Jump to content

Eric Henrique Dantona De Sousa

Turma 40
  • Interações

    37
  • Entrou

  • Última visita

1 Seguidor

Sobre Eric Henrique Dantona De Sousa

Visitantes recentes no perfil

389 visualizações de perfil

Conquistas de Eric Henrique Dantona De Sousa

Membro Bronze

Membro Bronze (3/12)

  • Descobridor implacável!
  • Puxador de papo!
  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Aceitou o desafio 7 dias sem reclamar!
  • Rápido no gatilho!

Badges recentes

42

Reputação

  1. Pessoal, estava aqui pensando sobre isso a um tempo. E gostaria de ouvir a opinião de vocês. O Tesouro Direto se iniciou no início dos anos 2000 (2002 ou 2003, não lembro) com o intuito de facilitar para o investidor pessoa física possa emprestar dinheiro para o governo federal. Sou só eu, ou vocês acham meio sem noção ser cobrado imposto sobre um dinheiro que você emprestou pro governo? Vamos lá. Esses títulos de dívida foram feitos para alguns propósitos, citarei 2 em específico: 1. Investimento para o país fazer algo; 2. Rolar dívidas passadas, ou parte delas. Digamos que no primeiro caso o governo precisou de arrecadação extra para investir em algo. Se for esse o caso, você está emprestando dinheiro pra melhorar o Brasil, logo, não seria mais justo ser tipo uma debênture incentivada? No segundo caso, você está livrando o governo de ficar com uma reputação de mal pagador. Se dar calote no gringo pega mal na foto, imagine outros países vendo um estado soberano dar calote em moeda própria. Nesse caso você está ajudando o governo a mostrar que ele é capaz de honrar seus compromissos, mesmo com todos os problemas. Tirando o fato que nosso país ama cobrar um impostozinho do povo e isso diminui a dívida total, já que é recolhido na fonte de 22.5% à 15% pela tabela de IR, alguém consegue ver lógica nisso? É tipo você cobrar dinheiro do seu agiota por você ter pago a sua própria dívida. Quero ouvir o que vocês tem a pensar sobre isso. Se quiserem adicionar algumas outras formas que o Tesouro Direto seja usado além dessas duas anteriores, sintam-se a vontade para desenvolver essa ideia.
  2. Pessoal tá na sexta da nostalgia kkkkk
  3. Respondendo minha própria pergunta, caso alguém também queira ver esse gráfico e ver por si mesmo esse gráfico, é desse site aqui. Apesar de não ser o mais barato da história (o mais barato foi na COVID-19) estamos no mesmo patamar da crise da marolinha, nome dado por mim da crise econômica que o presidente Lule disse que seria apenas uma marolinha.
  4. Pessoal, isso não é uma dúvida sobre ativos, mas sempre quis saber onde o pessoal do YouTube, inclusive o Raul, usam pra mostrar que a bolsa de valores do BR tá barata. Eu queria colocar uma imagem, mas não tenho. Mas tentando especificar melhor, é um gráfico que geralmente aparece azul e verde, com vários picos e que que no cenário atual estamos perto dos fundos históricos do valor da bolsa brasileira. Eu sei que essa descrição está meio b0st4, mas é o que eu consigo lembrar. Talvez algum sardinha raíz que já deixa o like na confiança saiba por ser bem comum em canais de investimento. Se alguém souber o nome do gráfico e/ou site que posso achar eu agradeço.
  5. Apenas complementando a resposta do @Adryan Figueira, por ser o setor de BB Investimentos, caso o BACEN diga que não é com eles por se tratar de investimentos, e não bancário, fala com a CVM. Pois são eles os responsáveis de regulamentar toda essa questão de investimentos.
  6. Pessoal, recentemente recebi meus primeiros dividendos em dólar. Para saber de qual ativo era, olhei o extrato e percebi que os valores são diferentes. Só para constar, era o ETF DGRO. Calculei a diferença entre o valor na conta e e valor do extrato e vi que a diferença era de 30%. Sei que nos EUA eles tem uma política de dividendos qualificados e não-qualificados. Se não me falha a memória você tem que tem o ativo 121 dias antes da data ex. Além disso, esses dividendos não devem ser de ativos ganhos por renda variável, por exemplo ETFs de venda coberta (covered call ETFs) como JEPI, JEPQ, GPIQ, DIVO, ISPY, etc. Sabem dizer se essa alíquota diminui conforme esses ativos atinjam a maturidade de se tornarem dividendos qualificados? Ou por ser conta de estrangeiro essa alíquota é fixa? Desde já agradeço.
  7. Eu não digo que Clear e Rico usem esse sistema. É assim que o Inter faz. Mas sempre vão conseguir tirar o deles pra manter o sistema de conexão entre investidor e bolsa. Talvez eles possam fazer um spread maior em renda fixa, a ponto de que eles consigam gerar receita a partir disso. Mas geralmente usam algum joguinho de palavras e é difícil perceber se você é novo, como eu e você das turmas 40 e 41.
  8. Amigo, não existe almoço grátis! A corretora sempre ganha com essa "corretagem grátis". Por querer ser o espertão fiz meus investimentos internacionais pelo banco Inter pelo menor spread cambial e sem taxas de corretagem. Entretanto o que eles não te contam é que você compra o atovo por um preço mais caro. Por exemplo, se uma stock vale $ 10,00 eles te vendem por $ 10,50. Às vezes o barato sai caro. Como você está na comunidade, você consegue abrir uma conta no BTG e mudar a assessoria para a AUVP, onde você ganha cashback parcial da taxa de corretagem e da renda fixa, mais retorno no aluguel de ações, menor spread em renda fixa, etc.
  9. Como o próprio Raul disse: “O mercado reage ao boato, no fato ela vai bem”. Basicamente, quando acontece algo que todo mundo espera, isso mostra previsibilidade, coisa que o investidor ama. Eu pessoalmente acho que não há uma única resposta exata e sim uma soma de fatores, que irei listar alguns que me parecem fazer sentido: 1 - Todos já esperavam por isso, então estava tudo precificado. Na última reunião do COPOM de 2024, eles sinalizaram mais duas subidas de 1% para este ano, tendo sido cumprido. Mas quando essa notícia veio à tona, a bolsa despencou ainda mais no fim do ano passado. 2 - Os contratos de juros futuros (código DI1 na BMF - Bolsa de Mercadorias e Futuros) têm caído de valor, e eles são até mais importantes do que a própria SELIC, visto que é a expectativa que os juros terão em determinado prazo de vencimento. Como a bolsa precifica o futuro, logo, é relevante avaliar que os juros no futuro já estão em queda, e o mercado já está precificando isso. 3 - Apesar das controvérsias, até o momento a presidência do BC do Galípolo tem correspondido à expectativa dos investidores, onde eles lançaram uma nota que estão comprometidos a baixar a inflação. Torcer para não ser só nesses primeiros meses e, no meio disso, vire uma sequência de canetadas para auxiliar o atual governo. Bom, essas coisas de economia são meio que ad hoc, em que não há sempre uma boa explicação com uma ou poucas respostas. Mas essas são coisas que acho que podem contribuir para o resultado.
  10. Olha, quanto aos custos, você pode conseguir isso com o pessoal do suporte, tem um botão aqui na comunidade que já abre o WhatsApp. Tem publicações aqui na comunidade sobre isso, mas clicar no botão suporte é bem mais fácil. Olha, eu não fiz pelo BTG, mas sim pelo Inter. Eles oferecem um spread cambial menor e sem corretagem, mas os caras são muito espertinhos, e eu não me toquei de uma possível entrelinha que pode ter me custado tanto ou mais do que o spread + taxa de corretagem do BTG. Percebi que, quando estava comprando, eles fazem um spread nos ativos em si. Por exemplo, suponha que você quer um ETF/Stock/REIT que custa $ 10,00. Quando você visualiza o ativo, esse é o preço que você vai ver, mas quando você vai fechar a operação, eles vão te ofertar por $ 10,05, por exemplo. Você já compra o ativo no 'prejuízo'. Achei isso bastante sacanagem, em breve estarei pedindo transferência de custódia e alocarei tudo na BTG AUVP. Pelo menos a AUVP se mostrou bastante transparente em tudo ao invés de usar joguinhos de palavras. Eu não usei o BTG Internacional, mas a dica fica: não faça pelo Inter! É bem provável também que outras similares que não cobram corretagem, como Nomad, façam o mesmo (eu não abri conta para testar). Não existe almoço grátis.
  11. Cara, acho que isso entra numa questão chamada valuation. Como eu só entendi sobre o tema com vídeos avulsos do YouTube, não posso te dar uma visão tão ampla sobre como fazer. Mas posso te dar uns exemplos como a fórmula de Graham, ou o método do Décio Bázin (modelo de Gordon com taxa de desconto de 6%). São fórmulas bem conhecidas pela maior parte do público para uma parte do valuation da empresa, ou preço justo, como plataformas com Investidor 10 usam. Pelo que entendi também, existe tanto uma parte quantitativa quanto qualitativa. Mas isso não é muito o que aprendemos na AUVP, apesar de que seria uma coisa bem interessante. Mas, como citado por outros membros, basicamente cada equipe de gestão tem suas próprias métricas sobre o assunto. Em geral, essas coisas talvez sejam bem técnicas e exijam um estudo mais profundo e não necessariamente são essenciais para acumular patrimônio. A menos que você queira fazer uma espécie de gestão ativa ou híbrida (parte da carteira buy & hold, parte value investing), algo que não é o que fazemos aqui pela AUVP.
  12. Amigo, eu qcho que não tem muito mistério. O segredo é aportar sempre que pode e ir construindo um preço médio. No meu primeiro aporte em USD, enviei uma quantidade considerável pois queria alocar logo o capital da reserva de valor em IAU de uma vez, como o ouro geralmente se valoriza com o tempo, em especial em períodos de insegurança como a que o governo Trump está sendo, na minha cabeça não fazia muito sentido ficar esperando pra fazer os aportes em ouro aos poucos nesse ativo. Eventualmente, a valorização dos ativos e proventos tendem a diminuir o seu DCA (dollar cost average), pois se você escolheu bons ativos, eles se valorizam ao longo do tempo, e quando for a hora de usufruir, você terá mais dólares do que no início.
  13. Amigo, ter como fazer tem, não sei qual o procedimento, entretanto, se fosse falar com a sua corretora, eles devem conseguir te instruir melhor sobre essa burocracia. Vale lembrar que você paga um valor para a transferência de custódia, que, em geral, não é barata. Caso queira ir para o BTG AUVP, ou AUVP Capital, tenho certeza de que o pessoal do suporte vai ficar contente em te ajudar. Estou avaliando melhor também mudar de conta, pois percebi que no Inter, onde comecei a investir, eles têm a taxa de câmbio mais barata e não têm corretagem. Mas eles não te vendem o ativo no preço de mercado, eles fazem um spread, por isso a corretagem zero, eles ganham com o tamanho da sua ordem. Apesar de ver que na BTG o spread cambial é consideravelmente maior e há corretagem, mas se venderem no preço de mercado, talvez compense mais. Tenho que fazer todas as contas certinho.
  14. Quanto aos indicadores fundamentalistas, eu não sei onde achar o histórico. Mas quando se trata de preço de abertura, fechamento, fechamento ajustado (considerando os dividendos, subscrição, follow on, etc.) a biblioteca yfinance para Python tem todos esses dados. Caso não saiba programar, creio que apenas em alguma plataforma de traders como Profit, MetaTrader e similares. Entretanto, pela ideologia do curso, esses valores de fechamento, abertura, etc. são de pouca relevância para a metodologia buy and hold.
  15. Então amigo, aí contrário dos outros que estão postando, eu ainda acho que pode valer a pena. Derivativos como opções e contratos futuros são instrumentos financeiros muito úteis, mas podem ser perigosos. Pensando apenas comprar/vender uma ação creio que não seja a melhor estratégia. Imagine que você quer comprar a 10 uma ação que está 11, ela pode nunca voltar pra 10, mesmo recebendo o prêmio, esse prêmio não vai compensar o preço caso você decida comprar depois do vencimento, que pode ser 11.50, por exemplo. O próprio Warren Buffet deu uma palestra e disse: se quer comprar uma ação, compre. Se quiser vender, venda, não precisa de estratégias tão sofisticadas pra comprar um ativo. Estou lendo um livro sobre derivativos e opções do autor Jhon Hull. É um livro mais técnico mesmo com equações e tal. Até o ponto onde cheguei ele deu exemplo de 2 estratégias com opções: hedge/proteção, especulação. Especulação é o que tentamos evitar. Logo, dessas 2 estratégias resta apenas o hedge, e a menos que seja muito milionário, não vale a pena. Claro que o autor pode adicionar mais estratégias ao longo do livro, mas eu não posso saber sem ler até lá. Ao contrário de boa parte da comunidade que vai lhe julgar sobre especulação, eu não irei. Mas tente ter algum embasamento para essa especulação, que não seja análise técnica de preferência hahaha eu particularmente estou fazendo uns backtests baseados em estatística de preço e da sua derivada/ velocidade pra avaliar se vale a pena entrar em alguma opção através de simulações de Monte Carlo. Mas estou apenas testando ainda Lembrando, o prêmio das opções tem IR, se não me engano 15%, então não pense que o prêmio é seu valor líquido.
×
×
  • Criar novo...