Olá Luiza tudo bem? Estou morando há mais de 2 anos em Portugal, a ideia era vir estudar e conhecer, quando os planos mudaram completamente 😅.
Acredito que sair do Brasil e nunca mais voltar depende de muitos fatores pessoais, como por exemplo: o quanto a pessoa aguenta a saudade, e olha que não é só saudade das pessoas que gostamos, é saudade do cheiro, temperos, arquitetura, sotaques. Quando a gente sai da nossa terra natal, é que conseguimos enxergar como realmente ela é, suas qualidades e defeitos.
Quanta sorte a pessoa tem de conseguir se enturmar no novo país (sim sorte conta muito), como conseguir moradia, validar documentos, onde se manter, com quem tirar dúvidas e PRINCIPALMENTE não cair em golpe logo que chega ao novo país.
E por fim se a pessoa consegue um padrão de vida melhor que no Brasil, porque convenhamos, imagina sair do Brasil pra passar perrengue financeiro e sem expectativa de melhorar em algum país gelado por aí.
Pessoalmente não acho Portugal TÃO melhor assim que o Brasil, mas se um dia precisar voltar (nunca se sabe né?) faria de tudo para não morar em São Paulo 😁.
O meu maior desafio em emigrar está sendo terminar a documentação do meu marido, e olha que nós viemos de forma totalmente regular, mas agora na hora de renovar a documentação, estamos tendo alguns problemas.
Minha dica, se me permite, é que se você tem essa vontade, quando puder feche um curso em algum lugar idôneo, assim você se permite conhecer o local e seus moradores por um tempo bom, muitas vezes seguimos algum youtuber ou conhecido que fala sobre algum local, acaba mais glamurizando ou com um recorte muito pequeno sobre a realidade, por exemplo quando ainda pesquisava sobre portugal os youtubers na epoca só teciam elogios... Quando eu vim morar é que descobri que o buraco é beemmm mais embaixo!
Já eu acho os mochilões e Eurotrips interessantes para quem quer mais aventuras e conhecer gente nova, o que não deixa de ser algo interessante também.
Caso você tenha mais dúvidas sobre este assunto ficarei feliz em ajudar 😀