Jump to content

Cézar Busato

Turma 24
  • Interações

    465
  • Entrou

  • Última visita

6 Seguidores

Sobre Cézar Busato

  • Aniversário 03/26/1988

Visitantes recentes no perfil

614 visualizações de perfil

Conquistas de Cézar Busato

Monitor Prata

Monitor Prata (6/11)

  • Mão de Alface (Vai vender na primeira baixa)
  • Deu a melhor resposta para uma dúvida!
  • Em busca do tesouro!
  • Estudioso implacável!
  • Seus tentáculos estão por toda parte!

Badges recentes

993

Reputação

1

Respostas da comunidade

  1. O @Lucas Mariano Estorino explicou muito bem os subsetores de cada empresa. Um diferencial muito grande também é o lastro patrimonial de cada uma, a Slc é um colosso em patrimônio, assim como Brasil agro, pq são empresas proprietárias de terras.
  2. “Hoje eu vou comer bem” Sábado é o dia de cozinhar e tirar um cochilo a tarde. É bom de mais, hoje fiz pão, galinha caipira e agora a noite hambúrguer na churrasqueira.
  3. Eu sou engenheiro agrônomo, agricultor e cliente de empresas de semente. Com isso tenho amizade com alguns dos maiores produtores de semente. A boa safra produz uma semente mediana, com um custo altíssimo de produção, pois paga ágio ao produtor pela soja, o mercado de sementes é muito competitivo, até as multinacionais penam. A boa safra é ineficiente do ponto de vista logístico e paga juros muito altos pro setor. Mas estes não são os maiores problemas, o grande problema é o volume de venda indireta, com risco de crédito alto, pois a empresa repassa semente para distribuidores, estes volumes muitas vezes não são nem convertidos em venda final, se você analisar o fluxo, vai ver que eles nunca tem o volume planejado em venda aplicada, e isso só tende a piorar. Nao quero ser o chato, mas como sou do setor e conheço bem, eu vejo que SLC é Brasil agro são os cases que valem muito ser estudados, três tentos como empresa é top, mas a setor é complicado.
  4. Estuda mais esta empresa, tem números até bons, mas muita maquiagem, eu não compro meia ação da Boa Safra
  5. Roi! Compra uma X6!! Kk Parabéns meu amigo! Vale um jantar bacana para marcar essa grande conquista!
  6. Todo dia um abençoado se apresentando como Xp me manda mensagem, uma vez resolvi ouvir, só ideia genial, não fazia o menor sentido, fora que é um exército de consultores e escritórios. Este modelo de pulverizar os escritórios, um monte de gente pra ser pago, só podia dar merda. Pra mim o mais difícil é ganhar o dinheiro, depois economiza-lo, o fácil é colocar nos investimentos, as vezes não atinge rendimentos ótimos, mas pra ganhar de COE e muamba de corretora é fácil.
  7. Cara! MotorHome é uma baita viagem tmb! E não é caro, pois o custo de alimentação afunda, meus pais estão viciados em viajar acampando na Europa, já vão de novo. Estou me organizando pra levar a família em uma empreitada dessas.
  8. Com certeza, ainda mais na suíça que linda, eu ja fui 3 vezes, sou apaixonado pelo pais, mas o que me chama a atenção é que la não tem nem podrão barato, kkk O pais é muito desenvolvido e não tem espaço para a pobreza, pelo menos por onde eu andei. Eu sou da opinião de ir viajar e aproveitar mesmo, não precisa torrar, mas passar bem é o básico né. Uma coisa que eu quero fazer la é viajar de moto, pena que a patroa não topa por medo das curvas.
  9. Minha dica é levar bastante dinheiro, porque a tal da suíça é cara pra um Cara###. O pais é lindo e maravilhoso, mas o lugarzinho que nada é barato.
  10. Tem que colocar câmera para vigiar a loja, mas se você manter os seus custos baixos, geralmente é bem viável.
  11. Pesquisa para ver se não é o fundo de desenvolvimento do Kinea que comprou a ai titã fabrica da Yamaha em Guarulhos, eles tem um pepino top com um dos fundos, pois teve contaminação de solo e isso atrasou todo o processo, o que desidratou o fundo.
  12. Eu uso o cartão de débito internacional, mas pra alugar carro, calção de hotel não é sempre que dá certo, a diferença é alta mesmo. Inclusive eu compro dólar sempre que da uma caída, para ter média quando viajar.
  13. Eu não consigo enxergar muitos setores que permitam a prosperidade e longevidade das empresas no Brasil, infelizmente não temos um setor de tecnologia prospero como nos EUA, petróleo é uma commoditie com basicamente Prio3 e Petrobras, sujeita as vontades do governo, Construção civil é muito susceptível a custo de credito, varejo cruz credo e por ai vai. A não ser que a pessoa seja capaz de estudar o setor e definir a melhor empresa do setor, estar pulverizado nas melhores empresas do setor, dês que exista uma diversificação dos setores não me parece uma ideia tão ruim, por exemplo o subsetor das distribuidoras elétricas, ao invés de comprar uma empresa, que pode ou não sofrer no mercado eu prefiro ter 3, jogando na media mas me protegendo de um eventual problema de renovação de concessão publica, claro que quando o setor passar por uma crise todas as empresas do setor vão sofrer, mas pelo menos eu não corro o risco de estar 100% posicionado justo na bendita empresa que vai quebrar. Setor bancário eu gosto de ter opções e ir comprado o descontado da vez, ja que é um setor que dependendo das politicas de determinado banco ele as vezes fica muito descontado em relação aos outros, em resumo ter Itaú e Bradesco e ir comprando os 2, quem vencer a guerra comercial ajuda mais a minha carteira, mas o risco é diluído bem como o potencial de ganho, pois jamais vou acertar no olho da mosca. O problema de fazer isso é ter que ler um monte de balanço, mas isso também não mata ninguém, é so se dedicar um pouco, depois que pega a manha do setor fica ate legal pra comparar uma empresa com a outra.
  14. Quando fala em DY eu so lembro da IRB, lazarenta, pagando mais do que devia com fraude e os Caral##.
  15. Cara, o histórico de medio longo prazo de pagamentos de dividendos é um indicador melhor que apenas o DY no momento, empresas com bom histórico de pagamentos e que por algum motivo apresentem quedas acentuadas no valor das ações terão um DY super dimensionado, outro fator é cuidar com lucros não recorrentes que serão contabilizados como dividendos em um prazo determinado, mas por se tratar de não recorrente, não ocorrerão novamente. Os pontos que eu busco sao empresa que pagam em torno de 5% na sua média histórica, quando as ações estão descontadas por algum motivo, por exemplo erros estratégicos que tendem a ser superados, como Bradesco por exemplo ou quando o mercado como um todo esta descontado eu acelero as compras da empresa, para que o DY da minha carteira ou YOC, fique interessante no longo prazo. Este ano sera o primeiro ano que eu atinjo perto dos 5% em media na carteira, muito em função de ter comprado empresas a baixo custo no passado, o problema que para aproveitar as ofertas eu tive que comprar muitas empresas diferentes e agora passo muito tempo lendo balanço. O que da serviço, mas por outro lado me força a estudar. Um ponto muito importante é que as vezes a empresa demora 1 ou 2 ciclos para pagar os dividendos, ainda mais se comprar empresas que estejam descontadas, outras vezes como a WEG, a empresa investe uma grande parte do caixa e vai demorar anos para pagar um dividendo decente, ou nunca pague e apenas cresça. (Um dia acho que WEG paga, oremos) Ano passado foi o primeiro ano que recebi dividendos decentes, mas este ano o valor dos dividendos representam o valor de 2 meses de aporte da minha carteira de ações, então entendi que tem que ter paciência.
×
×
  • Criar novo...