Oi @Matheus Passos Silva,
Na B3 as empresas estão classificadas em setor, subsetor e segmento, alguns setores não tem tantas subdivisões, mas no caso do setor financeiro temos bastante opções de subclassificações:
Setor: Financeiro
├── Subsetor: Intermediários Financeiros
│ ├── Segmento: Bancos
│ ├── Segmento: Corretoras
│ ├── Segmento: Sociedades de Crédito
│
├── Subsetor: Serviços Financeiros Diversos
│ ├── Segmento: Administradoras de Recursos
│ ├── Segmento: Empresas de Pagamento
│ ├── Segmento: Consultorias Financeiras
│
└── Subsetor: Previdência e Seguros
├── Segmento: Seguradoras
├── Segmento: Previdência Privada
├── Segmento: Resseguros
Mas ainda assim, mas reforçando a questão, eu tinha me referido a empresas que possuem a mesmíssima classificação (pensando em bancos mesmo), mas talvez essa minha "tentação" em aceitar empresas que concorrem entre si, tenha a ver por ainda estar "inseguro" na seleção/definição de apenas 1 empresa em segmentos bons (como é o caso dos bancos). Por exemplo, quero ter 1 banco na carteira, mas não é tão fácil decidir qual será o "melhor investimento", e ai vem a tentação de escolher +1. Nesse meu raciocínio se eu tenho +1 banco, se a minha escolha não foi a melhor possível, mas pelo menos eu diluo o risco de ter feito uma "péssima" escolha dentro daquele segmento. (acho que esse é o ponto mais controvérso do meu raciocínio)
Quando a escolher papéis de subsetores diferentes ou ainda segmentos, ai eu acho que quase unanimidade que é Ok, né?! Sendo que em alguns subsegmentos só tem samllcaps, mas daria pra ter 1 banco, 1 corretora, 1 seguradora e ralvez 1 resseguradora