Jump to content

Guilherme De Souza

Turma 30
  • Interações

    26
  • Entrou

  • Última visita

Tudo postado por Guilherme De Souza

  1. Pois então, no momento em que decidi investir eu não tinha sido tão criterioso como sou hoje e nem tinha o conhecimento que tenho agora. Vou manter os aportes congelados até pq estou muito exposto em ações nacionais, mas vou fazer essa análise mais profunda. Pelo que entendi do seu comentário, vender seria besteira do meu emocional, isso?
  2. Bom dia comunidade! Estou finalizando o curso e pensando sobre a filosofia de "não vender jamais". Sobre isso eu tenho um problema particular, eu já sou investidor há pelo menos 2 anos e entrei na AUVP nesse ano deve fazer 2 meses, hoje o diagrama do Cerrado me manda investir mais em renda fixa então estou focado nisso, mas existe um fator que está me incomodando muito na minha carteira... Temos 5 bancões tradicionais no nosso amado Brasil, e ao longo do meu aprendizado como investidor eu já estou exposto a 3 deles, tenho 70 ações de BBAS3, 212 de ITSA4 e minha aquisição mais recente dessa classe foi 300 de BBDC3 logo antes de entrar na AUVP, isso corresponde a 25% das minhas posições em ações nacionais (50% da minha carteira está em ações nacionais, estou corrigindo isso ao longo do tempo). Como isso aconteceu? Fui acreditando em oportunidade atrás de oportunidade, e até me rendeu alguns lucros, exceto o Bradesco que foi muito recente e que eu só comprei porque caiu. Pensando nesse caso estou pensando que estou muito pulverizado nesse setor, o que me impede até mesmo de analisar o BTG Pactual que me parece um negócio interessante, nem parei para ver afundo por conta do fato anterior. A minha ideia é só deixar a nota 0 no Diagrama do Cerrado e deixar esses ativos ali quietinhos e seguir com minha vida, mas gostaria de saber a visão de alguém mais experiente no mercado sobre essa situação, algum santo aí se dispõe?
  3. @Flavio Prado primeiramente boa tarde! Tô com um problema bem particular, no ano passado eu convenci meu amigo a começar a investir, mas ele desistiu no meio do caminho, ele comprou 12 cotas de BOVA11, 10 de IVVB11 e 14 de HGRU11. No fim ele comprou tudo em 2023 e vendeu tudo em 2023, emitimos DARF sobre os lucros e etc. Mas pelo que entendi do seu manual super completo (que aliás ficou brabo demais) eu não precisaria colocar esses ativos na aba de "Bens e Direitos", fora isso as únicas coisas que eu iria declarar então são os lucros dessas operações, um dividendo do HGRU11 e o salário dele que fica abaixo do valor que tornaria obrigatório declarar. Se a receita já recolheu os impostos através da DARF, é preciso mesmo assim fazer a declaração dele?
  4. Bom dia Edison! Ainda não terminei o curso, estou no módulo 5. Já fiz a Escola de Dinheiro na época que o Breno Perrucho lançou e invisto desde então, entrei na AUVP para me aprofundar pois não me via confiante o suficiente naquilo que estava fazendo com o meu dinheiro. Até então sigo a mesma estratégia que construí com base no que aprendi no meu primeiro curso que até é parecido com o Diagrama do Cerrado. A medida que fui avançando na AUVP fui vendo que ainda tinha muito o que aprender e a comunidade tá me ajudando bastante com isso, acredito ainda que quando eu terminar o último módulo vou ter muito mais claro sobre qual vai ser a melhor estratégia que vou seguir adiante. Por hora estou sendo o mais conservador possível para não fazer besteira por querer me adiantar.
  5. Valeu pessoal, vou repensar minha estratégia, o ponto de vista de vocês me esclareceu muito!
  6. Caixa de oportunidade moço, liquidez diária pra poder sentar o dedo quando o mundo tiver acabando
  7. Será que na nova AUVP com o BTG vai ter aquele CDB tenebroso de liquidez diária com 110% CDI pra fazer caixa?
  8. Ta, o Dólar antes do Breton Woods era atrelado ao ouro, aparentemente dava muito certo, porque a gente não enche os cofres públicos de ouro e emite uma nova moeda lastreada em ouro? Qual nação que não vai confiar na gente?
  9. Bom dia! Uma dúvida sobre a declaração de IRPF, esse ano com a mudança das regras eu não seria obrigado a declarar, portanto nos dois anos anteriores eu já havia declarado então dei continuidade, mas devido a isso eu seria obrigado a declarar? Ou nesse caso eu poderia ter optado por não declarar?
  10. Só gratidão pessoal, vocês são brabos demais!
  11. Isso significa então que comprar no mercado secundário não vai me fazer “pagar mais caro” no título que parece atrativo? No caso não tem nenhuma diferença sobre a rentabilidade entre adquirir um título do emissor ou de outro investidor?
  12. No exemplo eu usei um CDB prefixado, mas a dúvida é a mesma para os tipos IPCA+
  13. Boa tarde família, uma dúvida importante, quando um título é negociado no mercado secundário geralmente ele sofreu marcação a mercado, por exemplo, se um outro investidor tinha um título prefixado de 16% hoje ele pode vender esse título com um lucro maior, certo? E se eu comprar esse mesmo título no mercado secundário eu não vou ter que pagar mais caro por ele? Como funciona essa operação na prática?
  14. No indicador EBIT ele desconsidera a parte de "juros" a qual a empresa recebeu por deixar o caixa rendendo, mas também desconsidera o juros da dívida?
  15. TA, MAS E SE a gente montasse um fundo bilionário, resgatasse toda essa grana em papel e queimasse, além de contribuir pro aquecimento global a gente iria reduzir a inflação no Brasil?
  16. show, me ajudou muito, mas ainda tenho uma dúvida sobre esse mesmo assunto, eu fiz uma venda parcial também, no caso eu tinha 1300 ações de Cielo e terminei o ano com 1000, eu devo apenas informar sobre a venda e na descrição que houve uma venda parcial e que agora possuo 1000?
  17. Boa tarde família linda, estou preenchendo minha declaração de IR, na aba Bens e Direitos, e é o segundo ano que faço essa declaração. No ano de 2022 eu tinha 100 ações da EDP Energias do Brasil, porém em 2023 devido ao seu fechamento de capital eu acabei por vender ela (apesar de gostar muito da empresa). Agora que usei a declaração pré-preenchida pelo gov.br ela está declarada ali, mas estou em dúvida se digo na "discriminação" que vendi as ações e coloca a "situação em 31/12/2023" zerada ou se devia excluir esse tópico da minha declaração. Alguém sabe me dizer o que devo a fazer?
×
×
  • Criar novo...