Jump to content

Francisco Viégas Vianna

Turma 25
  • Interações

    228
  • Entrou

  • Última visita

8 Seguidores

Sobre Francisco Viégas Vianna

  • Aniversário 02/27/1988

Visitantes recentes no perfil

1850 visualizações de perfil

Conquistas de Francisco Viégas Vianna

Monitor Prata

Monitor Prata (6/11)

  • Seus tentáculos estão por toda parte!
  • Puxador de papo!
  • Deu a melhor resposta para uma dúvida!
  • Gordo em desenvolvimento
  • Mão de Alface (Vai vender na primeira baixa)

Badges recentes

755

Reputação

2

Respostas da comunidade

  1. Achei alguém que tbm conheceu Galinhos! Cara, que lugar sensacional..... Queria ter esticado em São Miguel tbm, mas n deu.... mas consegui ir lá em Touros, onde o Brasil faz a curva, e no marco zero da BR 101. Não sei vcs, mas eu piro nessas coisas: "o lugar mais blá da região tal"
  2. Moderadores @Flavio Prado, @Edison Paulini, acho que esse tópico deveria estar em Renda Variável, não?
  3. Fala, pessoal. Historicamente minha carteira é um caos. Comecei a investir sozinho com 100% em renda variável e sem Reserva de emergência. Desde que entrei na AUVP venho numa jornada de acerto que ainda está longe de acabar, mas ela tem se desenrolado bem. Primeiro concluí a reserva, e a calculadora começou a me direcionar 100% para renda fixa (mesmo eu estando com 0% internacional e 0% cripto. (metas de 15 e 5, respectivamente) Até aí tudo bem, mas recentemente me aproximei da meta de renda fixa tbm, e o meu aporte desse mês já deveria me jogar pra essas classes em que eu ainda não tenho nada. Estranhamente, ele está me pedindo pra aportar um pouco em FIIs (meta de 20%, percentual atual de quase 21%). Achei isso muito estranho, mas pensei que, como o aporte é relativamente pequeno, considerando a entrada dele a parte de FIIs cairia abaixo dos 20%, o que faz bastante sentido. Mas aí pra confirmar joguei um aporte bem alto, e ele ainda assim não me recomenda nada de internacional Sabem o que acontece? ================== EU MESMO RESPONDO KKKK ======================= Fui escrevendo e me veio a luz (que é bem óbvio na verdade) Eu imaginava que o diagrama ia dizer que eu preciso da classe de ativo, mas eu não cadastrei nenhum ativo internacional, então ele não considera aporte nisso... Cadastrei o IVV lá com 0 quantidades, dei uma nota e a calculadora recomendou. Ou seja, estava fazendo besteira. Fica a dica aí pros desavisados como eu, que se confundem com a carteira que já tinham antes. Como a vida é mais fácil pra quem começa a investir depois da AUVP......
  4. Tem toda uma ciência pra realmente tentar precificar um ativo, que é o tal do valuation. Mas essa questão que que a @Aline Balhes Correa levantou sobre preço e valor é essencial pra essa discussão, a meu ver. Então a partir das ponderações dela, o que a gente vê é o seguinte (vou tentar elencar aqueles que eu considero os principais fatores pra achar o valor tangível de um ativo, de forma genérica) Patrimônio liquido (propriedades, maquinário, caixa, dívida, etc) Lucro líquido (ponderando sobre recorrência, ou se houve algum evento extraordinário) Margens. Indicadores de crescimento Tem também o intangível: É um case replicável? (patentes/tecnologias/posicionamento de marca, aí a imaginação é o limite) Qual a projeção pro futuro dessa empresa (veja a WEG por exemplo) Quão estabelecida a empresa está? (Resiliência no tempo) Tudo isso mexe no preço. E mais algumas coisas: Macroeconomia/política (fear/greed) Juros (local/global) .... Se o preço fosse simplesmente um reflexo do valor tangível nossa vida como investidores seria muito mais fácil. Mas não é o que a gente vê. Em geral, o mercado aceita sempre pagar mais/menos pelo mesmo valor de um ativo, dependendo desses fatores. Por isso aqui a gente aprende a comprar valor. Dito isso, só pra finalizar, tem uma máxima do mercado para investimentos de longo prazo que diz que "cotação segue lucro". Traduzindo aqui pro esse nosso raciocínio, seria o equivalente a "preço segue valor". (no Investido10 tem gráficos de lucro x cotação, caça lá!) Daí a lindeza do Diagrama. Ele te obriga a comprar os descontos que o mercado dá. Quando o preço se descorrelaciona do valor em um determinado ativo, a proporção na sua carteira cai, e vc vai ter que aportar lá. E isso tá longe de ser um problema, contanto que vc esteja investindo em ativos que de fato tem valor sólido.
  5. Acho que vc precisa fazer essa conta mensalizada. Qual a sua renda mensal? (45k) Em quanto está seu custo de vida mensal? (ignorando a faculdade da filha e os financiamentos) Quais são as parcelas dos financiamentos? Você já tem dinheiro guardado/investido Pq com essa renda vc deveria ser capaz de aportar bem mais que 1-5k, mas sem esses dados aí de cima fica difícil saber.
  6. Esse cheirinho de fórum dos anos 2000 que falamos outro dia em outro tópico. O decoro, que raramente encontramos na internet nos dias de hoje. O fato de ter um objetivo de crescimento pessoal e não só rolar feed pra distrair. Depois que engajei aqui meu uso de Youtube caiu bastante, por exemplo. Melhor aqui.
  7. @Silas Santos Tecnicamente vc já pode exigir a informação sobre o rebate, que com certeza não está considerado nessa rentabilidade. N sei se é suficiente pro 18,5% da AUVP ganhar. Mas de qlq forma, meus parabéns. Travar 19% a.a por 6 anos é lindo. Joga na calculadora pra tu ver.
  8. Esse critério eu não cheguei a ver, mas a isenção do Black é a partir de 50k investidos. Mas tem uma questão de pacotes de serviços/benefícios do cartão que vc pode escolher ou não e tem influência. eu pra pegar o pacote completo precisei fazer portabilidade de salário. senão seria só 6 meses tbm, mesmo com mais de 50k investidos. Sugiro procurar o suporte pra mais detalhes.
  9. E outra: tentando explicar, a gente eventualmente fala merda e é corrigido por alguém que sabe mais. Assim a gente para de propagar (e se basear em) informação errada
  10. Idem! Mas deixa as suas respostas, po! Com o tempo vc vai elaborando mais e aprendendo. Eu gosto de responder justamente pq explicar uma coisa é uma das melhores formas de consolidar (se não a melhor). Além do mais, vira e mexe a gente consegue contribuir com algum ponto diferente, um outro olhar.
  11. Juros compostos, sempre. Sempre em cima do que já rendeu até então. (Edit) Escrevi sempre pq não me recordo de nenhum investimento em que incidam juros simples, nem faz muito sentido na verdade. Mas vai que tem e eu não conheço... dos produtos e ativos que conheço, nunca ouvi falar
  12. Bom, acho que só vale lembrar que não vendemos pra fazer caixa, pelo menos não no buy and hold clássico. Por isso o "mão de alface". E pq, querendo ou não, vc está sendo levado pelo FOMO, não sei se vc se deu conta disso. Fear Of Missing Out - Medo de ficar de fora. Vc olha o cenário e acha que precisa ter caixa pra aproveitar melhor, acha que as ações tão uma barganha. E provavelmente está certo. O problema é que esse tipo de movimento tem sempre o risco da imprevisibilidade do futuro. Pode ser que vender esse cdb se mostre um mau negócio no futuro. E não tem como saber....
×
×
  • Criar novo...