Jump to content

Recommended Posts

Postado

Opa pessoal, eu estou com uma dúvida sobre o meu trabalho, atualmente eu revendo produtos no Mercado Livre sem um nicho em específico, e queria me aprofundar mais sobre isso até porque comecei tem uns 6 meses, então minhas perguntas são:

1- Quais assuntos estudar?

2- Onde achar bons conteúdos pra estudar?

Postado

Opa, @Henrique Mitani, tudo certo?

Antes de mais nada, bem vindo a área.

No inicio, eu concordo que é um pouco mais dificil descobrir o que estudar, dado toda a imensidão de conteudo disponível por ai, mas com o tempo a gente acaba descobrindo mais o que a gente se interessa e  os materiais e estudos acabam surgindo.

Enfim respondendo suas perguntas:

6 horas atrás, Henrique Mitani disse:

1- Quais assuntos estudar?

Como tu está no início dos estudos o que eu posso te recomendar são as bases mesmo,
- entender um pouco sobre lógica de programação;
- algoritmos e estrutura de dados;
- entender sobre modelos de linguagens;
- ter uma noção sobre banco de dados relacional e não relacional.

mais um overview sobre os assuntos para ir se familiarizar, e com isso tu vai entendo um pouco sobre o que tu gosta e naturalmente vai se aprofundando.
Um site, que eu recomendo, é o https://roadmap.sh/, ele te da trilhas de estudos que seguem uma boa evolução.

Em prinicpal recomendo dar uma olhada sobre as trilhas de backend e frontend (Acabo puxando mais a sardinha pro lado do backend por que é com isso que trabalho mais)

Além disso, atualmente, é bem interessante entender um pouco sobre Agentes de IA, IA generativa e a História da IA.

6 horas atrás, Henrique Mitani disse:

2- Onde achar bons conteúdos pra estudar?

Se tu quiser um curso mesmo, recomendo a Alura, ela é bem completa pra cobrir as bases, mais pra frente livros mais técnicos que naturalmente vão acabar aparecendo na sua vida se seguir nesta área.
Outro curso que escuto falar bastante é o do https://curso.dev/, já ouvi falar deste e acredito que também seja bem completo e direto ao ponto.
Uma dica antes de sair comprandos os livros, existe muito material disponibilizado gratuitamente, as vezes até os proprios livros atráves do github, então pesqusiar <Nome Livro> Github é bom na maioria das vezes.

Pra finalizar, na ultima empresa que trabalhei, ajudei a construir uma trilha de treinamento pra estagiários.
Ela consistia em:

- Ler e fazer os exercicios das apostilhas FJ11 e CS14 (Ambos da Alura, introdução a Orientação a objetos e estruturas de dados, respectivamente)
- Ler e fazer um resumo sobre o livro CleanCode
- Ler o livro TDD e realizar, utilizando essa técnica os Katas FizzBuzz e StringCalculator
- Ler o livro DDD quickly
- Fazer os exercicios de introdução a SQL do postgresql - Exercicios - Doc

Após isso, livros como:
- extreme programming explained embrace change
- Release It.
- working effectively with legacy code
- The Clean Codes Series (esse é uma série de livros)
São uma boa pedida também.

Algumas dicas, evita no inicio ter os problemas resolvidos com IA. Quebra um pouco a cabeça, erra, até acertar, é bom pro espirito, hehe.
A IA é uma coisa maravilhosa e muito boa, mas a melhor forma de tirar proveito é conhecendo o que ela esta gerando.

De inicio foca em uma linguagem, usa ela como base, naturalmente linguagens são muito mais ferramentas do que qualquer outra coisa, sabendo a lógica de programação, se aprende outras linguagens bem mais rapido.

É isso, espero ter ajudado.
Bons estudos hehe.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Postado
1 hour ago, Henrique Mitani disse:

Opa @João Pedro Hallberg Ribeiro Martins cara acabei de ver que acabei postando na área errada mil desculpas por isso cara de verdade 🤦 nem programador eu sou, desculpa mesmo, espero que pelo menos esse tópico seja útil para alguém 

De boa, kkkkkkkk.

Fica pra comunidade.

No caso se for pra parte de investimento tem a aba de livros recomendados também aqui.

• Brabo 2

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...