Eu sou CLT então é um pouco mais escasso o que posso fazer.
-Tenho uma previdêndia PGBL conforme o @Henrique Magalhães comentou, onde jogo beirando os 12%a.a. como não consigo prever exatamente o valor devido aos acréscimos de hora extra, dicídio, etc. fica meio difícil calcular exato, mas tento ser o mais acertivo possível pra não deixar nada pro governo.
-Também tem o pilates, você consegue fazer pilates com um profissional de fisioterapia e lançar esse valor abatendo do IR, porém tem que ser tudo certinho igual recibo médico. Observado na despesa o recibo ou nota fiscal com o nome da clínica ou do profissional com o respectivo CNPJ ou CPF, descrição da consulta ou tratamento, assinatura e carimbo com o número da inscrição no conselho de classe profissional.
-Escola do meu filho. Não é um valor alto mas dá pra abater uma certa quantia no IR. Porém tem que ser um curso reconhecido pelo MEC. No caso do meu filho é o ensino fundamental então entra de boa.
Basicamente é isso que eu tenho em mãos.
Pode ser que tenha mais coisas, mas de tudo que eu vi e pesquisei na internet, saúde é o que mais vai te ajudar. Já que você vai pagar seu próprio plano de saúde procure um bom, mesmo que seja caro, calcule o quanto você pagaria de IR sem ele e depois coloque o valor anual do plano e faça as contas, pois saúde restitui 100% na alíquota do IR.
Abraço!