Jump to content

Recommended Posts

Postado

Fala, pessoal! Tudo bem?

Queria pedir a opiniĂŁo de vocĂȘs porque ainda nĂŁo tenho muita experiĂȘncia com negociaçÔes salariais e estou um pouco em dĂșvida sobre como conduzir essa situação.

Na empresa onde trabalho existe uma política de reajuste salarial anual. Porém, antes de esse reajuste acontecer, ainda no mesmo ano, recebi um aumento de R$ 2,00 por hora. Embora isso represente algo em torno de 8% de aumento, confesso que, na pråtica, não achei um valor tão expressivo.

No entanto, aceitei o aumento considerando o feedback que recebi: foi dito que esse ajuste se deu pelo meu bom desempenho, e nĂŁo como parte do reajuste anual previsto pela empresa. Partindo desse entendimento, imaginei que o reajuste anual ainda ocorreria normalmente.

Levei esse ponto para conversa, expliquei meu entendimento e agora estĂŁo avaliando a possibilidade de um novo reajuste. O ponto Ă© que, em nenhum momento, fui questionado sobre qual valor eu teria em mente ou quanto considero justo receber por hora.

Minha dĂșvida Ă©:
como posso expor meus argumentos, mostrar de forma clara e profissional o quanto acredito que mereço ganhar, sem soar prepotente, sem criar desgaste e mantendo uma boa relação com os sócios?

Se alguém jå passou por algo parecido ou tiver dicas de como abordar isso de forma madura e estratégica, agradeço muito!

• Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tĂłpico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tĂłpico

DIAS POPULARES

Postado (edited)

Opa meu querido, tudo bom?

O que eu fiz, e que sempre serviu pra mim. 

Primeiro ponto que eu faço Ă© ver a inflação geral, e dos itens que eu mais uso de fato no meu dia a dia, faço uma mĂ©dia e chego num nĂșmero. Se tiver com preguiça pega a inflação geralzona que jĂĄ Ă© sucesso.

Cenårio 1: Eles te oferecem menos que a inflação:

Vamos imaginar uma inflação de 10% pra ficar fĂĄcil calcular...entĂŁo eu partiria do princĂ­pio que qualquer reajuste que eles me dessem deveria ser no mĂ­nimo 10%, e falaria...olha a inflação foi de 10% e vocĂȘs tĂŁo me oferecendo 5%, e por mais que meu salĂĄrio aumente, eu vou perder poder de compra. VocĂȘs nĂŁo conseguem chegar em 10% (e ficaria sĂł com a inflação mesmo, porque se eles nem a inflação queriam te pagar, fica contente se chegar lĂĄ)

Cenårio 2: Eles te oferecem a inflação:

Aqui eles te oferecem os 10%, nesse caso vocĂȘ pode aceitar ou agradecer e falar que pelo que vocĂȘ entregou no ano vocĂȘ gostaria que fosse de 15% por exemplo. Mas aqui que vem o pulo do gato, pq vc merece 15%, sĂł pq vc Ă© bonitĂŁo e simpĂĄtico? Nahh...

Todo projeto e feature que vocĂȘ atuar, vocĂȘ deve ver qual valor agregou a empresa, vou dar um exemplo simples sĂł pra vocĂȘ ter noção. 

VocĂȘ atuou numa tarefa pra melhorar a performance de envio de email do sistema de sua empresa, e depois que vocĂȘ atuou vocĂȘ conseguiu deixar mais rĂĄpido e menor o pacote, com isso a conta lĂĄ na AWS ficou mais barata...EntĂŁo sĂł aqui vocĂȘ tem dois pontos maravilhosos, o primeiro Ă© diminui em X tempo o envio de email e diminui em aproximadamente Y de custo mensal no pacote de email, o que Ă© equivalente a uma economia de 12Y pra empresa por ano.

EntĂŁo tudo que vocĂȘ fizer no ano pra sua empresa, anota os dados do quanto aquilo fez a empresa ganhar...em tempo, dinheiro, manter o cliente ativo na empresa e qualquer outra mĂ©trica que faça sentido pra empresa que vocĂȘ atua. Isso Ă© o que vocĂȘ vai falar pro seu chefe porque vocĂȘ merece 15% e provar com dados e nĂșmeros que vocĂȘ merece de fato isso.

Lembrando que, geralmente vocĂȘ nunca faz as coisas sozinho nĂ©, sempre tĂĄ numa equipe, entĂŁo vocĂȘ deve ter tido um papel fundamental de fato na funcionalidade pra vocĂȘ ser "merecedor do crĂ©dito".

Cenårio 3: Eles te oferecem mais que a inflação:

Aqui vocĂȘ pode fazer o mesmo que o cenĂĄrio 2, e chegar na porcentagem que vocĂȘ queria.

ConclusĂŁo:

É isso que eu faço/fiz nas empresas que atuei. E sempre deu certo, agora dois pontos de atenção, nem todo ano eu merecia um aumento alĂ©m da inflação (esse Ă© o meu ponto de corte...pelo menos a inflação, se nĂŁo eu "diminui" meu salĂĄrio), pois nĂŁo Ă© todo ano que eu tenho uma atuação boa, tem ano que eu me dediquei mais a coisas fora do trampo, quer seja freela, famĂ­lia, estudo (isso no meu caso)

E o segundo ponto Ă© que, quer queira quer nĂŁo, vocĂȘ recebeu um aumento de 8%, mesmo eles falando que isso nĂŁo contaria pro reajuste anual, vocĂȘ recebeu...entĂŁo na minha cabeça isso deveria entrar na conta na hora de vocĂȘ falar com eles, se fosse a minha cabeça entraria :D :D.

E lembre-se, vocĂȘ falou que 8% foi apenas 2 reais e isso nem fez diferença, lembre-se de nĂŁo querer fazer calculos com valores absolutos (ou seja 2 reais), vocĂȘ tem que usar o valor relativo que sĂŁo os 8%. Porque usar valor absoluto pode te enganar tanto pra mais quanto pra menos. pois 8% de um valor hora pode ser tanto 1 real quando 1000 reais, tudo vai depender do valor de sua hora...entĂŁo esquece que foi "sĂł" 2 reais. E pensa que foi 8%.

Porque vocĂȘ pode falar ahh, eu merecia 12 reais de aumento no meu valor hora, mas no seu caso 12 reais seria equivalente a 48%, ninguĂ©m vai te dar 48% de aumento/reajuste (a nĂŁo ser de fato que vocĂȘ tenha sido extraordinariamente fora da curva, e vĂĄ ser promovido junto com esse aumento que mesmo assim EU nunca vi acontecer com seres humanos normais como nĂłs), alguĂ©m pode vir aqui e falar, ahhh eu jĂĄ vi acontecer com uma pessoa X...mas Ă© a exceção da exceção, provavelmente foi uma pessoa que tava numa empresa em amlpo crescimento e atuou de maneira crucial pra esse crescimento acontecer...enfim daria um novo post esse ponto. hahahahaha :D 

EntĂŁo pensa em valores relativos (ou seja porcentagem) e nĂŁo valores absolutos (1, 2, 10 reais). E vai estudando pra melhorar esse salĂĄrio e se num der ai, troca de empresa :)

Abraço meu querido, espero ter ajudado de alguma forma.

Editado por Rodrigo Dobbin Fellows
  • Brabo 2

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...