Rapaz aqui vai uma dica de quem tem 20 anos 😁
A carreira em TI é BEMcansativa, MUITO estressante e algumas vezes, ingrata. Eu mesmo já pensei várias vezes em mudar de área, principalmente quando a gente lida com usuários difíceis, gestores complicados ou pressão absurda por prazo e resultado.
Mas ao mesmo tempo, é justamente esse “ônus” que torna a nossa profissão tão gostosa, você nunca fica parado, todo dia aprende algo novo, precisa se reciclar, resolver problemas diferentes e lidar com pessoas de todos os tipos e isso deixa a carreira dinâmica, desafiadora sem contar que temos bons salários.
Sinceramente, eu não trocaria isso por uma vida inteira fazendo algo monótono, apertando o mesmo parafuso numa fábrica por 30 ou 40 anos, ou passando a vida inteira em atendimento ao público sem sentir que estou realmente agregando valor à vida de alguém.
O que o @Antonio De Matos Teixeira Neto tem muita logica, trabalho sempre vai ser trabalho. Esse papo de “faça o que ama e nunca mais trabalhará” é mais coisa de influencer do Instagram que deu certo 0,1% das pessoas (que são boas naquilo, é a exceção da exceção) E mesmo assim tenho certeza que eles devem ficar super desmotivados alguns dias tendo que fazer 30 dancinhas no tiktok, editar 10 videos para youtube e 50 shorts para Instagran...
O que importa de verdade é conseguir tirar algo bom daquilo que você faz, crescer, superar desafios e construir algo melhor ao longo do tempo... Investir para um dia o seu trabalho se tornar em renda passiva e lhe dar uma condição de vida mais confortavel, e nisso, poucas profissões dão tantas possibilidades quanto a TI.
Não desanima, meu querido. Às vezes o problema não é você, é o lugar onde você está. Pode ser que não estejam te dando o valor ou que você esteja preso a uma tecnologia que já não te motiva e não consegue performar e isso, felizmente, é algo que dá para mudar, seja trocando de empresa, seja se reposicionando para uma nova stack onde você se sinta mais produtivo e valorizado.
Tenha o habito em investir para conseguir uma renda passiva para que no futuro você dependa cada vez menos do trabalho e tenha o poder de dizer "NÃO" e o mais importante, não desistir de você e não desanimar, o que você faz hoje com paciencia e persistencia, pode ter certeza o “você” do futuro vai olhar para trás e agradecer ao “você” do presente.
Espero ter ajudado