Eu fui bastante cético, hoje consegui adequar muito bem ao meu fluxo de trabalho, eu só não consigo ainda confiar em pesquisa de IA, então eu geralmente pesquiso via Doc/Texto/Artigo/Stackoverflow. Uso o claude code diariamente pra escrita, revisão, testes, scripts e como todos mencionaram acima tarefas repetitivas de documentação. Vejo dois pontos principais:
1 - O ceticismo faz parte de quem é dev, a gente sempre desconfia, é da nossa natureza. Caso você seja um dev que sabe o que está por baixo dos panos de inteligencia artificial academicamente falando, ao ver o que é "vendido" e saber o que é "real" a gente fica meio cismado que isso ta sendo uma bolha, porque a galera não vende usando o tecniquês que sabemos.
2 - Como ferramenta pra dev, principalmente pra quem é Dev mesmo, realmente sabe pensar em engenharia, lógica, matemática, é incrível pra você ganhar performance e velocidade. É tipo usar as melhorias que vieram com as IDE's modernas, muita gente quis continuar usando sublime/notepad;gedit, mas eventualmente é pra um ganho de performance.
PS: claude code é incrível pra explicar codebase via file.md.