Karl Marx Neumann Pereira Gomes Postado 22 horas atrás Postado 22 horas atrás Olá, eu estou criando meu próprio sistema de comparador de preços, mas no caso para funcionar com marketplaces tipo shopee, amazon e mercado livre, por enquanto, estou focando na shopee que foi o que achei mais fácil para trabalhar. Eu não sou um dev muito experiente, fiz dois cursos de java e typescript portanto uso muito o gemini para me ajudar com algumas tarefas. Eu particularmente não gosto muito de programar e olho para o meu app mais como oportunidade de negócio do que algo relevante para carreira de programador ou coisa do tipo. Acham que vale a pena eu seguir olhando pela perspectiva de se tornar um negócio e futuramente contratar um programador e crescer ou ir sondando do jeito que eu conseguir para de repente aprender mais e me encontrar com outra linguagem ou coisa do tipo? (Estou em dúvida pq tenho amigos que ganham mt bem trabalhando para fora)
Lucas Penna Gonçalves Postado 14 horas atrás Postado 14 horas atrás 8 horas atrás, Karl Marx Neumann Pereira Gomes disse: Olá, eu estou criando meu próprio sistema de comparador de preços, mas no caso para funcionar com marketplaces tipo shopee, amazon e mercado livre, por enquanto, estou focando na shopee que foi o que achei mais fácil para trabalhar. Eu não sou um dev muito experiente, fiz dois cursos de java e typescript portanto uso muito o gemini para me ajudar com algumas tarefas. Eu particularmente não gosto muito de programar e olho para o meu app mais como oportunidade de negócio do que algo relevante para carreira de programador ou coisa do tipo. Acham que vale a pena eu seguir olhando pela perspectiva de se tornar um negócio e futuramente contratar um programador e crescer ou ir sondando do jeito que eu conseguir para de repente aprender mais e me encontrar com outra linguagem ou coisa do tipo? (Estou em dúvida pq tenho amigos que ganham mt bem trabalhando para fora) Bom dia, como vai? Sou desenvolvedor e tenho uma empresa de software, com produtos próprios também. Não sou necessariamente contra o uso de IA, porém acho extremamente importante que ela seja usada como ferramenta pra acelerar ou melhorar aquilo que nós, no mínimo, compreendemos. Ultimamente se fala muito em desenvolver aplicativos ou SaaS completos sem programar e/ou usando IA, o que eu acho que vai ser ótimo pra quem trabalha na área de segurança e afins, mas péssimo do ponto de vista de qualidade do produto desenvolvido. Pelo que entendi, não é o seu caso, já que você é programador. Sobre valer a pena ou não, eu acho que depende muito do seu contexto. Acredito que a melhor abordagem é a gente investir nosso tempo naquilo que tem mais possibilidades de nos dar retorno. Se você acredita que seu produto é uma oportundiade de negócio com potencial de retorno,e tem tempo pra investir nisso, não vejo pq não fazer. Do mesmo modo, se, mesmo sendo uma boa oportunidade, você tem outras atividades que te geram mais retorno imediato, terceirizar o desenvolvimento, ou parte dele, também pode ser uma opção viável. Eu começaria mapeando o fluxo todo necessário pra esse produto começar a te dar retorno. Já pensou em infra? Escala? Estabilidade? Uma experiência que eu posso compartilhar depois de ter alguns produtos rodando é que o desenvolvimento raramente é do tamanho que a gente estima da primeira vez. Se quiser trocar ideias, ou precisar de algum apoio, estou à disposição. Sucesso! 1
Karl Marx Neumann Pereira Gomes Postado 6 horas atrás Author Postado 6 horas atrás Já pensei nesses pontos que você falou, talvez não tão bem planejado quanto alguém que já está no mercado, mas tenho uma noção. Eu penso muito nessa questão do crescimento, de eu achar que vai ser maior do que realmente é. Sobre a questão da parte de estrutura do negócio, vc tem alguma recomendação de livro? Assisti recentemente a aula sobre autoajuda e estou buscando em alguns lugares, conteúdos de qualidade que me ajudem a melhorar, gerir e construir minha empresa.
Andressa Soares Rodrigues Postado 3 horas atrás Postado 3 horas atrás Olha, eu acho que se você não gosta de programar, talvez a área não seja para você. Porque é uma profissão bem ingrata às vezes. E me preocupa você estar usando IA logo para o seu primeiro projeto, vai pular muitas etapas de aprendizado. Mas mudando de tópico, você está fazendo um web app? Ou um app de telefone? Porque pela stack que você mencionou, pode estar fazendo ambos. Se for um app para celular e você quiser dar mais uma insistida em tentar programar, eu sugiro experimentar kotlin e fazer algo nativo para Android. E tem a vantagem que kotlin tem interoperabilidade completa com Java, então você pode aproveitar parte do que já fez. Sobre aprender a gerir o teu negócio, sugiro procurar livros sobre gestão de produto (e quem sabe maratonar umas temporadas de shark tank, dá para aprender bastante além de ser noob friendly). 1
Daniel Barros Borges Postado 1 hora atrás Postado 1 hora atrás @Karl Marx Neumann Pereira Gomes Fala meu amigo. Tudo bem. Acredito que você deve ter feito uma pesquisa de mercado mas uma dica é focar no menor escopo possível do produto onde você consiga validar a sua ideia e ter, se possível, algum retorno mínimo inicial antes de investir muito tempo e dinheiro. 1
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login