Vinícius Jaqtinon De Oliveira Postado Segunda-feira às 15:24 Postado Segunda-feira às 15:24 Fala comunidade, bom dia! Estou fazendo uma graduação de Administração na federal, e um professo de sistemas apresentou sobre o n8n, andei pesquisando e percebi que dar para usar em muitas coisas, fazer várias automações, mas fico meio em dúvida como funciona, quais os macetes, o que realmente preciso saber, quais materias utilizo para aprender mais, etc. Queria um norte de como estudar mais sobre automações, vi que envolve programação em low-code e queria pedir de vocês alguns conselhos. Pretendo automatizar algumas atividades no meu trabalho e na loja do meu pai
Gyasmin Alves Postado Segunda-feira às 20:30 Postado Segunda-feira às 20:30 Fala, Vinicius. Tudo certo ? O N8N basicamente é uma ferramenta pra automatizar processos usando bloquinhos que se conectam um ao outro(low code), ou seja, você não escreve código apenas conecta os blocos a partir da lógica que precisa pra funcionar o seu fluxo. Você consegue fazer coisas básicas e coisas muito avançadas também nele. O que sugiro é começa dando uma procurada em tutoriais do youtube, lendo a documentação da própria N8N e fazendo projetinhos pequenos. Como você ainda não tem muita experiência na área de TI, recomendo pegar 3 conceitos base antes de mexer no N8N, que são o core de qualquer ferramenta de automação: O que é uma API O que é JSON O que é um webhook. Dá pra jogar esses conceitos no GPT e pedir pra ele te ajudar. Essa é uma ferramenta muito boa pra automatizar processos chatos das lojas, planilhas de estoque, dashboards e etc. Essa playlist aqui é uma boa introdução Vou deixar esse prompt também pra agilizar seu lado, só colar na IA que preferir Quote Sou iniciante e quero aprender a usar o n8n pra automatizar tarefas do meu trabalho e da loja da minha família. Antes de mexer na ferramenta, preciso entender 3 conceitos base: API, JSON e webhook. Me explica esses 3 conceitos SEMPRE conectando ao contexto do n8n — quero entender como cada um aparece na prática dentro da ferramenta, não uma aula teórica solta. Pra cada conceito, eu quero: 1. Uma explicação simples em 2-3 frases, usando analogia do dia a dia (imagina que estou explicando pra alguém que nunca programou) 2. Como esse conceito aparece dentro do n8n especificamente — qual node usa, em que momento do fluxo aparece, o que eu vou ver na tela 3. Um exemplo prático de automação real que usa esse conceito (de preferência algo que faz sentido pra pequeno negócio/loja) 4. Os erros mais comuns que iniciante comete e como evitar Depois dos 3 conceitos, me dá um mini-projeto de uns 4-5 passos que combine os três juntos, pra eu montar no n8n e fixar o aprendizado. Pode ser algo tipo "receber dados de um formulário e salvar numa planilha", coisa simples. No final, me fala de 2-3 termos adjacentes que eu vou cruzar estudando n8n e que vale dar uma olhada depois (tipo autenticação, headers, rate limit, etc) — só o nome e uma linha explicando, sem aprofundar. Tom: direto, sem enrolação, linguagem de conversa. Pode usar exemplos com emoji/símbolo se ajudar a visualizar JSON e requisições. Boa sorte, se precisar de mais ajuda é só mandar mensagem. 1 2
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login