Post popular Guilherme Pinton Delfino Postado Terça-feira às 22:21 Post popular Compartilhar Postado Terça-feira às 22:21 Boa noite, pessoal! Me chamo Guilherme, tenho 37 anos e acompanho o Investidor Sardinha há pelo menos 2 anos . Comecei a investir em 2017, quando finalmente me conscientizei que precisaria fazer sobrar dinheiro. Sou empresário, casado, e pai de 3 filhos. Eu e minha esposa batalhamos muito para formar nossa família e, apesar de alguns percalços no caminho, conseguimos realizar o nosso 1º sonho de ter uma família grande. Minha renda mensal hoje é de R$ 23.000,00, e também recebo uma bonificação parcelada pela empresa de R$ 20.000,00, que vai durar mais 6 anos. Essa bonificação estou guardando para auxiliar a construir nossa casa — embora, em alguns momentos, eu tenha tido crises existenciais sobre se realmente devo construí-la ou continuar investindo. Hoje temos investido cerca de R$ 800k. Quero garantir segurança para mim e para minha família porque, vamos combinar, ser empresário no Brasil é complicado. Já tive conta bloqueada mais de uma vez e, por isso, acho que ter uma casa confortável e quitada é a 2ª etapa do que chamo de “vida perfeita”. Aqui estão meus sonhos listados: Casa em Condomínio Fechado: R$ 1.800.000,00 . Apartamento na Serra Gaucha: R$ 1.200.000,00 . Carro: R$ 300.000,00 . Total: R$ 3.300.000,00 E os custos pra manter isso tudo? Bem… senta que lá vem dor no bolso: Manutenção das Casas: R$ 6.000,00/mês Manutenção das Crianças: R$ 6.000,00/mês Manutenção do Carro: R$ 4.000,00/mês Outros Custos de Vida: R$ 15.000,00/mês Colocando tudo na ponta do lápis parece estar tão distante. Não sei se devo replanejar meus sonhos. Mas realmente hoje, depois que listei tudo, me pareceu muito mais distante do que antes. 4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Tobias Alberto Monteleone Varini Postado Terça-feira às 23:13 Compartilhar Postado Terça-feira às 23:13 Você ainda é novo rapaz. Olhe para traz e veja tudo que conquistou nesses 8 anos , mesmo com todas as dificuldades de ter 3 filhos. Saiba que agora será mais fácil , uma vez que os juros compostos estão trabalhando para você. Força , Fé e continuidade farão você conseguir seus sonhos antes mesmo que se dê conta. 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Glaucia Caputo Postado Terça-feira às 23:15 Compartilhar Postado Terça-feira às 23:15 42 minutes ago, Guilherme Pinton Delfino disse: Boa noite, pessoal! Me chamo Guilherme, tenho 37 anos e acompanho o Investidor Sardinha há pelo menos 2 anos . Comecei a investir em 2017, quando finalmente me conscientizei que precisaria fazer sobrar dinheiro. Sou empresário, casado, e pai de 3 filhos. Eu e minha esposa batalhamos muito para formar nossa família e, apesar de alguns percalços no caminho, conseguimos realizar o nosso 1º sonho de ter uma família grande. Minha renda mensal hoje é de R$ 23.000,00, e também recebo uma bonificação parcelada pela empresa de R$ 20.000,00, que vai durar mais 6 anos. Essa bonificação estou guardando para auxiliar a construir nossa casa — embora, em alguns momentos, eu tenha tido crises existenciais sobre se realmente devo construí-la ou continuar investindo. Hoje temos investido cerca de R$ 800k. Quero garantir segurança para mim e para minha família porque, vamos combinar, ser empresário no Brasil é complicado. Já tive conta bloqueada mais de uma vez e, por isso, acho que ter uma casa confortável e quitada é a 2ª etapa do que chamo de “vida perfeita”. Aqui estão meus sonhos listados: Casa em Condomínio Fechado: R$ 1.800.000,00 . Apartamento na Serra Gaucha: R$ 1.200.000,00 . Carro: R$ 300.000,00 . Total: R$ 3.300.000,00 E os custos pra manter isso tudo? Bem… senta que lá vem dor no bolso: Manutenção das Casas: R$ 6.000,00/mês Manutenção das Crianças: R$ 6.000,00/mês Manutenção do Carro: R$ 4.000,00/mês Outros Custos de Vida: R$ 15.000,00/mês Colocando tudo na ponta do lápis parece estar tão distante. Não sei se devo replanejar meus sonhos. Mas realmente hoje, depois que listei tudo, me pareceu muito mais distante do que antes. Olá Guilherme, tudo bem! Nossa configuração familiar é igual, tb temos 3 filhos! Tb temos uma pequena empresa e o nosso salário gira em torno de 25k tb! Temos alguns imóveis alugados e tudo que recebemos deles vai direto pros investimentos. Nós temos a pretensão de parar em no máximo 10 anos, com essa mesma renda de 25k. Eu tenho 39, meu marido 44 e as crianças 5, 1 e 1. Moramos numa casa boa e confortável que atende bem as nossas necessidades e a das crianças mas está longe de ser luxuosa, mas é uma casa feliz.. tem piscina, gramado, paredes rabiscadas e muito amor! A gente pensou em vendê-la e injetar mais uma grana e mudar pro condomínio desejo daqui (alphaville) mas no final das contas vimos que isso não ia mudar a nossa qualidade de vida, mas o nosso "status", coisa que não é importante pra gente, já que ambos fomos criados no subúrbio com muita simplicidade! Sobre carros, nós temos 2 que juntos somam 150k, não queria ter 2 mas como meu marido precisa do carro pra trabalhar e eu sou motorista particular das crianças kkk não tinha como ficar com 1 só! Porém, nos recusamos a ter carros luxuosos a troco de nada.. isso aumentaria vários custos e pra gente é só um passivão... Sobre casa de praia a gente tb pensou na possibilidade, inclusive de vender um dos aptos alugados e transformar em veraneio mas chegamos a conclusão que seria criada uma "obrigação" de ir sempre pro mesmo lugar, coisa que a gente tb não curte!! A gente faz várias pequenas viajens ao longo do ano e pelo menos 1 grande nas férias.. viajar é uma prioridade pra gente hehe Então o que posso te dizer é pra que vc avalie o quanto esses sonhos são realmente importantes e o quanto eles podem impactar ou atrasar os seus planos de futuro. Foi assim que tomamos as nossas decisões por aqui!! Boa sorte e saúde pq cuidar de 3 não é fácil 😂 1 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado 12 horas atrás Compartilhar Postado 12 horas atrás 15 horas atrás, Guilherme Pinton Delfino disse: Boa noite, pessoal! Me chamo Guilherme, tenho 37 anos e acompanho o Investidor Sardinha há pelo menos 2 anos . Comecei a investir em 2017, quando finalmente me conscientizei que precisaria fazer sobrar dinheiro. Sou empresário, casado, e pai de 3 filhos. Eu e minha esposa batalhamos muito para formar nossa família e, apesar de alguns percalços no caminho, conseguimos realizar o nosso 1º sonho de ter uma família grande. Minha renda mensal hoje é de R$ 23.000,00, e também recebo uma bonificação parcelada pela empresa de R$ 20.000,00, que vai durar mais 6 anos. Essa bonificação estou guardando para auxiliar a construir nossa casa — embora, em alguns momentos, eu tenha tido crises existenciais sobre se realmente devo construí-la ou continuar investindo. Hoje temos investido cerca de R$ 800k. Quero garantir segurança para mim e para minha família porque, vamos combinar, ser empresário no Brasil é complicado. Já tive conta bloqueada mais de uma vez e, por isso, acho que ter uma casa confortável e quitada é a 2ª etapa do que chamo de “vida perfeita”. Aqui estão meus sonhos listados: Casa em Condomínio Fechado: R$ 1.800.000,00 . Apartamento na Serra Gaucha: R$ 1.200.000,00 . Carro: R$ 300.000,00 . Total: R$ 3.300.000,00 E os custos pra manter isso tudo? Bem… senta que lá vem dor no bolso: Manutenção das Casas: R$ 6.000,00/mês Manutenção das Crianças: R$ 6.000,00/mês Manutenção do Carro: R$ 4.000,00/mês Outros Custos de Vida: R$ 15.000,00/mês Colocando tudo na ponta do lápis parece estar tão distante. Não sei se devo replanejar meus sonhos. Mas realmente hoje, depois que listei tudo, me pareceu muito mais distante do que antes. Oie, Guilherme! Primeiro, parabéns por toda a caminhada até aqui. Não é nada fácil chegar onde você chegou, ainda mais sendo empresário no Brasil e cuidando de uma família tão bacana. Primeiro, que bom que você colocou tudo na ponta do lápis. Isso é o passo mais importante, porque muitos sonhos ficam no "achismo" e acabam parecendo mais fáceis (ou mais impossíveis) do que realmente são. Aqui, você já tá um passo à frente, porque sabe o que quer, quanto custa e qual o impacto disso no seu bolso. E assim, seus números são sólidos. Você tem R$ 800k investidos, uma renda mensal de R$ 23k, mais a bonificação de R$ 20k por 6 anos. Isso dá uma folga boa pra planejar. Agora, o segredo é equilibrar essas metas grandes (casa, apartamento, carro) com a segurança financeira de longo prazo. Eu dividiria em etapas: - casa no condomínio (R$ 1,8M): é o mais próximo e importante pra sua família, além de ser parte da sua "vida perfeita". A bonificação que você está guardando é uma estratégia ótima, mas talvez valha a pena avaliar um financiamento parcial. Isso pode aliviar o peso de tirar tudo dos seus investimentos de uma vez. - apartamento na Serra Gaúcha (R$ 1,2M): esse pode esperar mais, já que é um objetivo secundário. Talvez você consiga realizá-lo com os rendimentos dos seus investimentos nos próximos anos, sem comprometer seu patrimônio agora. - carro (R$ 300k): é o menor valor da lista e pode ser planejado separadamente. Talvez um carro um pouco mais barato agora permita que você invista a diferença e alcance outros sonhos mais rápido. Sobre os custos mensais: - R$ 31k/mês de manutenção é puxado, mas é o preço de uma vida confortável com uma família grande e bens de alto padrão. O que você precisa garantir é que sua renda passiva, no futuro, cubra isso. Com R$ 800k investidos, você já tem uma boa base pra construir uma renda passiva consistente. E agora, como organizar tudo? - prioridades: coloque a casa como foco inicial, mas sem sacrificar totalmente os investimentos. Considere opções como financiamento ou fazer a construção em etapas. - projeção de investimentos: com R$ 800k já investidos e uma boa estratégia (diversificação em RF, RV e FIIs), dá pra pensar em crescer esse patrimônio a uma taxa conservadora de 10% ao ano. Isso, ao longo de 10 anos, pode mais que dobrar o valor. - sonhos de longo prazo: o apartamento na Serra e os custos de manutenção vão precisar de um patrimônio maior gerando renda. Isso significa que parte dos seus esforços hoje precisa ir pra crescer a carteira além do foco nos bens imediatos. - revisar seus custos: sempre vale reavaliar se todos os custos (carro, manutenção) são compatíveis com sua realidade atual ou se dá pra ajustar algo no curto prazo. Seus sonhos são grandes, mas estão longe de serem impossíveis. O segredo é priorizar e fazer os recursos trabalharem a seu favor, sem abrir mão da segurança da família. Siga firme! 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Guilherme Pinton Delfino Postado 7 horas atrás Author Compartilhar Postado 7 horas atrás 20 horas atrás, Tobias Alberto Monteleone Varini disse: Você ainda é novo rapaz. Olhe para traz e veja tudo que conquistou nesses 8 anos , mesmo com todas as dificuldades de ter 3 filhos. Saiba que agora será mais fácil , uma vez que os juros compostos estão trabalhando para você. Força , Fé e continuidade farão você conseguir seus sonhos antes mesmo que se dê conta. Obrigado pelo "novo" Tobias. Isto realmente melhorou meu dia! Kkkk Obrigado! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Guilherme Pinton Delfino Postado 7 horas atrás Author Compartilhar Postado 7 horas atrás 20 horas atrás, Glaucia Caputo disse: Olá Guilherme, tudo bem! Nossa configuração familiar é igual, tb temos 3 filhos! Tb temos uma pequena empresa e o nosso salário gira em torno de 25k tb! Temos alguns imóveis alugados e tudo que recebemos deles vai direto pros investimentos. Nós temos a pretensão de parar em no máximo 10 anos, com essa mesma renda de 25k. Eu tenho 39, meu marido 44 e as crianças 5, 1 e 1. Moramos numa casa boa e confortável que atende bem as nossas necessidades e a das crianças mas está longe de ser luxuosa, mas é uma casa feliz.. tem piscina, gramado, paredes rabiscadas e muito amor! A gente pensou em vendê-la e injetar mais uma grana e mudar pro condomínio desejo daqui (alphaville) mas no final das contas vimos que isso não ia mudar a nossa qualidade de vida, mas o nosso "status", coisa que não é importante pra gente, já que ambos fomos criados no subúrbio com muita simplicidade! Sobre carros, nós temos 2 que juntos somam 150k, não queria ter 2 mas como meu marido precisa do carro pra trabalhar e eu sou motorista particular das crianças kkk não tinha como ficar com 1 só! Porém, nos recusamos a ter carros luxuosos a troco de nada.. isso aumentaria vários custos e pra gente é só um passivão... Sobre casa de praia a gente tb pensou na possibilidade, inclusive de vender um dos aptos alugados e transformar em veraneio mas chegamos a conclusão que seria criada uma "obrigação" de ir sempre pro mesmo lugar, coisa que a gente tb não curte!! A gente faz várias pequenas viajens ao longo do ano e pelo menos 1 grande nas férias.. viajar é uma prioridade pra gente hehe Então o que posso te dizer é pra que vc avalie o quanto esses sonhos são realmente importantes e o quanto eles podem impactar ou atrasar os seus planos de futuro. Foi assim que tomamos as nossas decisões por aqui!! Boa sorte e saúde pq cuidar de 3 não é fácil 😂 Puxa Glaucia, Quantas semelhanças... Meus filhos tem 7 anos e os gêmeos possuem 1 ano assim como os seus... O mais importante agora é realmente construir nossa casa. Os demais sonhos são de médio e longo prazo. Coisas que posso tranquilamente batalhar e aguardar mais um tempinho. Sem comprometer o patrimônio. Muito obrigado pela resposta e boa sorte e saúde a todos nós! KKkk 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Guilherme Pinton Delfino Postado 6 horas atrás Author Compartilhar Postado 6 horas atrás 5 horas atrás, Daniele Vilela disse: Oie, Guilherme! Primeiro, parabéns por toda a caminhada até aqui. Não é nada fácil chegar onde você chegou, ainda mais sendo empresário no Brasil e cuidando de uma família tão bacana. Primeiro, que bom que você colocou tudo na ponta do lápis. Isso é o passo mais importante, porque muitos sonhos ficam no "achismo" e acabam parecendo mais fáceis (ou mais impossíveis) do que realmente são. Aqui, você já tá um passo à frente, porque sabe o que quer, quanto custa e qual o impacto disso no seu bolso. E assim, seus números são sólidos. Você tem R$ 800k investidos, uma renda mensal de R$ 23k, mais a bonificação de R$ 20k por 6 anos. Isso dá uma folga boa pra planejar. Agora, o segredo é equilibrar essas metas grandes (casa, apartamento, carro) com a segurança financeira de longo prazo. Eu dividiria em etapas: - casa no condomínio (R$ 1,8M): é o mais próximo e importante pra sua família, além de ser parte da sua "vida perfeita". A bonificação que você está guardando é uma estratégia ótima, mas talvez valha a pena avaliar um financiamento parcial. Isso pode aliviar o peso de tirar tudo dos seus investimentos de uma vez. - apartamento na Serra Gaúcha (R$ 1,2M): esse pode esperar mais, já que é um objetivo secundário. Talvez você consiga realizá-lo com os rendimentos dos seus investimentos nos próximos anos, sem comprometer seu patrimônio agora. - carro (R$ 300k): é o menor valor da lista e pode ser planejado separadamente. Talvez um carro um pouco mais barato agora permita que você invista a diferença e alcance outros sonhos mais rápido. Sobre os custos mensais: - R$ 31k/mês de manutenção é puxado, mas é o preço de uma vida confortável com uma família grande e bens de alto padrão. O que você precisa garantir é que sua renda passiva, no futuro, cubra isso. Com R$ 800k investidos, você já tem uma boa base pra construir uma renda passiva consistente. E agora, como organizar tudo? - prioridades: coloque a casa como foco inicial, mas sem sacrificar totalmente os investimentos. Considere opções como financiamento ou fazer a construção em etapas. - projeção de investimentos: com R$ 800k já investidos e uma boa estratégia (diversificação em RF, RV e FIIs), dá pra pensar em crescer esse patrimônio a uma taxa conservadora de 10% ao ano. Isso, ao longo de 10 anos, pode mais que dobrar o valor. - sonhos de longo prazo: o apartamento na Serra e os custos de manutenção vão precisar de um patrimônio maior gerando renda. Isso significa que parte dos seus esforços hoje precisa ir pra crescer a carteira além do foco nos bens imediatos. - revisar seus custos: sempre vale reavaliar se todos os custos (carro, manutenção) são compatíveis com sua realidade atual ou se dá pra ajustar algo no curto prazo. Seus sonhos são grandes, mas estão longe de serem impossíveis. O segredo é priorizar e fazer os recursos trabalharem a seu favor, sem abrir mão da segurança da família. Siga firme! Dani, obrigado pelo tempo nesta resposta! Mas sim, meus sonhos estão postados aqui com priorização da casa. Mas a sua sugestão de utilizar um financiamento parcial realmente é uma grande ideia. Estou avaliando esta possibilidade para não zerar meus investimentos. Até porque tirar FIIs e ações neste periodo é uma péssima ideia. Demais sonhos são de médio ne longo prazo e exigirão sim uma nova organização dos recursos e uma revisão dos custos de vida. Muito obrigado novamente! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Joel Attilio Frcasso Postado 5 horas atrás Compartilhar Postado 5 horas atrás Salve, Guilherme! Não tenho muitas dicas para passar haha primeiro que já comentaram o que sei e sou novo ainda, não tenho prática em lidar com crianças no orçamento doméstico. Mas no mais é isso que os demais colegas passaram, avaliar os custos se há possibilidade de reduzir, o que sei que é mais complicado com 3 crianças, e priorizar as etapas. Também considerar o financiamento como uma saída, para casa costuma valer a pena por ter juros mais baixos Desejo sucesso para você e sua família! Você é do RS ? Nasci em Nova Prata na Serra Gaúcha, morei em Veranópolis grande parte da vida e vi que seu sonho é ter um ap na região Atualmente moro em Lajeado/RS Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Amanda Da Silva Ramos Postado 14 minutos atrás Compartilhar Postado 14 minutos atrás Muito legal Quilherme, percebi vendo o seu que não coloquei as manutenções de casa ou carro, ahahahah. Obrigada pelo exemplo prático. Abs e sucesso nas conquistas desses sonhos. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts