Jump to content

Conrado Game Saldeira

Turma 29
  • Interações

    15
  • Entrou

  • Última visita

Tudo postado por Conrado Game Saldeira

  1. Bom dia, Perfeito. Então nessa situação da selic 8,6% poderia acontecer de poupança render mais que a selic se TR for 0,04 pelo menos. Considerando TR 0,00 que deu no período, poupança rendendo 70% da selic e selic a 6,5% a reportagem com certeza errou nos cálculos, pois teríamos rentabilidade líquida aproximada de 1,8% na poupa e 2,0% na selic.
  2. Se o fundo investir em tesouro selic acredito que não tenha como ele fugir de pegar a taxa da B3, mas se for para o fundo descontar do investidor essa taxa que ele paga ao tesouro não faz sentido investir em um fundo assim, já que vc estaria pagando B3 e spread do tesouro e ainda o come cotas....seria o pior cenário. Com certeza qualquer desconto que tenha antes do vencimento vai prejudicar rendimento final, seja taxa da B3, ou o come cotas. Fiz uma continha e o impacto do come cotas é maior que a taxa da B3 então mesmo que o fundo não descontasse as taxas do tesouro para repassar o líquido para o investidor, não vejo razão para investir em um fundo prometendo rendimento 100% selic, mesmo sem taxa de adm e performance. Já vi fundo desse tipo que promete uma possível vantagem que seria resgate D+0 enquanto o tesouro pode demorar D+1 se vc fizer o resgate após 13:00. Mas, talvez seja a única potencial diferença. Dessa forma, vejo que tendo mais segurança, clareza nas operações e taxas e menos taxas a pagar eu ficaria com tesouro selic.
  3. Essa dúvida da Elane também é uma curiosidade minha. Se existir um fundo que não investe em outros fundos, não tem taxa de adm nem de performance e rentabilidade prometida é 100% selic. Seria mais rentável o fundo ou o tesouro selic? pq nesse caso vc estaria comparando rentabilidades prometidas iguais mas o fundo tem come cotas ( fundo de curto prazo 20% e e longo rpazo 15%) e tesouro selic tem spread (0,01 % venda antecipada tesouro selic) e taxa da B3 0,20% a.a (em cima do patrimônio, não do rendimento).
  4. Boa noite, Entendi que teve uma alteração na fórmula de rendimentos da poupança, inclusive quando taxa selic >8,5% é pago 0,5%+TR (sendo a TR valor relevante neste estágio pois tem momento que chegou a ser 0,2%) mas minhas dúvidas são: - Com as regras atuais, é possível poupança pagar mais que tesuro selic (Rendimento líquido)? mesmo q seja pontual em um mês ou dois? Se sim, quando? - Onde especificamente consigo encontrar os valores exatos de quanto rendeu a poupança e o tesouro selic neste período para conferência? Até para conseguir discutir com embasamento quando eu ver algum artigo como o citado.
  5. Boa noite, Estudando sobre spread de compra e venda no tesouro direto acabei caindo em uma postagem do "seu dinheiro" falando sobre um período em que a poupança chegou a render mais que tesouro selic. No caso eles comentam do período 27/11/2018 a 26/03/2019 e que a poupança rendeu 1,49% no período e o tesouro selic 1,35%. A taxa selic do período se manteve estável em 6,50% a.a. Achei estranho pois pela regra da poupança nesse nível de selic deveria render 0,70% da selic+TR (sendo que TR foi 0,00 todo período). Achei dados de um site chamado "Debit" que coloca referência da poupança teoricamente pelo Banco central em 0,3715 a.m todos os meses de 11/2018 a 03/2019 o que a grosso modo daria 1,49% batendo com a info da postagem. Dando sequência continuei buscando info da poupança e selic da época. Encontrei a calculadora do cidadão feita pelo banco central e nela é possível corrigir um valor em um período por algum indexador (IPCA, IGPM, poupança, selic....). Na calculadora a poupança deu rendimento de 1,11865% e a selic 2,01399% (não sei se essa selic calculada na correção é a selic over ou selic meta, mas assumi como selic over para considerar que seria essa utilizada no caso de investir no tesouro direto). Dessa forma, fiquei confuso em qual dado confiar e onde tirar as informações corretas... a poupança deu 1,12% ou foi 1,49% mesmo, selic está correto em 2,01% ?A poupança pode chegar a dar mais que tesouro selic se o rendimento era pra ser 70% da selic?? Nesse caso descontando 22,5% de IR e spread de 0,04% a.a e taxa de 0,25% a.a da custodia da B3 nos 2,01399% da selic estaríamos falando de algo na casa de 1,44% que é menos que a poupança de 1,49%, mas não é 1,35% como dito no post...
  6. Interessante, não sabia que consideravam a SELIC over. Considerando essa informação um CDB liquidez diária de 100% CDI rende mais que o tesouro selic, correto? já que o tesouro selic acima de 10k investido tem cobrança de 0,20%a.a da custódia da B3 e ainda spread de compra e venda caso não leve ao vencimento.
  7. Boa tarde Também aconteceu comigo. No meu caso eu recebi um e-mail como se alguém tivesse clicado no botão "esqueci minha senha". Mas como não fui eu que solicitei só ignorei, porém, no outro dia quando fui acessar o tesouro direto, a senha antiga não funcionava então acredito que alguém tenha realmente trocado a senha. Não houve nenhuma solicitação de saque nem nada mas fiquei preocupado. Dai fiz o procedimento que que o Adriano sugeriu e e troquei a senha direto no site. Ai voltou a funcionar normalmente. Após essa troca de senha recebi um outro e-mail dizendo que tinham identificado tentativas de acesso suspeita, minha conta estava bloqueada e eu precisava redefinir a senha. O mais estranho é que eu já havia trocado a senha antes de receber esse e-mail de bloqueio e mesmo sem alterar novamente a senha consegui usar normalmente... tem cheiro de golpe, mas engraçado com várias pessoas de uma vez. Poderia ser alguma vulnerabilidade do tesouro que foi explorada por hacker?
  8. Concordo com a galera, eu não pegaria esse CRI. Se pretende pegar títulos pré-fixados pode pegar tesouro direto que se encontra hoje em 11,61% a.a e é muito seguro. Ou maiores taxas em cdb com um pouco mais de risco, por exemplo como citaram. Ainda tem diversos bancos emitindo com 12, 13% u até um pouco mais. Todos esses títulos, mudam todos os dias, ou melhor a cada minuto pois muitas dessas captações tem quantidade limitada baixa de aporte e esgotam rapidamente como um cdb que comentaram recente aqui na comunidade pagando 14,62%. Acabei de consultar a AUVP e tem cdb banco master pagando 13,7%, um do C6 consignado pagando 12,8%.... ainda tem boas opções de renda fixa pré-fixada. DE qualquer forma sempre mantenha a carteira equilibrada e faça avaliação do emissor do título para analisar bem o risco x retorno.
  9. Boa noite pessoal, agradeço os comentários. Acredito que no final das contas o que vai contar realmente é a avaliação de risco x retorno de cada investidor como o @Adriano Umemuracomentou. Eu ainda não finalizei o módulo 4 e até lá posso ter outras ideias, mas hoje minha percepção é que eu tenderia mais a comprar ações pois me parece que o risco x retorno é mais vantajoso, especialmente para casos onde o patrimônio seja menor que 1MM já que teriam opções cobertas pelo FGC na renda fixa que fariam o papel de serem mais seguras e que tem rentabilidade ok, ainda mais executando a estratégia do contrafluxo. E as ações fariam o papel de buscar rentabilidade com mais risco. Porém, considerando patrimônios acima de 1MM eu acredito que pode ser interessante buscar CRI, CRA e debêntures como investimentos buscando mais segurança dentro da renda fixa por ser credor e não sócio, até porque não há mais cobertura do FGC de qualquer forma. Além disso, conta com a isenção do IR o que permitiria vender sem ter que se preocupar com a bocada no rendimento (sei que pode ter uma questão de liquidez com esses ativos, mas mesmo assim).
  10. Boa noite, Gostaria de tirar uma dúvida sobre renda fixa X renda variável. CRIs, CRAs e Debêntures não possuem FGC e são essencialmente empréstimos para empresas e, portanto, para serem atrativos devem compensar o risco oferecendo rentabilidades maiores que tesouro direto, CDBs e LCs, correto? Além disso, esses títulos de renda fixa vão te remunerar taxas estabelecidas (mesmo que indexados a SELIC ou IPCA que não são fixos e não tem necessariamente um teto), mas podem no pior dos casos perder todo o investimento no caos da empresa quebrar. Porém, as ações não tem um teto de valorização e podem no pior dos casos chegarem a zero também. Então, quais seriam as vantagens de investir nesses títulos comparado com ações? Considerações: - Acredito que uma das vantagens seria: nesses casos da renda fixa você seria um credor e não sócio da empresa o que te permitiria receber de volta com prioridade os valores caso a empresa que pegou o empréstimo quebrasse. - As ações contam com possibilidade de compensar prejuízos de outras ações o que minimizaria perdas com IR caso precisasse ou quisesse se desfazer de alguma ação ruim. Esses itens de renda fixa também possuem essa opção de compensação no caso resgate antecipado ou se eu tomar calote da empresa que pegou o empréstimo?
  11. A sim, era exatamente essa minha dúvida. Ou seja, só é cobrado o IOF e IR sobre os juros referentes ao dinheiro resgatado. O dinheiro que não foi resgatado continua com as mesmas premissas de imposto e fazer retiradas parciais do investimento não altera o tempo de IR e IOF do montante que não foi retirado. Muito obrigado
  12. Boa noite, Considerando por exemplo um título do tesouro ou mesmo uma caixinha do Nubank em RDB, temos a incidência do IR regressivo e IOF conforme a tabela também regressiva até zerar no 30º dia. Porém, sempre fiquei com dúvida como funcionam essas taxas cobradas em um resgate parcial do meu investimento. Vamos a um exemplo para concretizar a dúvida: Investi 1.000,00 reais e passados 15 dias resolvi resgatar 500 reais. Após mais 15 dias, ou seja, totalizando 30 dias do investimento eu retiro tudo o que sobrou da aplicação. Assumindo rendimento 1% ao mês (0,0332% ao dia): Dia 15: Rendimento: 4,99 IOF (50%) = 2,495 IR (22,5%)= (4,99-2,495)*0,225 = 0,561375 VALOR RETIRADO= 500,00 SALDO RESIDUAL= 501,9334 DIA 30: Rendimento= 4,4388 IOF = 50% OU 0%??? IR = APLICAR 22,5% após descontar IOF VALOR RETIRADO= total valor 504,4388 subtraído do IOF e IR SALDO RESIDUAL= 0 Como fica essa conta para o 30º dia?
  13. Acredito que a sua questão seja por causa do sinal de "+" no local onde indica a rentabilidade. Acredito que seja simplesmente a forma de escrever. Entendo que seja 10,15% ao ano, fixo, se levado até vencimento. Talvez ficasse melhor sem o sinal de "+" . De qualquer forma, recomendo operar e ver os títulos do tesouro direto no site do tesouro mesmo, gosto mais das visualizações e tem mais info de forma geral.
  14. Fala Sardinhas, tudo certo? Me chamo Conrado, tenho 30 anos e sou engenheiro civil atuando em obras de infraestrutura.
×
×
  • Criar novo...