Jump to content

Matheus P S

Turma 32
  • Interações

    1954
  • Entrou

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    3

Matheus P S ganhou pela última vez dia 24 de Janeiro

Matheus P S teve o conteúdo mais curtido!

Sobre Matheus P S

  • Aniversário 12 de Julho

Informações pessoais

Visitantes recentes no perfil

15315 visualizações de perfil

Conquistas de Matheus P S

Monitor Diamante

Monitor Diamante (8/12)

  • 5000 reações recebidas seus olhos estão por toda parte
  • Dublê de rico (Pobre Premium)
  • Aceitou o desafio do gelo!
  • Um monstro, uma besta enjaulada no ódio!
  • Sua resposta foi escolhida como a melhor por 10 vezes!

Badges recentes

5.3k

Reputação

25

Respostas da comunidade

  1. Oi Danilo, Como o pessoal já respondeu sobre os outros pontos, vou dar um pitaco nessa sua pergunta final. Você está correto em dizer que o mercado já precifica hoje os títulos prefixados com base nas expectativas futuras da economia, especialmente sobre a trajetória da Selic. Isso significa que, se o consenso do mercado é de que a taxa básica de juros subirá até 15%, essa informação já está refletida nos preços atuais dos títulos prefixados. Portanto, quem compra hoje um título prefixado com taxa de 14% ao ano, por exemplo, está se posicionando com base no que o mercado acredita que acontecerá com a inflação, a política monetária e outros fatores macroeconômicos. No entanto, isso não significa que o topo foi atingido. A precificação atual é apenas uma projeção baseada em dados disponíveis e em expectativas. Se o Banco Central surpreender o mercado - seja com uma Selic maior ou menor do que o esperado - os preços dos títulos ainda podem se mover significativamente. Se a Selic subir além do previsto, os títulos prefixados podem perder valor, já que novos títulos com taxas mais atrativas passariam a ser emitidos. Por outro lado, se a Selic parar de subir antes do esperado ou começar a cair, os títulos prefixados comprados agora podem se valorizar na "marcação a mercado", trazendo ganhos mesmo antes do vencimento (ainda que, reforço, a marcação a mercado nunca seja um objetivo do investidor). Portanto, não dá para afirmar com certeza que estamos no topo. O mercado tenta antecipar os movimentos, mas erra com frequência. A decisão de investir em prefixados agora depende da sua leitura sobre o futuro. Se você acredita que o pessimismo está exagerado e que a Selic não irá tão alto, ou mesmo que começará a cair mais cedo, então você pode estar entrando em um bom ponto de compra, com boas chances de valorização no médio prazo. Espero ter ajudado!
  2. Oi Paulo, Você pode entrar em contato com o encarregado de proteção de dados e exercer seu direito de acesso, pedindo uma cópia de todos os dados que eles têm sobre você. Você também pode pedir informações sobre o processo de decisão automatizada que bloqueou a sua conta. Respectivamente, estes direitos estão nos artigos 18 e 20 da LGPD. Espero ter ajudado!
  3. Oi Danilo, Com o fechamento de agências físicas, especialmente dos bancões, faz total sentido repensar onde manter a reserva de emergência. Mas não é obrigatório estar num banco tradicional - o mais importante é que tenha liquidez, segurança (FGC) e renda algo perto de 100% do CDI. Se quiser garantir acesso mesmo em caso de falha digital, pode deixar uma parte em banco com agência (tipo BB), e o resto em CDBs de liquidez diária ou Tesouro Selic via corretora. O futuro tende a ser 100% digital sim. Mas acho que ainda vai levar um tempo - algumas agências físicas continuarão existindo em áreas estratégicas. Vamos que vamos 🚀
  4. Oi Marcone, Se a empresa estiver na sua lista, o desconto é real e relevante (≈30%), e, para investidores de longo prazo, vale a pena exercer a subscrição, especialmente se você puder usar os dividendos como parte do pagamento. Espero ter ajudado!
  5. Olá Adelar, Você já terminou o curso? Se terminou, já viu as aulas sobre FIIs, mas talvez seja bom reassistir. Se não terminou, vale a pena segurar até terminar. De toda forma, é necessário analisar um FII antes de dizer se está "bom" ou "ruim". Há uma série de critérios nas aulas, mas quero compartilhar aqui as perguntas eliminatórias que eu utilizo para definir quais passarão para uma análise mais detalhada: O fundo tem pelo menos R$ 1 bilhão de patrimônio? Motivo: Fundos com maior patrimônio tendem a ser mais estáveis e líquidos, enquanto fundos menores podem ser mais voláteis e suscetíveis a oscilações de mercado. O fundo existe há mais de 5 anos? Motivo: Fundos com menos de 5 anos podem ser considerados mais arriscados, e você pode optar por excluí-los antes de incluir na carteira. Tem liquidez diária suficiente para facilitar a negociação (pelo menos R$ 1 milhão/dia)? Motivo: Fundos com baixa liquidez podem ser excluídos porque oferecem dificuldades na negociação das cotas. A gestão do fundo é transparente e eficiente? Motivo: Gestão ineficiente ou falta de transparência pode ser um fator decisivo de exclusão, pois afeta diretamente a confiança no fundo. O fundo distribui dividendos consistentemente há mais de 5 anos? Motivo: Fundos que não têm um histórico estável de dividendos podem ser excluídos, já que consistência nos dividendos é um critério fundamental. O fundo está sendo negociado abaixo ou próximo ao seu valor patrimonial (P/VP ≤ 1 - papel ou 1,1 - tijolo)? Motivo: Um fundo supervalorizado pode ser excluído da carteira devido ao preço descolado de seu valor patrimonial. O fundo é excessivamente dependente de um único ativo ou emissor? Motivo: Dependência excessiva em um único ativo ou emissor aumenta o risco específico, e essa pode ser uma razão para exclusão do fundo da carteira. O fundo tem gestão ativa ou passiva? Motivo: A gestão ativa traz maior volatilidade e custos, enquanto a gestão passiva tende a ser mais estável e previsível. Apenas após o FII ser aprovado nestas questões é que passo para o "pente fino", antes de inseri-los no Diagrama do Cerrado. Espero ter ajudado!
  6. É como disseram acima... Banco Master nunca foi ingênuo, e quem comprou os títulos deles também não deveria ser. Então quem tá desesperado vendendo tá alfaçando sim, na minha visão rsrsrs. Mas é aquela coisa... Canhões e violinos... Quem tem estômago se dá bem.
  7. Tô precisando de caixa pra pegar esses títulos. Se alguém quiser comprar um membro da minha família, me avisa. Faço desconto se levar dois. 😆
  8. Olá Witor, Até dois meses atrás a conta do banco vinculado à escola não tinha investimentos em ETFs irlandeses. Não sei se isso mudou, porque fiquei esse período ausente da comunidade. Outro ponto que o pessoal sempre levanta é a taxa de corretagem, cobrada no banco e não o é em algumas das corretoras citadas no curso. Acho que a partir daqui você pode pesquisar o que compensa mais para você, e deixo em aberto para outros colegas complementarem. Espero ter ajudado!
  9. Hoje cheguei atrasado à festa e agora, no momento em que escrevo, tem prefixados com "apenas" 17,30%... Vou voltar amanhã e aproveitar, até porque sou vegetariano e não reclamo dos "mão de alface", hehehe!
  10. Olá Renato, Então, esse "algo" que te diz que você está errado, está certo, rsrsrs. O Tesouro Prefixado não acompanha a taxa Selic. Ele é oferecido com aquela porcentagem fixa e vai render aquilo dali, faça chuva ou faça sol. Se você contratar hoje um prefixado a 15% e a Selic subir para 50%, você continua recebendo seus 15%. E se a Selic for a 0,1%, você continua recebendo seus 15%. Então, nesse sentido, não adianta você esperar por mais um tempo para aí investir. Conforme dito na aula sobre contrafluxo, o investidor deve buscar aquilo que tem de melhor e que está disponível no momento, porque com isso ele consegue pegar uma "média dos melhores", em vez de tentar acertar sempre o topo e tentar fugir sempre do fundo (o que, na prática, acaba sendo impossível). Sem ser recomendação de investimento, eu pessoalmente entendo que os prefixados, no momento, são a nata, considerando-se especialmente a expectativa cíclica de redução da Selic em curto-médio prazo. E há prefixados pagando mais do que esses 14,88% que você mencionou. Ontem mesmo, peguei um para 2028 com 19,60% (e só fiquei triste por não ter mais caixa no momento). Espero ter ajudado!
  11. Oi Antonio, Não entendi sua fala - tanto em queda quanto em alta os prefixados são melhores? De toda forma, @Lucas Domingues Brandini - aguenta mais um pouco que os próximos módulos vão responder às suas dúvidas! Vamos que vamos 🚀
  12. Olá Giuseppe, Além do que os colegas já indicaram em relação a onde deixar a reserva de emergência, vale lembrar que você pagará, sim, imposto de renda conforme a tabela regressiva. Espero ter ajudado!
  13. Oi Elcimar, Eu ainda não assisti ao vídeo do Raul. Mas respondendo à sua pergunta, eu não estava preocupado não. Até fiquei preocupado ao final do ano passado, mas nesse ano chutei o balde hahaha. Vamos ver no que vai dar essa novela... Vamos que vamos 🚀
  14. Outro que também uso por vezes é a Folha de SP. Como todos os meios de comunicação, tem seus prós e contras. É só saber filtrar.
×
×
  • Criar novo...