NOSSA, QUE DAORAA
Eu to a três anos no mercado de pesquisa e desenvolvimento.
Meu primeiro projeto, que tá correndo até hoje, é na área de visão computacional (IA) para uma empresa de Goiânia via CEIA/LAMIA. Começou com uma bolsa de graduação e segue mesmo agora que eu to formado.
Esse ano também entrei em um projeto de RAG para uma empresa de Cascavel.
Sim, to com dois projetos em paralelo horário flexível, trabalhando de casa, no papel a bolsa é não tributável, dando conta de entregar algo a mais e ainda assim to na turma 41 e comecei o módulo 4 hoje.
O segredo é que os projetos cobram resultado ao invés de horário (aleḿ das reuniões semanais e eventuais alinhamentos) e eu tenho já muita bagagem de automação, muito do meu serviço é usando OpenCV, Numpy e Python e também, pelo menos o primeiro projeto, tem muita primitiva pronta e muita coisa que dá pra reusar. Atingi uma meta que antes eu nem sabia que existia hehe.
E como eu moro com os meus pais aos 24 (morei 5 anos fora durante a faculdade mas voltei porque não fazia sentido e eu não tinha me ajuntado com ninguém) sobra bastante para pensar para médio e longo prazo e, obviamente, um ganha ganha porque eu não sou de explorar as pessoas.
To querendo aproveitar o momento de vacas gordas para me preparar para o futuro, e esse é um tiro na lua que precisa ser bem planejado.