diferente na vida, seria ter ido para um intercâmbio maior, mas como comecei a trabalhar com 18 anos, me casei com 23, a coisa meio que foi se atropelando.

    Meus filhos e esposa eu pretendo mandar pros eua ano que vem para passarem o período de ferias escolares estudando inglês e vivendo no interior americano por 60 dias e quando as crianças forem maiores, pretendo que eles fiquem pelo menos 6 meses estudando inglês e andando pelo interior dos EUA.

    So tem que correr de Brasileiro e latino igual o diabo corre da cruz, pq se juntar com a turma dos latinos e brasileiros, vira salsa e samba e o resultado do intercambio piora muito.

    PS: meu Pai fez um esforço grande para que nos apreendêssemos inglês, pois ele havia trabalhado em MultiNacional e se incomodava muito com o fato de não fala inglês. 

     

    • Brabo 1
    • Me ajudou 1
  9. Uma vez eu financiei uma moto esportiva zero bala, no intuito que se eu me matasse com ela zerava a divida, no final paguei a merda da moto e não morri de acidente, mas quase me arrebento de trabalhar.

    Quando a gente é novo umas presepadas dessas servem de escola, mas se teimar com isso a coisa fica feia. 

    Foi divertido, curti muito, mas pelo lado financeiro, foi so merda.

    • HAHAHAHA 1
  10. 12 horas atrás, Diogo Favero Fabrile disse:

    Olá, pessoal,

    Recentemente, comecei a analisar alguns bancos usando determinados tickers e me deparei com uma métrica bastante intrigante no Investidor 10. Embora ela não faça parte das análises principais, me questionei sobre o motivo de serem tão baixas, especialmente ao compará-las com o CDI e o IPCA. O caso mais notável é o do Bradesco, que apresentou uma perda considerável.

    Gostaria de entender a razão disso. Será que o reinvestimento da distribuição de lucros não são contabilizados nesta métrica? Ou será que, de fato, houve uma perda nesses 5 anos?

    Desculpe pela pergunta básica, mas é algo que realmente me intrigou.

    Screenshot2024-03-28043539.png.3f15f7cf9c1438fff5378eee973f8a81.png

     

    Cara, Realmente é desanimador, mas se fizer o mesmo back test com 10 anos, o trem muda de figura.

    Como Adriano mostrou, comprando nos bons momentos, a rentabilidade dobra ou triplica com facilidade, o que fica claro é que boas empresas e tempo, dão bons resultados, pena que tem que ter paciência de Jó. 

     

  11. On 24/03/2024 at 12:30, Lina Amaral Caetano disse:

    Como consigo acesso a planilha que o Raul comentou na aula 6 do módulo de IR, com os cnpjs do FIIs para auxiliar no processo de preenchimento do IR?

    Lina, o Investidor 10 para assinantes ajuda muito, ele gera uma lista com suas posições e os cnpj`s das empresas, minha contadora pulava de alegria quando mandei pra ela.

    acho que vale a pena assinar nem que for so por um mês, para pegar o resumo de IR dos caras, como organizador de investimentos de renda variável vale muito a pena tmb. 

    • Brabo 1
  12. 22 minutes ago, Maria Izabel De Andrade disse:

    Boa noite,

    fuxicando minha conta no nubank, vi a opção INVESTIR e vi várias ações, FII's, ETF's que me interessam. Comprar por ali seria uma opção ruim? traduzindo minha pergunta: não comprar por uma corretora de investimentos e sim, pelo Nubank.

    Tem que cuidar com taxa embutida, eu uso o inter pra comprar ações, mais pela facilidade de migrar da renda fixa pra bolsa, sem ter que depositar em corretora. 

    • Brabo 1
  13. Cara, da uma estudada nos negócios, na inovação e tudo mais relacionado a wege3 e shul4, não tem nem como comparar as duas.

    São empresas muito distintas, uma é ponta de lança de vários setores, a outra fabrica maquinário básico.

    Não que shul4 seja ruim, mas sei lá, não vejo sendo a próxima weg, o lance do tag a long é muito importante no setor de bens industriais, esse setor pode passar por dificuldades ou momentos maravilhosos e isso faz com que as empresas estejam sujeitas a serem compradas, aí tag faz falta.

    Vou fazer uma análise idiota é grotesca,

    Sou cliente das duas, quando analiso o volume de dinheiro que gasto com weg e com shultz, e que quando compro motor eles tem que ser obrigatoriamente weg e compressor pode ser outro, aí que fica ruim de analisar.

    Pra resumir, se tivesse tag eu comprava shul4, fácil e com consistência, mas comparar com a weg é difícil. 
     

    Tive restrição de comprar weg por muito tempo porque o bloco de ações é muito pesado olhando o tamanho do meu aporte, até o dia que comecei a comprar no fracionário de 50 em 50 ações, aí ficou mais fácil e me ajudou a ir comprando sem medo.

     

  14. Quase 6 centavos de JCP, Weg não é muito de pagar dividendos, a empresa investe muito em inovação. 
    Não que eu veja problema em ela não ser uma boa pagadora de dividendos, mas fico pensando no dia que ela pagar, como vai ser. 
    Tomara que tenha dado tempo pra eu ter muitas ações kk
     

    • Brabo 1
  15. 1 hora atrás, Lucas Mendonça disse:

    Só da analise do aplicativo estar como "azulim" já é sinal verde.

     

    O estado não tem poder sobre a vale, como acontece com BB ou petro, vale não é estatal. Essa pressão acontece pelo fato de que o maior acionista individual da Vale é a Previ, fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil, com pouco menos de 9% das ações. Vale lembrar que o modelo de sociedade da vale é corporation.

     

    Uma curiosidade é que a blackrock tem quase o mesmo percentual da previ, e ninguem vê ela metendo os bedelhos querendo colocar politico petista no comando (pelo menos ñ descaradamente 😂)

     

    Acumula queda anual de mais de 25%, na minha opinião esta em promoção. 

    pois é pensei nisso pra aportar.

  16. Eu comecei a olhar os números de vale, quando o ciclo do minério mudou, porque imaginei que seria uma boa hora de montar posição, e quando foi lançar no diagrama ele recomendou a compra, ai eu comprei, o diagrama apontou compra, não so pelos números da empresa, que sao ok, mas pela queda e avaliação de risco, a empresa esta 23% mais barata que a um ano, acredito que isto tenha pesado na avaliação, a pontuação dela pro meu diagrama é alta, dentre as melhores na verdade, o meu medo é que o diagrama não mede risco politico, apenas se tem gerencia estatal, que é um fato.

    Nos meus critérios, vale se encaixa sem duvidas, o que sempre pegou foi governo metendo o bedelho mesmo, ainda tenho uma posição ínfima dentro da carteira, mas prevejo que o diagrama vai continuar recomendando, isso que gera aquela medo. 

    • Brabo 1
  17. Com as recentes quedas cíclicas, emulsionadas pela mão forte do estado, “que so pode estar vivendo de day trade de petro e vale”, resolvi estudar a Vale, tem números muito interessantes, tá nos azulin e tudo mais.

    Coloquei o diagrama para trabalhar, e ele mandou eu comprar Vale3, a empresa ficou com nota 11, o que para meu diagrama é ate bem alto, mas veio a insegurança, por via das duvidas comprei as 25 ações que ele mandou, pra não ficar teimando com a maquina, mas e se mandar comprar mais? Que que eu faço, me atraco igual porco em lavagem ou fico com medo e posso perder uma entrada top?

    Alguém mais estudou vale para trocar ideia? 

    Esse governo delicia vai conseguir esculhambar a empresa ou é so baguncinha pra treidar mesmo? 

    A duvida não esta nos indicadores ou setor, sei que os indicadores são Ok e o setor tem ciclos e esta sujeito a macro economia mundial, o que me preocupa é a mão pesada do sócio maluco.

     

  18. Outro dia tive em uma reunião com o presidente da Coelba, que é da Neo energia, ele falou que mesmo quando a concessionaria faz um investimento e ela perda a concessão em seguida, todo valor investido é ressarcido pela nova concessionaria, e que isso é um bom negocio para as empresas mesmo que estejam finalizando os contratos, outra coisa que eu ouvi de outro funcionário é que muitos fins de contrato são benéficos para as empresas, não entendi muito bem o porque e não tive a oportunidade de indagar sobre, mas deve ser porque eles tem a chance de se livrar dos abacaxis.

    Ao que me parece é que é meio um jogo esse negocio de concessão, e todo mundo fica guardando as balas pros files. 

    Pior que quanto mais eu estudo o setor elétrico, mais eu gosto, e vai se criando uma carteira terrível, so choque e juro de banco. 

    Kkkk

    • Brabo 1
  19. On 12/03/2024 at 10:28, Anderson Costa disse:

    Fala pessoal! Ainda estou no módulo de renda variável, porém já tinha uma carteira montada com aproximadamente 450k distribuídos em 53% fundos (70% destes fundos em uma previdência privada que previso ver depois), 19% em ações, 2% em BTC e ETH, 2% em FIIs e 24% em LCI/LCA.

    Minha dúvida no momento é se devo ajustar minha carteira de ações. Tenho montado ela de uma forma bem conservadora, no meu ponto de vista, sem pimentinhas. Alguns papeis estão sofrendo(Gerdau, Bradesco, TRPL e Sanepar), mas já estudei muito eles e acredito na recuperação de todas pois entendo que são boas empresas e acredito nos valor do produto. Maior preocupação que tenho no momento é Gerdau, pois envolve muita sazonalidade e a China, o que pode ter um impacto maior, além da maior dificuldade de recuperação.

    No ponto de vista de vocês, devo manter como está e aguardar, principalmente para conseguir concluir todo módulo e tomar a melhor decisão, ou vocês mexeriam em algum papel de imediato pois acreditam que terão uma piora relevante ainda.

    Segue em anexo a carteira de ações com volume aplicado em cada uma delas.

    Obs.: As notas eu constuí da minha cabeça, com base em estabilidade, então energia como melhores, seguro em segundo, Bancos em terceiro, holding quarto e siderurgia 5.

    Tenho pensado mt em trocar as siderurgicas/metalurgicas  por mineradoras por acreditar que a china consegue bater metalurgicas do Brasil, em contarpartida o Brasil é o maior detentor de recursos minerais, mesmo dependendo da china comprar, tem uma força importante ai, porém um outro ponto negativo é a tentativa de influência do governo, principalmente na vale.

    image.png.2f6177da4c04028bc61f877f1d8d5b0a.png

    Sobre GOAU4, eu também tenho, não vejo tanto problema na sazonalidade, a empresa esta passando apenas por um ciclo comum no seu negocio, estas variações sempre vão existir, pelo preço medio me parece que não faz muito tempo que tem ela na carteira. Os investimentos tem demandam um tempo para maturarem. 

    Acredito que avaliar a distribuição do investimento nos setores pode te ajudar bastante, visto que o volume em elétricas é bastante robusto, como Edison falou, bancos costumam ser o melhor negocio da nossa bolsa, mas na minha opinião, seu diagrama ja tem um bom material para fazer o trabalho,kkk

invest
×
×
  • Criar novo...