Quando se fala da cultura da empresa, hoje que estou inserido nesse mercado de TI/Desenvolvimento de software como gestor de projetos, posso falar que o layoff ainda é fruto da pandemia.
Devido às taxas de juros próximas de zero naquela época, as contratações em massa e muito investimento no desenvolvimento, alguns vários colaboradores com desempenho abaixo foram inseridos na organização.
Já há algum tempo vejo diversos gestores tentando criar indicadores de "eficiência" e desempenho pessoal nas equipes de desenvolvimento.
Quem estiver abaixo da sua linha imaginária de "expectativas de desempenho", estará na mira do canhão do layoff.
Quando falamos de big techs, isso se intensifica, pois para eles é muito fácil demitir 4k, pois tem outros muitos bons colaboradores desempregados ou até mesmo empregados aguardando uma chance de entrar.
Para quem tem a malícia do mercado, então, parte do acordo salarial é o pagamento de bônus por desempenho em stocks da companhia, como sabemos hoje esse tipo de stock está no maior valor histórico, se pôr ventura a cotação cai com esse tipo de notícia, fica ainda mais fácil executar o layoff e ter um peso de pagamento de bônus reduzido. [E dizem que o mercado de TI é simples hahahaha].