Jump to content

Recommended Posts

Postado (edited)

Bom dia turma, ontem fiquei com a ideia de me expor ao mercado de freelas sendo Dev e ela ainda não saiu da minha cabeça...Então aproveitei pra postar aqui o que pensei e pedir dicas aqui pra quem sabe y sabe (vocês hsahuashuas)

1. Eu acho que devo primeiro escolher um nicho/ambiente que vou estar disponível para resolver os problemas dos clientes, como trabalho 5x2 CLT, acredito que dá pra aproveitar as horas do fim de semana e eventuais intervalos.
- Pensei em ser no que eu já atendi: Emissão de relatórios (via Whatsapp por exemplo) para poupar tempo e não precisar mais fazer manualmente, não sei o quanto isso tem valor (ticket).

2. Como vou "me lançar" eu não tenho ideia 😅 Será que eu devo produtizar o possível serviço que falei aí em cima e criar uma landing page pra ele e assim atrair os clientes? Aproveito aqui para demonstrar interesse em contatos de clientes em potencial!

3. Se eu ainda não tenho meu primeiro cliente, devo me apresentar com minha humilde carreira de Dev? Acho que ia gerar mais confiança apresentando projetos entregues...

Vou fazer uma trilha com as respostas de vocês, estruturando algo legal pra dar o primeiro passo prático, não tenho medo de começar nada já que o não eu já tenho.

Editado por Láysa Alves
  • Brabo 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Olá!

Comentando para acompanhar.

É um assunto que me interessa também. Legal saber como outras pessoas começaram com os freelas. 

Nas minhas experiências com freela, sempre foi mais fácil conseguir e foi mais rentável via indicação. Algum colega do serviço que conhecia alguém precisando de algo e me repassou o serviço. 

Os que eu consegui por conta foram sempre mostrando alguma coisa do meu trampo atual, visualmente, coisas simples, e também projetos que fiz em paralelo para criar portfólio/aprender.

O que tenho feito recentemente é tirar algumas ideias do papel para aumentar os projetos que tenho para mostrar, pra trazer mais variedade e tal. Mas fazer coisas por fazer assim não sei se é a melhor opção. Pode ser que esses projetos não virem nada além de um portfólio sem clientes (o que com certeza não vale o tempo/custo). 

  • Me ajudou 1
Postado

Minha experiência pessoal:

1) 90% dos freelas que fiz foi por indicação de colegas do trabalho  ou de eventos e comunidades que participei por exemplo, igreja, meetups e outros.

2) os outros 10% eu coloquei meu portfólio de clt no upwork e consegui pegar uns 3 projetos em dólar.

em ambos os casos o nicho sempre foi o mesmo, plataforma de Ecommerce. 

então acredito que se tivesse um conselho, se especializar em plataformas seja erp, plataforma de ecom, apps de nichos específicos vão te ajudar a trazer mais conhecimentos e mais posicionamento para outros clientes.

inclusive frequentar lugares onde tem encontro da sua stack, ou plataforma para aumentar o networking.

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
×
×
  • Criar novo...