Vinicius Alves Pereira Postado ontem às 14:35 Postado ontem às 14:35 Estou iniciando um momento em que quero focar em me preparar para conseguir vagas, idealmente no início de 2027. Mas gostaria de conseguir entrevistas ainda este ano. Meu principal objetivo é conseguir migrar para Backend ou Fullstack. Também seria interessante planejar para grandes empresas de tecnologia no Brasil ou vagas no exterior. Atualmente estou no 9º período de Engenharia da Computação e tenho quase 4 anos de experiência na área de desenvolvimento, mas muito focado em frontend com React. Minha principal dúvida é o que e como estudar, montando um plano de estudos. Atualmente meu foco está em: Projetos pessoais e desafios técnicos já aplicados por empresas Aprender uma nova linguagem backend (Java, .NET, Go, Node, etc.) O que vocês dariam de dicas? Qual a melhor forma de estudar (cursos, materiais)?
Edson David Da Silva Pereira Postado 42 minutos atrás Postado 42 minutos atrás On 04/04/2026 at 11:35, Vinicius Alves Pereira disse: Estou iniciando um momento em que quero focar em me preparar para conseguir vagas, idealmente no início de 2027. Mas gostaria de conseguir entrevistas ainda este ano. Meu principal objetivo é conseguir migrar para Backend ou Fullstack. Também seria interessante planejar para grandes empresas de tecnologia no Brasil ou vagas no exterior. Atualmente estou no 9º período de Engenharia da Computação e tenho quase 4 anos de experiência na área de desenvolvimento, mas muito focado em frontend com React. Minha principal dúvida é o que e como estudar, montando um plano de estudos. Atualmente meu foco está em: Projetos pessoais e desafios técnicos já aplicados por empresas Aprender uma nova linguagem backend (Java, .NET, Go, Node, etc.) O que vocês dariam de dicas? Qual a melhor forma de estudar (cursos, materiais)? Boa tarde, Vinicius, tudo certo? Mano, talvez eu esteja longe de ser um mentor para esse tipo de coisa, ainda sou Jr, mas trabalho em uma área meio que bem nichada... Você já tem experiência o que leva a entender que você sabe bem os fundamentos e lógica computacional, então é questão de aprender uma sintaxe nova (Java, C#/.NET) ou no teu caso que já vem do React, pegar um Node que praticamente você estará em casa. Eu comecei estudando o C#, ainda faço uns projetos bobos pessoais, coisa básica, pretendo evoluir, voltar a estudar e pegar a certificação de .NET que a M$ disponibiliza de graça, mas quando entrei na área, notei que pouco importa a sintaxe, eu sai de estudos de C# para mexer com SAP ABAP que é uma linguagem muito voltada a negócios e todos aqueles fundamentos que meio por cima em bootcamp de .NET eles foram a base pra mexer com a SAP, mudou a sintaxe e o local onde tenho que mexer, mas a lógica é a mesma. Você tem que saber os fundamentos e isso com sua experiência você já sabe de cor, escolha uma linguagem ou troque o framework (se quiser continuar no JS) e manda vê aplicando pras vagas. No YT, tem o canal do Renato Augusto, o cara é muito bom, ele tem playlist maravilhosa de todos os fundamentos e arquitetura que são cobradas em entrevistas técnicas e principalmente em vagas pra fora, dá uma olhada, pode te dá um bom norte e outro ponto seria olhar o site roadmap, pode te dá um norte sobre no que focar de determinada linguagem. Bom, como falei no começo, posso não ser o melhor para conseguir te guiar mas espero que meus 3 centavos de opinião e meia experiência sejam úteis para você.
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login