Tem 2 extremos que vejo com certa frequência.
esse que o @Eddy Paulini trouxe que só coloca os outros pra baixo, e o outro que deu sorte uma vez e acha que tem a receita do sucesso e que basta replicá-la e todos podem conseguir de forma fácil.
Tenho uma suspeita de que esses 2 só existem por que ambos existem. se não tivesse um falando que é impossível, não haveria o outro para dizer que qualquer um pode e vice e versa.
o que vejo na prática é que empreender é muito sobre aprender a lidar com pessoas, expectativas, sonhos, vontades e egos. e muitas vezes isso é tão importante quanto ou até mais do que a técnica em si ou o produto que se entrega e o problema que se resolve.
e isso é difícil, pessoas nem sempre são previsíveis de forma individual, e diferente dos números em um papel elas tem sentimentos e vontades próprias.
então no fundo nem um nem o outro estão errados, só estão trazendo os seus viéses das suas experiências e que possívelmente são diferentes da experiência que cada um de nós terá, e colocando isso do ponto de vista da técnica quando na realidade a raiz está nas pessoas.