Entendi, realmente se a gestão e as taxas forem ruins, realmente não vai valer a pena. Neste fundo em específico, a taxa máxima é de 0,7%. Quanto ao risco, se você estiver no limite do FGC faz sentido colocar em CDB para se proteger, já que o fundo vai perder em caso de default de seus investimentos.
Em relação à rentabilidade, o fundo tem consistentemente ganhado da Selic, nos ultimos 5 anos ele fica com a rentabilidade de 70% contra 55% se investisse na Selic. Acho uma diferença considerável.
Na verdade, não estou discutindo exatamente por causa dos 10% do CDI a mais, mas bater o martelo que não devemos ter nenhum fundo de investimento e sequer estudar o assunto acabou me parecendo mais uma crença do que algo real.
Em momentos do curso temos outros ganhos marginais, como "colocar em tesouro selic com maior prazo possível", mas a diferença entre o prazo maior ou menor é ínfima. Para você ter uma ideia, se a selic se mantiver em 14%, a diferença entre investir na Selic 2028 e reinvestir para 2031 ou investir direto na Selic 2031 é de apenas 6,6%.
Agora, a diferença entre 110% do CDI e 100% do CDI depois de 5 anos é de 12,1%, não vejo motivo para não discutir essa diferença. Acho muito mais significativo.
Quanto a investir num CDB de 110% do CDI com liquidez diária, na teoria a prática é outra. Você não encontra esse tipo de CDB, o máximo que tem hoje de manhã é 100,5%, em um unico banco.