Jump to content

Recommended Posts

Postado

Fala Pessoal, Blz?

Estou orçando um MVP de sistema interno para uma empresa e gostaria da opinião de vocês sobre faixa de valor. Como eu sempre trabalhei alocado em projeto não tenho muito bem ideia como precificar.

Nesse caso o projeto foi ideia minha e uma empresa se interessou e quer saber por quanto eu venderia.

Descrição em alto nível:

• Plataforma web com área logada

• Integração com API de plataforma externa de mídia (leitura e escrita de dados)

• Coleta e armazenamento de metadados de conteúdos

• Processamento de texto em larga escala

• Uso de IA/LLM para análise semântica e agrupamento de conteúdos

• Geração automática de estruturas organizacionais a partir desses agrupamentos

• Interface para revisão e curadoria manual

• Publicação/sincronização dos resultados de volta para a plataforma externa

• Histórico de operações e logs

Stack prevista (pode variar):

• Backend: Node.js / NestJS

• Frontend: React / Next.js

• Banco relacional para MVP

• IA via API (LLM + embeddings)

• Infra em cloud

Estimativa: 8 a 10 semanas de desenvolvimento para um dev fullstack.

Perguntas:

👉 Que faixa de valor vocês consideram justa para esse tipo de MVP no mercado BR?
👉 Preço fechado ou por hora?

Agradeço qualquer insight ^^

Postado

Oi @Jorge Luiz Alegretti,

Numa negociação, normalmente tem a ver com o valor percebido na troca por cada parte. O valor oferecido por você para eles e o valor para você desse projeto influencia no preço. 

Ex: Faria sentido você dar desconto agressivo se esse é seu primeiro projeto freelance, quer investir mais nesse caminho, o cliente em questão é de um perfil que você tem interesse em atender, você precisa criar portfólio e suas finanças não serão seriamente impactadas.

No caso do seu cliente seria bom você conhecer com mais detalhes processo de negócio dele pra ter noção dos custos e qual o impacto que o seu sistema poderia ter (ex: cortou o tempo na metade e dobrou a taxa de entrega). Isso te dá uma noção do valor que essa negociação tem para o seu cliente. 

O valor percebido também é influenciado pela expectativa do que pode se encontrar no mercado (no seu caso de freelance / consultoria). Nesse caso, o preço é altamente balizado pela hora de um profissional atuando naquele setor. No caso de desenvolvimento de software, um preço médio de um programador com sua senioridade e nível de especialização na área de negócio do sistema que vai desenvolver. 

Isso vai te ajudar a ter uma ordem de grandeza de valores. Numa condição genérica, acho que não estaria muito distante do que o nosso colega @Lucas Fontes Gaspareto falou, de 15k por mês. Mas recomendo fazer a sua simulação para contextualizar melhor no seu cenário. 

---

E isso é só pra você colocar uma noção de preço na cabeça. A parte de negociação desse preço é outros 500, mas aí você me avisa se você quiser que eu fale mais a respeito também. 

Abraço,

• Brabo 2
Postado

Dando um pouco mais de contexto para vocês ( @Lucas Fontes Gaspareto e @Victor Ribeiro De Mattos ) os 15k para mim pode não fazer muito sentido pq eu já trabalho PJ mas formato padrão dentro de uma empresa, eles tem a ideia, o time de produto evolui, vai para design e arquitetura e dai a gente coda e nesse cenário eu já estou faturando 20k/mês.

Agora já esse meu projeto eu tive a ideia, construí meio que para uso pessoal e uma empresa mostrou interesse (  não é uma empresa gigante, mas não é uma pequena empresa de bairro tbm ehehhe )

Dando uma estudada rápida ontem é um projeto que acredito que outras empresas poderiam ter interesse também e ai já entra outra questão de venda do projeto com ou sem exclusividade e pelo que vi isso pode multiplicar o valor já que se for exclusivo não poderia vender esse mesmo projeto para outros clientes.

@Victor Ribeiro De Mattos sobre negociações se quiser falar mais ai eu agradeço, eu sei vender o meu serviço para pegar a vaga ali, mas negociar projetos já não é bem o que sei fazer heheheh 

• 1 month later...
Postado
On 24/02/2026 at 23:03, Jorge Luiz Alegretti disse:

Perguntas:

👉 Que faixa de valor vocês consideram justa para esse tipo de MVP no mercado BR?
👉 Preço fechado ou por hora?

Particularmente eu prefiro o valor por hora.. geralmente o que eu faço é, pego meu valor hora hoje atualmente de trabalho em horário comercial, adiciono um pouco mais (já que estamos falando de algo que irei fazer no meu horário de descanso, eu aumento o valor pois meu horário de descanso pra mim é mais valioso), estimo a quantidade de horas que devo levar para finalizar o projeto e jogo uma gordurinha a mais.. é o que funciona pra mim atualmente

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...