Jump to content

Thiago Lucena

Turma 26
  • Interações

    11
  • Entrou

  • Última visita

Sobre Thiago Lucena

Visitantes recentes no perfil

O bloco de visitantes recentes está bloqueado no momento, e não está sendo exibido para nenhum outro usuário.

Conquistas de Thiago Lucena

Membro Ferro

Membro Ferro (2/11)

  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Rápido no gatilho!

Badges recentes

10

Reputação

  1. Fala galera, uma dúvida que não é exatamente técnica. Esse é o 4º ano que declaro IR, to fazendo a declaração online pré-preenchida e, para minha surpresa, estou com imposto a pagar. Em todos os anos anteriores sempre tive restituição, e sempre fui CLT com uma única fonte de renda. Tenho amigos que são exclusivamente CLT, ganham salários maiores que o meu, e mesmo assim tiveram restituição esse ano. O que pode ter acontecido para que eu tenha imposto a pagar esse ano? Devido a minha revolta de ter que pagar mais imposto (kkkkkkkk) levantei até uma hipótese que me parece muito irreal: a empresa informou meus rendimentos e o IRRF errado pra Receita. Puxei todos os holerites do ano passado e a soma do IRRF dos holerites não bate exatamente com o valor da declaração pré-preenchida. Tem algum fundamento essa hipótese, ou estou apenas inconformado? kkkkkkkkkk
  2. Ahh sim, saquei a parte do valor mínimo de R$ 10 pro DARF. Acho que agora é fazer o trabalho chato com essas notas de corretagem... Fechou então galera, valeu demais pela ajuda!
  3. Eles têm corretora própria (eu trabalho pra eles na verdade, justamente na seção de Investimentos do app). A feature de carteira recomendada no app apenas faz a compra de cotas de vários FIIs de uma vez, e a função de "Atualizar Carteira" faz operações de venda/compra automaticamente para se adequar a nova recomendação da carteira. No informe de rendimentos tem apenas a quantidade de cotas de cada FII. Mas descobri que dá pra obter as notas de negociação pelo Home Broker deles, porém vou ter que consultar 1 a 1 e ver em quais transações de venda de cotas eu obtive lucro, para gerar o DARF com juros e multas... Vai dar trabalho, mas me parece possível. Ainda bem que só acompanhei a carteira deles uns 4 meses ano passado, quando estava tentando me introduzir no mundo de FIIs. Apenas mais um ponto: Existe essa isenção de IR caso a taxa de 20% do lucro na venda de cotas seja de até 10 reais? Não achei essa informação nas minhas pesquisas. Isso pode me ser útil porque não investi muita grana nessa função de carteira recomendada deles.
  4. Fala galera, queria saber se alguém pode me ajudar com uma dúvida. Em 2023 fiz alguns investimentos via Carteira Recomendada de FIIs do app PagBank. Ao longo do ano, no app aparecia a opção de atualizar a carteira, com venda/compra de FIIs segundo recomendação atualizada, e daí eu só clicava em aceitar. Apesar de serem valores baixos, obtive lucro em algumas dessas atualizações. Nesse caso, preciso correr atrás de emitir e pagar o DARF dessas transações?
  5. Fala pessoal, ressuscitando esse tópico porque estou em busca de uma conta de bancão para deixar uma parte da minha reserva de emergência. Fui convencido pelo Raul recentemente que uma parte do dinheiro da reserva precisa estar disponível para sacar independente de celular e internet (vulgo, em uma agência física presente em várias cidades desse meu Brasil). Vocês acham que esse Rende Fácil é uma boa opção? Já tenho conta no BB com pacote de serviços gratuito, e no meu caso seria pra deixar pouca grana, uns 5k, que eu definitivamente só usaria pra emergências.
  6. Eu gosto bastante de literatura brasileira, vou deixar algumas recomendações que podem ser legais para te introduzir nesse mundo, começando por alguns ótimos contos do Machado de Assis: A teoria do Medalhão O espelho A cartomante O alienista Depois, alguma obras curtas e excelentes: Vidas Secas, Graciliano Ramos O Quinze, Rachel de Queiroz Capitães da Areia, Jorge Amado Recordações do Escrivão Isaías Caminha, Lima Barreto Por fim, o essencial da literatura brasileira que nenhum brasileiro deveria passar a vida sem ler (na minha opinião, claro): Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto Qualquer outro romance do Graciliano Ramos Grande Sertão: Veredas, João Guimarães Rosa (leitura dificílima, mas é uma obra-prima mundial!) PS: ler A Divina Comédia sem ter hábito de leitura e/ou outras referências pode ser desmotivante, não li ainda mas já me falaram que é bem complexo.
  7. Já que tu não leu nenhum russo, minha indicação é A Morte de Ivan Ilitch. Um obra curta mas muito poderosa, com certeza te trará reflexões sobre a morte e sobre como é fácil passar pela vida se enganando, sem saber o que realmente importa pra você mesmo.
  8. Fala galera, dev iOS aqui, massa demais ver mtos colegas de profissão na AUVP
  9. Galera, muito obrigado mesmo pelas respostas, com certeza todos esses pontos de vista tão me fazendo refletir bastante. Em especial seu último comentário @Raí Nunes, me peguei pensando mto sobre essas impressões que eu te causei apenas por um breve relato. Depois deixarei aqui o desfecho da minha história se alguém tiver curiosidade.
  10. Se tivesse que decidir agora eu iria abandonar de vez e tirar esse band-aid logo, mas alguns argumentos se passam na minha cabeça Para FAZER: Eu já paguei todas as disciplinas e horas complementares, falta só um mero TCC. Investi meu tempo em cadeiras muito difíceis na faculdade que serviam pra formação do BCC. De certa forma o título de Ciências da Computação tem mais "nome e tradição" dentro da área, especialmente para oportunidades fora do Brasil. Para NÃO FAZER: Eu já tenho 1 diploma de graduação, outro diploma no mesmo nível não me agregaria em nada. O tempo que investiria pra fazer o TCC poderia ser melhor empregado evoluindo habilidades dentro da minha profissão. Não consigo pegar um tema de TCC que se relacione muito com o que faço no trabalho, e isso me desmotiva bastante.
  11. Fala galera, tudo blz? Sou novo aqui na comunidade, entrei na turma que se iniciou essa semana. Tenho uma pendência na minha vida que já se arrasta há 5 anos e consome minha energia mental, e gostaria da visão/opinião de pessoas que não me conhecem para obter respostas sem vieses. Sou programador, trabalho há 6 anos com isso, tenho 1 diploma na área (Bacharelado em Tecnologia da Informação, BTI) por uma boa universidade federal. Até aí tudo lindo. Acontece que a graduação que fiz oferecia a oportunidade de se obter uma "segunda formação" no meio do caminho, no meu caso Bacharelado em Ciências da Computação (BCC), a qual na época decidi fazer. Um ponto importantíssimo é que o curso do BTI não exigia Trabalho de Conclusão de Curso, enquanto o BCC exige. Funcionava +- assim BTI: 7 períodos e pode ir pagando disciplinas que contam para o BCC. BCC: BTI + 3 períodos, ou seja, 10 períodos ao todo. Eu segui o caminho do BTI com o intuito de seguir também o BCC e peguei meu primeiro diploma do BTI normalmente em 2018. Segui para concluir o BCC, paguei todas as disciplinas obrigatórias e cumpri todas as horas complementares, e fiquei pendurado apenas pelo TCC quando começou a pandemia em 2020. Aqui chegamos no meu problema: estou adiando de fazer o TCC desde então. Fui focando na minha carreira e empurrando essa pendência com a barriga. Troquei de tema e de orientador umas 3 vezes, mesmo assim não andei em nada com meu trabalho e agora cheguei num ponto de vai ou racha, estou para ser jubilado no BCC se não fizer o TCC agora. Não tenho nenhum ímpeto dentro de mim para fazer esse TCC, já tentei várias vezes desenrolar isso e acabo abandonando, mas sempre que penso que vou ser jubilado algo dentro de mim borbulha e faz eu me sentir mal. E aí, fazer ou não fazer esse bendito TCC? Desde já deixo meu agradecimento a quem ler essa bíblia e tiver algum pitaco para dar.
×
×
  • Criar novo...