Jump to content

Sebastião Alves

Turma 32
  • Interações

    11
  • Entrou

  • Última visita

Sobre Sebastião Alves

Visitantes recentes no perfil

O bloco de visitantes recentes está bloqueado no momento, e não está sendo exibido para nenhum outro usuário.

Conquistas de Sebastião Alves

Membro Bronze

Membro Bronze (3/11)

  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Puxador de papo!
  • Bilingue para caralho!
  • GRATO NESSA PORRA!
  • Rápido no gatilho!

Badges recentes

30

Reputação

  1. Levando em consideração as respostas dos colegas que tal essa configuração de perguntas: Critérios para inserção/eliminação: Propriedades (tijolo) - Os imóveis desse Fundo Imobiliário estão localizados em grandes centros, regiões nobres ou estratégicas? Não investir em fundos com imóveis com localização ruim ou em áreas que corram risco de ter uma vacância grande ou por períodos prolongados. Investimentos (papel) - Os investimentos são CRIs/LCI para empresas sólidas, com baixo índice de inadimplência e com baixo percentual de investimentos em outros fundos Reduzir o risco de inadimplência ou pagamento duplicado de taxas, o que pode levar a um menor rendimento pago aos cotistas. Administração - O Fundo cobra taxas de administração e performance não abusivas (administração abaixo de 2% e sem performance ou abaixo de 1%)? Taxas abusivas reduzem o valor do rendimento a ser pago; Dividendos - Distribui dividendos a mais de 5 anos consistentemente e sem muita variabilidade? Reduzir variabilidade da distribuição de rendimentos; Dependência - Não é dependente de um único inquilino, imóvel ou devedor? Reduzir pontos de falha para pagamento; Setor - O Yield está dentro ou acima da média para fundos imobiliários do mesmo tipo? Alto demais pode representar operações arriscadas, baixo demais pode ser falha na administração/vacância/setor... Administração - A gestão do fundo é idônea e não está envolvida em esquemas e escândalos? Evitar problemas que possa Liquidez - O fundo tem alta liquidez (acima de 500.000 diário)? Vou conseguir vender/comprar quando eu quiser; Mercado - O Fundo é um dos 10 maiores do seu segmento? A vacância de um imóvel ou calote de um devedor não impacta muito nos rendimentos (globalmente); Vacância - O percentual de vacância física/financeira historicamente é abaixo dos 20%? Consegue alugar seus imóveis sem grandes problemas; P/VP - O fundo imobiliário está negociado abaixo do P/VP 1,5? Evitar fundos muito acima do valor patrimonial. Critérios para classificação (diagrama do cerrado) Perenidade - A maioria dos contratos vencem em longo prazo (3 anos ou acima)? Rendimentos garantidos para o médio-longo prazo; Propriedade - Vem mantendo ativos de qualidade (grandes centros, regiões nobres ou estratégicas)? Não tem adquirido imóveis ruins (que precisam de reformas) ou vendido imóveis bons, o que aumentaria as despesas ou reduziria os rendimentos; Vacância - Tem baixo índice de vacância física / financeira ou baixo percentual de inadimplência (abaixo dos 10%? Não corre o risco de baixar dividendos; P/VP - O fundo imobiliário está negociado abaixo do P/VP 1,0? Estão descontados em relação ao valor dele; Gestão - Mantém uma gestão de qualidade e responsável (sem envolvimento em escândalo e/ou aumento das taxas) Estabilidade do fundo; Dividendos - Distribui dividendos a mais de 5 anos consistentemente, sem muita variabilidade e compatível com a média do setor? Variabilidade pode indicar problemas no fundo; Obrigado pelas contribuições.
  2. Olá a todos, Para realizar a avaliação dos FIIs peguei como base as perguntas do modelo e fiz algumas adaptações. Gostaria que me dissessem se são coerentes na opinião de vocês, o que vocês alterariam ou que perguntas acrescentariam ou removeriam da análise? E como adaptar as perguntas para FIIs de papel? Localização - Os imóveis desse Fundo Imobiliário estão localizados em regiões nobres ou estratégicas? Propriedades - As propriedades são novas e não consomem manutenção excessiva? P/VP - O fundo imobiliário está negociado abaixo do P/VP 1? (Acima de 1,5, eu descarto o investimento em qualquer hipótese) Dividendos - Distribui dividendos a mais de 4 anos consistentemente e sem muita variabilidade? Dependência - Não é dependende de um único inquilino ou imóvel? Setor - O Yield está dentro ou acima da média para fundos imobiliários do mesmo tipo? Administração - O Fundo cobra taxas de administração abaixo de 2%? Administração - O fundo não cobra taxa de performance ? Administração - A gestão do fundo é idônea e não está envolvida em esquemas e escândalos? Mercado - O Fundo é um dos 5 maiores do seu segmento? Vacância - O percentual de vacância física/financeira é abaixo dos 10%? Perenidade - Os contratos vencem em longo prazo? Liquidez - O fundo tem alta liquidez (acima de 1 milhão diário)? Abraços.
  3. Acredito que tenham muitos aqui também nessa faixa de idade (ou mais velhos) que podem comentar aqui. Tenho 43 anos, sou casado, tenho 2 filhos e sou professor universitário com 20 anos de carreira. Já conquistei muitas coisas, comprei minha casa e um carro. Não posso lamentar que deveria ter conhecido a educação financeira antes porque há 20 anos, por exemplo, a realidade era outra, as oportunidades eram outras e a prioridade era sobreviver. Mas nos últimos tempos, uma crença limitante que percebo que ronda a minha mente é: para que guardar dinheiro se nem sei se vou poder aproveitá-lo. Em 20 anos, quando tiver 65, não sei se os sonhos, as metas que planejei farão sentido, meus filhos já estarão com crescidos nas suas casas com suas famílias e não sei se terei pique para fazer as viagens que tenho vontade de fazer hoje. O grande conflito mental é: se arrepender de não fazer aquilo que poderia agora para poupar e ter uma velhice confortável mas sem muito sentido; ou o contrário, lançar o "só se vive uma vez" e ter um futuro nebuloso em uma época mais difícil. Aguardo colaborações e reflexões de quem concorda com uma posição e com a outra e como lidam com isso para não atrapalhar os investimentos..
  4. Sebastião Alves

    Apresente-se

    Nome: Sebastião Idade: 43 Cidade: Mossoró-RN Investe há quanto tempo: menos de 2 anos Aluno da turma 32. Sou professor universitário da área da Computação.
  5. Pois é. Como funcionário público, vejo que as defesas mais liberais costumam jogar todo mundo no mesmo bolo quando, na verdade, nós somos apenas trabalhadores que buscaram uma carreira que paga melhor. E justamente por saber que meu salário vem dos impostos pagos por nós todos que sinto essa responsabilidade. Aqui no RN a situação da prividência já está um caos, porque tem mais aposentado e pensionista que servidores da ativa. Um dos motivos para estar aqui no curso.
  6. Me abstenho, porque aceitei o desafio de uma semana sem reclamar. 😄
×
×
  • Criar novo...