Guilherme Tigre Postado Quinta-feira às 18:49 Postado Quinta-feira às 18:49 Boa tarde, estou na busca de conseguir o primeiro emprego no mercado financeiro, em fevereiro deste ano eu consegui a nova certificação CPA da ANBIMA e já estava me encaminhando para realizar a CPRO-I e CPRO-R, porém vim observando que qualquer vaga no mercado financeiro exige no mínimo estar cursando o ensino superior, então no momento estou dedicando meu tempo de estudos aos vestibulares. Mas fiquei pensando, eu terei que realizar as próximas provas da ANBIMA, será que faz sentido eu deixar de dedicar 1 mês (É o tempo que julgo necessário para passar em cada uma das próximas provas) de estudos dos vestibulares para tentar uma certificação mais avançada? Dês de já agradeço
Asaphe Braz Postado Quinta-feira às 19:00 Postado Quinta-feira às 19:00 (edited) Fala, @Guilherme Tigre! Tudo bem? 12 minutes ago, Guilherme Tigre disse: Boa tarde, estou na busca de conseguir o primeiro emprego no mercado financeiro, em fevereiro deste ano eu consegui a nova certificação CPA da ANBIMA e já estava me encaminhando para realizar a CPRO-I e CPRO-R Quando falamos das certificações CPA, C-Pro R e C-Pro I, estamos falando de algo que é a barreira de entrada, e não um diferencial. Vou replicar o que o @Brenner Nepomuceno colocou em outro tópico: "A ideia é a seguinte: CPA -> Trabalhará como agente de negócios, agente comercial, estagiário, asistente ou agente de atendimentos... Subiu e: a) Vai focar em relacionamento, cliente, carteira, solução financeira e tomada de decisão no dia a dia? Gerente de relacionamento PF e PJ, consultor de investimentos... C PRO R b) Gestão de recursos de terceiros, atendimento a investidores institucionais, estruturação de fundos, relacionamento de MFOs, Análise de Investimentos (uma aproximação da função de CNPI). C PRO I" 12 minutes ago, Guilherme Tigre disse: porém vim observando que qualquer vaga no mercado financeiro exige no mínimo estar cursando o ensino superior, então no momento estou dedicando meu tempo de estudos aos vestibulares. Não é verdade que qualquer vaga no mercado financeiro exige estar cursando ou já ser formado no ensino superior. Por exemplo, para ser consultor de investimentos não é necessário ter os pontos acima. Mas claro, é ideal que você já vá adiantando uma formação tradicional como administração, contábeis ou economia para estar preparado para qualquer eventualidade. 12 minutes ago, Guilherme Tigre disse: Mas fiquei pensando, eu terei que realizar as próximas provas da ANBIMA, será que faz sentido eu deixar de dedicar 1 mês (É o tempo que julgo necessário para passar em cada uma das próximas provas) de estudos dos vestibulares para tentar uma certificação mais avançada? Dês de já agradeço Por que não fazer os dois? Enquanto você estuda para o vestibular, você pode estudar para as certificações. Caso não dê conta, verifique qual é sua prioridade no momento. O ponto positivo de tirar a certificação é que você se torna habilitado para exercer determinada função no mercado financeiro, mas o "negativo" é que apenas a certificação não é suficiente: você deve estudar para ser um diferencial na área em que deseja atuar. O ponto positivo do vestibular é que, passando na prova, você entrará em uma universidade/faculdade e pode criar networks, fazer parte de ligas, se inscrever em programas de estágio e trainee (muito bons, inclusive). Mas o negativo, é que muitas vezes você estará deixando de lado o que o mercado realmente quer, que é promover resultados reais na prática. No geral, eu aconselharia a fazer os dois ao mesmo tempo (caso tenha disponibilidade). Editado Quinta-feira às 19:03 por Asaphe Braz
Recommended Posts