Bom dia, @Adriano Umemura. Obrigado pelo tempo em responder. Sem dúvidas, a diversificação é fundamental para a composição de uma carteira equilibrada, com um nível de risco aceitável. Na conta, considerei o spread cambial. Concordo plenamente em "nunca colocar todos os ovos em uma única cesta".
Na verdade, este post foi mais um desabafo. O que me irritou quando fiz essa conta é que nenhum desses bancos e corretoras, como XP, Warren, Nord e C6, os gerentes e consultores nunca me apresentaram essa conta simples. Com o tempo, passei a ter a sensação de que os produtos ofertados têm um viés de interesse pessoal e não o que é melhor para minha carteira. Este é um dos motivos pelos quais comecei o curso aqui na AVUP, para aprender e desenvolver essa capacidade de avaliar os riscos envolvidos em cada investimento. Estou no terceiro módulo e até agora o conteúdo tem sido bastante esclarecedor.
@Marcelo Ribeiro, tinha reparado nas oscilações do S&P ao longo desses 10 anos. Sem dúvidas nenhuma, tem que ter sangue frio e estar com o psicológico preparado. Se a gente tivesse um botão para desligar as nossas emoções quando se trata de investimento, seria tudo mais fácil. kkkk... Valeu pelo seu tempo.
@Rafael Antunes Teixeira Silva, minha carteira atual está dividida assim: 20% em ações e ETFs americanos, 24% em fundos de investimento, 10% em ações e 46% em renda fixa. Cara, quanto mais tempo passa e mais vou estudando, mais confiante fico com o mercado americano e mais indignado com o mercado brasileiro. rsrsr... Sem dúvidas nenhuma, vou aumentar minhas posições fora do país. Valeu por responder.