Jump to content

Fabiano Guerra Andreatta

Turma 35
  • Interações

    32
  • Entrou

  • Última visita

3 Seguidores

Sobre Fabiano Guerra Andreatta

  • Aniversário 10/02/1970

Visitantes recentes no perfil

O bloco de visitantes recentes está bloqueado no momento, e não está sendo exibido para nenhum outro usuário.

Conquistas de Fabiano Guerra Andreatta

Membro Bronze

Membro Bronze (3/11)

  • GRATO NESSA PORRA!
  • Puxador de papo!
  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Rápido no gatilho!
  • Aceitou o desafio 7 dias sem reclamar!

Badges recentes

76

Reputação

  1. Os dois primeiros, não conheço ainda tá na lista...hehehe. Os 03 abaixos, show... Natal, Salvador (mesmo com todos os problemas de ser uma metrópole, é TOP), Porto Seguro, Ilhéus, Maceió... difícil de pontuar. Só paraíso.
  2. Super 10 @Bruno Luiz ter resgatado este video. Concordo que, vale um Renew pois o tema é muito interessante e oportudo, principalmente para quem quer montar uma estratégia para renda passiva. Acredito que seja um tema que inclusive, poderia ser mais explorado aqui na AUVP ( Estratégias para a fase de viver de renda passiva). Estou nesta fase atualmente..., motivo de estar por aqui. Rssss.
  3. Depende muito do seu objetivo. Construção de patrimônio e se você ainda é jovem, FII pode não ser a melhor escolha. No meu caso, como já estou mais véinho... rsss e o meu objetivo agora é renda passiva, já faz todo o sentido e eu adoro quando os FII's e ações caem, pois aí aplico aquela estratégia do contrafluxo, e funciona muito bem. Os dividendos não baixam e são ótimas oportunidades de fazer novos aportes. Aí vc ganha no principal, quando o valor voltar e tb no aumento dos dividendos (considerando que fez escolhas de bons ativos e em fundos de tijolos, pois fundos de papeis e afins, já muda a história).
  4. Oi, @Eliane Cunha. Vou dar meu pitaco aqui, mas não é lei, kkkk! Vou te provocar, mas com intenção de ajudar. Tb invisto em FII e fazendo uma análise, vejo que os indicadores deste fundo em relação ao setor são positivos, mas o P/VP está relativamente alto e isto por si, já é um alerta. Entendo que o ramo de hotelaria tem um histórico de alta volatilidade e sazonalidade( aqui falando de vacâncias) e no meu ponto de vista um tanto atípico em relação aos FII’s, (sim, sei que já por esse motivo promete mais retorno$$$) já que já permeia um perfil mais "arrojado" de investidor, no sentido de ter a visão e disposição de acompanhar com mais frequência a variação deste ciclo. Então é notório perceber nos históricos deste setor que há grandes variações tanto nas vacâncias quanto nas distribuições de dividendos. Acredito que, para este segmento exija um nível de acompanhamento e análise mais contínuo para bom aproveitamento no retorno de dividendos e compra de cotas na sazonalidade (Aqui falando na variação do mercado), devam ser considerados e estarem alinhados com os seus objetivos de metas e retorno. Respondendo a sua pergunta: Para compensar ou não, não é questão "de agora", mas que você deverá acompanhar e entender este ciclo, para saber o melhor momento do "quando" para efetivamente entrar e lucrar. (Entendendo que está na visão de Buy and Hold).
  5. Sou doido por litoral. Nasci e Moro em Curitiba, PR. Já Visitei quase todas as capitais (e diversas cidades) do extremo sul até o Maranhão, faltando conhecer só um tantinho daí para cima. Minha predileta, sem sombra de dúvidas, foi João Pessoa, PB. Já retornei umas tantas vezes para lá e cada vez gosto mais! Em segundo lugar, mas não menos desmerecida, a bela Florianópolis, SC (que só perde de JP por causa do inverno e aguas frias, mas jamais pela beleza e qualidade de vida desse meu povo do sul!)
  6. Oi @Fabiana Pavan Viana. Concordo com o @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia. Também estou em fase de constituição de uma Holding Familiar e o principal objetivo é a redução da tributação, tanto na gestão dos bens, quanto no planejamento sucessório. Porém, via de regra investimentos financeiros possuem uma incidência maior de tributação. Falo por que tive a mesma dúvida e a consultoria que estou tendo para esta situação, me esclareceu de forma bem convincente que os investimentos seriam mais vantajosos permanecer na P.F., salvo se a sua intenção seja unicamente utilizar esta para planejamento sucessório (doação a herdeiros). De qq forma, até isto acontecer a tributação de impostos será maior quando estiver na PJ, inclusive de investimentos que em PF são isentos, como Fundos imobiliários, por exemplo.
  7. Exatamente. O valor da cota até pode cair, nestes ciclos. Mas os dividendos continuam "pingando" todo mês, de forma consistente, se os ativos são bons. O segredo está justamente em aproveitar este ciclo e conseguir identificar o momento do "contrafluxo", até para novos aportes. E falo com certa experiência. (Não domínio, pois tenho muito ainda a aprender, mas falo da experiência entre perdas e ganhos) Tive a paciência, de mesmo com pouco conhecimento e assumindo alguns erros, estudar e investir em FII's desde 2019 onde nem pensava ainda viver desta renda. Investindo também em ações e fundos de investimentos de renda variável de bancões (felizmente nestes fundos, não foram dos piores, mas já estou me livrando dessas encrencas aos poucos, kkkk). Não só resisti a crise da pandemia, mas fui dos contras e enquanto estavam todos vendendo, não só tive "estômago" para aguentar, como ainda aproveitei para remar contra a crise e mesmo com mais intuição do que razão, arrisquei comprar aproveitando a baixa, acreditando na qualidade dos ativos e neste movimento cíclico. Mas nem sempre foram flores... já dei bastante cabeçadas antes disso. Por sorte ainda na época que fui CLT, onde os ganhos fixos compensavam alguns tropeços, muitas vezes como você citou, por conta de seguir opiniões destes influencers... Hoje vivo basicamente de renda passiva. Parte de locação de imóveis que adquiri, outra parte de investimentos. E digo: o caminho do estudo e aprendizado no começo é árduo, porém compensador. A persistência no conhecimento dá o retorno. Já comecei a colher, mas... tenho muito ainda que aprender. E agora aqui, no pouco tempo que frequento, já posso dizer que este aprendizado está acelerando de forma exponencial. Mas voltando ao tema do tópico, para não divagar muito... rssss, acima de tudo, temos que além de saber investir bem e aproveitar estes ciclos, saber identificar qual investimento é o mais adequado as nossas necessidades. Cada caso é um caso e as vezes, o que funciona para um, não serve para outro.
  8. Parabéns, Meu Caro! Sucesso nessa empreitada. Vam q vam!
  9. Está cada vez melhor e mais interessante participar desta comunidade da AUVP. Gratificante esta parceria de ajudar e ser ajudado, crescimento linear de conhecimento e oportunidade de interagir e fazer novas amizades com pessoas que além de estarem em sintonia com os nossos pensamentos e objetivos, são genuinamente maravilhosas!
  10. E a oferta da XP oferencendo 150% do CDI. Consegui entender que tem a mesma pegadinha aí, ah tem!
  11. Está cada vez melhor e mais interessante participar desta comunidade da AUVP. Gratificante esta parceria de ajudar e ser ajudado, crescimento linear de conhecimento e oportunidade de interagir e fazer novas amizades com pessoas que além de estarem em sintonia com os nossos pensamentos e objetivos, são genuinamente maravilhosas!

  12. Passei por uma situação parecida com os meus pais, a pouco tempo. (nem tanto a relação de mudança de imóvel, mas com relação aos investimentos). Eles caíram, por azar, na mão de uma "Ex Gerente de Bancão" que foi para uma famosa corretora de 2 letras, que por coicidência (ou não) esse bancão foi sócio. Bem resumindo: Empurraram um investimento de 150k para meus pais, em tesouro IPCA 2035, na época + 3,5%. Olha a malandragem... 2035 para idosos de quase 80 anos. Bem, voltando a sua solicitação de conselho, duas sugestões acima que creio serem Razoáveis. A primeira, conservadora, Tesouro Selic. A segunda mais arrojada, mas não menos importante e muito oportuna para seu caso é a sugestão do @Francisco Viégas Vianna, em escolher bons fundos imobiliários, que renderão gratificantes pagamentos mensais como complemento à aposentadoria, com a alta possibilidade de manter o principal protegido. Eu que atualmente estou nos meus 55 anos, já estou direcionando parte dos meus investimentos para renda passiva (a quase 03 anos) e estou bem satisfeito com o resultado. E agora que resolvi entrar na AUVP, estou convencido que fui acertivo em algumas das minhas decisões e vou poder melhorar muito nas outras que não foram tão boas... Espero ter ajudado. Certamente aparecerão outros bons conselhos. Mas... vc está no caminho certo!
  13. Boa Noite! 19 acho um exagero e difícil de controlar... rssss. Mas concentrar em 1 só, igualmente um exagero. Um bom número aí, entre uns 5, acho que seria uma boa média, dependendo do seu patrimônio. (Inclusive bancões) Nenhum consegue te atender 100%. Se concentrar nessa média de 5, consegue fazer um bom estudo comparativo do que cada um pode te oferecer de melhor. Aumentar muito o leque, vai te tomar tempo demais e certamente se perderá. Vale aquele ditado: Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Abçs!
  14. Pessoal, Buenas! @Diogo Favero Fabrile É assunto que também me interessa muito e estou em um dilema um tanto parecido. Me desculpa, não vou contribuir em ajudar, mas aproveitar sua dúvida para complementar a minha, na esperança que ajude você também... Infelizmente as regras do INSS são propositalmente confusas. Mas Temos algo em comum, rsss. Estou nos meus 54 anos, não tenho filhos e minha esposa também tem sua independência financeira, o que não me preocupa no quesito pensão. Porém eu também penso na situação de emergência, ou seja algum acidente que cause invalidez e me cause impedimento de continuar na ativa. No meu caso, o que tenho de diferente é que fui CLT durante 33 anos, até 2021. Contribuição quase 90% acima do teto e também me preocupo em tentar manter a proximidade possível "do teto" para aposentadoria. No meu caso, preciso ainda de mais 6 anos de contribuição devido as "sacanagens do governo". Preciso pagar 100% de pedágio, para me aposentar por volta dos 61a. O dilema é: contribuir mais alto para manter a média, arriscando a insegurança das regras federais, ou com a contribuição mínima e aplicar o restante em um investimento que compense e ganhe da previdência? Atualmente, fazendo as contas, me parece mais seguro a segunda opção. Atualmente, contribuo como autônomo, sobre 20% do mínimo e fazendo aportes mensais em investimentos (específico para aposentadoría, mas não plano de previdência) Também estou abrindo uma empresa e estudo a possibilidade de a partir daí definir um pró-labore no teto em que não haja incidência de I.R. (algo próximo dos 2k mensais) e contribuição padrão dos 11%) o que elevaria a % da renda, mantendo praticamente o mesmo valor de contribuição. Consultei uma advogada especialista em planejamento previdênciário, que chegou em um cálculo de contribuição de 20% sob 02 salários, como autônomo para manter próximo da média (cenário das regras atuais, aproveitando meus aportes da CLT). Já o contador, diz que é melhor a contribuição como pró-labore sob 11% no limite da isenção do I.R. Agora, estou eu nessa dúvida cruel... se tiver amigos aqui da comunidade com experiência em previdênca, agradeço sugestões! Grato, Andreatta.
  15. Boa Tarde @Anne Higaki. Isto é quase como analisar investimentos... kkkk. Parece brincadeira, mas é sério. Primeiro, como já respondido, procure pelo menos umas 03 corretoras de confiança. Elas geralmente trabalham com seguradoras de primeira linha. Depois, pesquise sobre a reputação destas seguradoras, caso não conheça alguma. Daí é comparar o custo X benefício dos serviços ofertados e o que é importante para voçe. As corretoras de seguro são quase como corretoras de investimentos também. Sempre tem algum tipo de parceria, que ora oferecem mais ou menos bonus de descontos. E varia de corretora para corretora. Um carro x pode ter preço maior numa e o y menor nessa e vice-versa. Então, se quiser economizar, vai ter que dedicar um tempinho e fazer análises. fechando como comecei... tipo procurar melhores opções de investimentos... Espero ter ajudado e boa sorte na escolha!
×
×
  • Criar novo...