Vou falar aqui do lado do concursado (ou "mosca morta" como nosso colega aí se refere).
Sou concursado há quase 20 anos. Consegui muitas conquistas em minha vida graças a esse estilo de vida. E não me sinto nem um pouco "preso" ou sem liberdade. Consigo tirar férias quando eu quero, posso viajar pra onde quiser, trabalho com algo que eu gosto e tenho tempo para aproveitar a vida fora do horário de expediente.
Acho curioso quem fala que concurso não traz liberdade. Não sei qual tipo de liberdade um autônomo tem, mas dependendo da sua profissão e da sua capacidade de acumular riqueza, essa pessoa com certeza não tem essa "liberdade" que acredita ter. Não são todas as profissões que pagam bem e ainda dão tanta liberdade para a pessoa. Não dá pra cair na conversa de vida fácil, seja na vida de autônomo ou de concursado.
Uma coisa que é importante salientar é que dificilmente alguém vai conseguir ter independência financeira apenas com concurso. No meu caso eu também empreendo, o que ajuda muito a potencializar os ganhos e acelerar a acumulação de riqueza.
Enfim, acaba que é apenas uma escolha, tem suas facilidades e dificuldades, assim como quem opta por ser autônomo ou CLT.