Eu e minha esposa vivemos alguns anos como nômades, conquistamos uma dupla cidadania e passamos por diversos países, então aprendemos a valorizar duas coisas: a liberdade geográfica, e ao mesmo tempo, a importância de ter um porto seguro. Nos últimos anos temos passado coisa de 6 meses no Brasil e 6 meses fora, e toda vez que saiamos, por falta de um lugar fixo, acabávamos tendo que nos desfazer de tudo que tínhamos. Conclusão: não temos nada material praticamente, além do notebook pro trabalho remoto e umas malas de roupas. Portanto, em sintonia com esse estilo de vida que viemos a aprender a amar, nossos sonhos se resumem em 2 linhas:
- Uma casa legalzinha, mas de baixa manutenção em algum bairro mediano de Curitiba (algo em torno de uns 700 mil). Não precisa ser grande, pois teoricamente passariamos só metade do tempo nela.
- 30k de renda passiva (que pela nossa experiência, é o suficiente atualmente para viver razoavelmente bem em qualquer lugar do mundo, exceto talvez Vancouver, Suíça e algumas partes dos EUA). Considerando 8%, isso se traduz em 4.5 milhões investidos.
Então, em resumo seria 5.2 milhões. Vamos dizer 5.3 para não precisar tirar dos 30k para a manutenção da casa.